Labyad lembra chegada a Lisboa: a água, a luz, a net e os portugueses que não entendem inglês

Marroquino recorda primeiros dias após assinar pelo Sporting aos 19 anos

• Foto: Vítor Chi

Zakaria Labyad recordou toda a polémica que provocou em 2011 quando trocou o PSV Eindhoven pelo Sporting, deixando o clube onde se formou a custo zero. O internacional marroquinho garante que não se arrepende da decisão, mas concede que talvez não tenha escolhido a melhor forma de a tomar.

"Sou o primeiro a admitir que nem sempre soube lidar com isto… Quando somos jovens, fazemos umas maluquices, coisas estúpidas, dizemos tudo o que nos vem à cabeça sem pensar primeiro. Agora que estou numa fase mais estável da minha vida, já consigo compreender onde errei…", reconhece, numa entrevista à 'Voetbal international'.

"Algumas pessoas precisariam de 40 anos para vivenciar tudo o que eu já experimentei. A minha infância nem sempre foi fácil… Se não me tenho tornado futebolista, nem sei o que me teria acontecido. Não deixei o PSV da melhor maneira, mas na altura achei que seria bom para o meu crescimento", explica.

O avançado recorda o que mais lhe fez confusão quando se apanhou a viver sozinho pela primeira vez, aos 18 anos. "De repente, dei por mim sozinho num apartamento em Lisboa. Tinha de fazer tudo por mim: tratar da água, da luz, das ligações à tv e à net… E isto sem falar uma palavra de português, enquanto os portugueses com quem tratava disto tudo não percebiam lá muito bem o meu inglês… Bem, tinha de me aguentar, a três mil quilómetros de casa. O que ganhamos, para além de todas as frustrações, é algo inesquecível e impagável: experiência de vida. Tentei sempre tirar algo de positivo em cada uma destas aprendizagens. Estamos a falar da mentalidade, da forma de pensar de um jovem jogador. É isto que tento transmitir aos mais novos", sublinha.

Por António Adão Farias
3
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.