Record

József Szabó: Mais jogos e troféus e o primeiro 'tetra'

"O senhor para mim não é o Peyroteo, mas sim o número 9", terá dito um dia ao antigo goleador

Jorge Vieira Szabo esteve com familiares e amigos na homenagem ao avô, em agosto último, em Gönyu, terra natal do antigo treinador e jogador

József Szabó nasceu no dia de Gelson Martins (11 de maio) e jogou no mesmo clube de… Cristiano Ronaldo antes de fazer nome no Sporting. Em 1926, após uma digressão a Portugal com o Haladás Szombathely, o antigo médio foi convidado a ficar na Madeira por dirigentes do Nacional e… nos 40 anos que se seguiram mudou a história do futebol português. E logo a partir dos episódios iniciais, ou não fosse ele o responsável por levar Pinga do Marítimo para o FC Porto.

"No futebol, o sucesso faz-se com 10 por cento de génio e 90 por cento de transpiração", defendeu. No Sporting, os números falam por ‘Mestre Szabó’, como ficou conhecido: é ainda, e a larga distância, o treinador recordista de jogos (299), épocas (11) e troféus (12), tendo conquistado o título de campeão por três vezes – os dois primeiros de sempre dos leões (em 1940/41 e 1943/44) e aquele que sentenciou o primeiro ‘tetra’ em Portugal (em 1953/54). Os métodos observados num estágio no Arsenal, em 1935, fizeram-no revolucionar o treino, na vertente física. É igualmente considerado o introdutor do conceito das escolas de futebol no nosso país. De resto, instituiu multas para quem chegasse atrasado e a fama de disciplinador precedia-o.

"O senhor, para mim, quando entra em campo, não é o Peyroteo, mas sim o número 9", terá dito um dia ao goleador máximo dos leões. Morreu aos 76 anos, no lar do Sporting, num dia como hoje, a 17 de março de 1973.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas