Jorge Jesus: do "sonho" da Liga Europa à possibilidade de igualar o "recorde do Benfica"

Técnico do Sporting lembra que os leões podem ultrapassar os 57 jogos

• Foto: EPA

Na entrevista à UEFA, Jorge Jesus fez um balanço da prestação europeia do Sporting nesta temporada, admitindo que os leões esperam ir longe na Liga Europa. Mas, primeiro, há que eliminar nos 'oitavos' o Viktoria Plzen, equipa que considera ter tantas hipóteses como a sua de seguir em frente. O timoneiro verde e branco lembra ainda que o clube pode ultrapassar o número de jogos realizado pelo Benfica numa das temporadas em que esteve na Luz.

Ilações positivas da campanha na Liga dos Campeões

"Podemos tirar muitas coisas positivas, pelo menos para o Sporting. Nós espalhámos o nosso nome por todo o Mundo ao jogar com Real Madrid, Barcelona e Juventus. Não podemos comparar isso com o defrontar o Astana na Liga Europa ou o Olympiacos na Champions. Quando estes colossos europeus jogam as partidas são transmitidas em todo o Mundo. Toda a gente ficou surpreendida com o nível mostrado pelo Sporting pois, como dizemos em Portugal, foram jogos disputados ‘taco-a-taco’. Foi assim com o Barcelona, Real Madrid e Juventus. Isso mostra toda a nossa qualidade, tanto individual como colectiva, e promoveu o clube e os seus jogadores. Também deu mais confiança aos meus jogadores para a Liga Europa."

Sporting e a Liga Europa

"É uma prova onde o Sporting pretende chegar o mais longe possível. Eu espero chegar aos quartos-de-final e sabemos que a competição tem equipas de Liga dos Campeões pois podiam estar a disputar esta prova e estão na Liga Europa. O pedigree da Liga Europa aumentou bastante quando ficou decidido que o vencedor iria participar na Champions no ano seguinte. Lembro-me disso muito bem pois foi uma ideia discutida em Nyon num fórum em que participei ainda como treinador do Benfica. Eu apoiei essa proposta pois fazia sentido, foi uma fórmula para fazer com que os treinadores levassem a Liga Europa mais a sério. Ganhar a Liga Europa começava a significar algo pois sentia-se que havia uma recompensa. Caso isso não acontecesse, os treinadores preferiam focar-se nas competições internas. Esta alteração mudou tudo e hoje todos os treinadores da Europa levam a competição muito a sério."

Impressões do Viktoria Plzen

"Normalmente são campeões. Tinham uma vantagem de 14 pontos em relação ao segundo classificado antes do último jogo que perderam. Por norma também fazem boas exibições na Liga dos Campeões, mas este ano não passaram a fase de qualificação e, por este motivo, foram para a Liga Europa. Normalmente conseguem disputar a Champions por isso posso dizer que é uma equipa experiente nas competições europeias. Acredito que há 50% de hipóteses para cada equipa. Apesar de todo o respeito que tenho pela equipa checa eu penso que podemos alcançar os quartos-de-final da Liga Europa. Eles estão muito bem organizados a nível defensivo e são fortes no contra-ataque e é por isso que acho que as hipótese são de 50/50 para cada equipa. "

Igualar recorde do Benfica

"O Sporting ainda está a disputar todas as competições, e estou certo que esta época vamos tornar-nos na equipa portuguesa com mais jogos disputados numa única temporada…Bem, pelo menos o Sporting vai tentar igualar o recorde do Benfica de 57 jogos. Se contarmos os jogos que ainda vamos disputar este número será igualado. Espero que este recorde seja batido pois é sinal que vamos bater os checos e atingir os quartos-de-final."

Objetivos a curto e médio prazo

"Esta época já vencemos um título… Estamos atrás do terceiro troféu em dois anos e já vencemos dois. Estamos a disputar a Taça de Portugal, o campeonato e atingir a final da Liga Europa que é o nosso sonho. Eu vejo isto como uma demonstração do crescimento do Sporting"

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.