«Jornada europeia terá importância no dérbi de domingo»

Rui Oliveira e Costa considera que jogos a meio da semana poderão refletir-se no Benfica-Sporting da próxima jornada

Na época passada, Sporting venceu na Luz e o Benfica em Alvalade
• Foto: Bruno Colaço

Rui Oliveira e Costa considera que o desempenho de Benfica e Sporting, na Liga dos Campeões, respetivamente frente a Nápoles e Legia terá influência direta no encontro de domingo, entre os dois grandes de Lisboa. Ainda assim, o comentador televisivo afeto ao clube de Alvalade confia no apuramento dos leões para os dezasséis-avos da Liga Europa.

"Em Varsóvia, o Sporting tem mais hipóteses de passar do que o Legia, porque tem uma equipa mais consistente, o empate serve e, normalmente, quando o empate serve o relógio joga a favor. Além disso, tem jogadores com mais experiência e uma equipa melhor do que o Legia. Diria que o Sporting tem 70 a 80 por cento de hipóteses de apuramento, o que é muito importante para a época", salienta Oliveira e Costa, destacando os efeitos que este "provável" apuramento terá sobre o encontro da Luz.

"Depende do desgaste do resultado e do desgaste do jogo de Varsóvia. Falo do desgaste físico e do desgaste psicológico dos jogadores. A missão do treinador é tratar do pulmão e da cabeça dos jogadores. E muitas vezes a cabeça é o mais difícil", constata o especialista em estatísticas, sublinhando que a situação do Benfica não é diferente da do Sporting.

"Se não se apurar, se lhe correr mal o jogo com o Nápoles, podem existir reflexos psicológicos para o jogo com o Sporting. Por isso, a jornada europeia terá importância no dérbi de domingo", analisa, "do ponto de vista racional", Rui Oliveira e Costa, não desvalorizando outro ponto de vista, inerente ao dérbi.

"O Benfica-Sporting tem coisas que estão para além do racional, pelo que não consigo prever o grau de probabilidade. É um jogo para 1X2", defende o comentador, para quem, seja qual for o resultado, a questão do título vai continuar em aberto para além do Natal.

"O campeonato não fica decidido neste jogo. É muito importante, mas não decide o campeonato. Não vai ser decidido antes do último terço, não existe uma diferença tão grande entre os plantéis... Não creio que se decida antes do Natal", argumenta Oliveira e Costa, que entende que a derrota dos encarnados na Madeira não retira pressão a nenhuma das equipas. Antes pelo contrário.

"A diferença de apenas 2 pontos aumenta a pressão sobre ambos. Como dizem os espanhóis, em relação ao Real Madrid-Barça, o Benfica-Sporting é mais do que um jogo. Tem questões sociológicas e psicológicas que não podem ser desvalorizadas. Há imensa pressão sobre os dois, vai ser um jogo eletrizante", assegura o antigo diretor leonino, concluindo a sua argumentação: "O Benfica vai querer manter a liderança e o Sporting sabe que está a uma vitória do primeiro lugar"

Por João Lopes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0