Markovic recupera 'fôlego'

Jesus dispensou-o do jogo com o Arouca para o sérvio viajar rumo ao seu país, estar com a família e regressar... mais forte

• Foto: Paulo Calado

A ausência de Lazar Markovic da lista de convocados para o encontro com o Arouca suscitou bastante surpresa, mas a razão para Jorge Jesus ter deixado o internacional sérvio de fora das suas opções é bem... simples. O treinador do Sporting, de 62 anos, percebeu que o camisola 3 estava a atravessar um período de enorme pressão devido às críticas dos adeptos sportinguistas e, numa medida meramente preventiva, decidiu poupar o atacante do ambiente quente de Alvalade.

Aliás, de acordo com informações recolhidas por Record, Markovic rumou a Belgrado ainda antes do encontro com o Arouca, devidamente autorizado por Jorge Jesus e com um ‘conselho’ extremamente direto de Jorge Jesus: o sérvio viajou mais cedo que os companheiros, aproveitou alguns dias de ‘folga’ junto da família e amigos mais chegados, vai juntar-se à sua seleção ao longo desta semana e, depois, regressa a Alvalade com as ‘baterias carregadas’, sem entraves de ordem psicológica que possam condicionar o seu desempenho em campo.

Jorge Jesus continua convicto de que Lazar Markovic poderá ser um elemento determinante no sucesso que o Sporting pretende alcançar em 2016/17. Por isso, esta medida serviu para que o jogador regresse a Alvalade com a ‘cabeça limpa’ para uma fase que a estrutura de futebol considera muito importante... em várias frentes: primeiro na Taça de Portugal, depois na Champions, na Taça CTT e, acima de tudo, no campeonato – com destaque para os dois jogos que ‘encerram’ este ciclo completamente decisivo: Benfica e Sp. Braga.

Aumentar confiança

Acima de tudo, aquilo que Jorge Jesus pretende é que Lazar Markovic recupere a confiança demonstrada nos tempos da Luz. Por tudo aquilo que o internacional sérvio, de 22 anos, demonstrou nos treinos (e em alguns jogos), a qualidade técnica e tática continua bem latente; o que falta ao camisola 3 é aumentar – de forma significativa – os índices de confiança e motivação para, desta forma, as coisas saírem com a naturalidade exigida a um jogador que, em 2014/15 foi vendido ao Liverpool por 25 milhões de euros.

Markovic chegou a Alvalade esta temporada como o estatuto de ‘craque’, mas ainda não demonstrou em campo a expectativa criada nos adeptos. O facto de já ter representado o Benfica – aliado a alguma falta de agressividade na disputa pela bola –, fizeram do sérvio um dos ‘alvos’ dos adeptos leoninos durante o período em que o Sporting não ganhou três jogos consecutivos no campeonato.

Contra os ‘patinhos feios’

As exibições menos conseguidas do Sporting durante o último mês criaram uma rutura entre alguns jogadores e os adeptos. Os mais visados pela ‘crítica popular’ foram os reforços Elias – que até foi assobiado aquando da sua entrada no jogo com o Arouca, aos 87’, para substituir Gelson Martins – e Markovic. Aliás, o internacional sérvio até chegou a desentender-se com um grupo de adeptos após o nulo registado frente ao Nacional, mas esta situação ficou-se, apenas, pelo ‘bate-boca’.

Na conferência de imprensa após a partida com o Arouca, Jorge Jesus fez questão reprovar todo este cenário: "Não gosto que nas equipas que treino os adeptos escolham patinhos feios. São todos jogadores do Sporting e os adeptos têm dado um carinho grande e de certeza que vão continuar assim."

Poderá regressar já frente ao Praiense

Apesar de ter ficado de fora do encontro com o Arouca (3-0), Lazar Markovic deverá ter ‘bilhete’ garantido para o onze que Jorge Jesus vai utilizar na receção ao modesto Praiense. O extremo foi convocado pelo selecionador da Sérvia, Slavoljub Muslin, para a dupla jornada com Moldávia e Áustria e, ao que tudo indica, Markovic deverá somar mais alguns minutos. Esta temporada, Jorge Jesus utilizou Markovic em 10 encontros e o camisola 3 respondeu com 2 golos. O Praiense – teoricamente um adversário que não irá criar grandes dificuldades ao Sporting em pleno Estádio José Alvalade–, apresenta-se como a ‘presa ideal’ para Markovic começar o processo de retoma que Jorge Jesus pretende ver em marcha nas próximas semanas.

‘Renascer’ para depois... convencer

Emprestado pelo Liverpool até ao final da temporada em curso, Lazar Markovic não deverá ficar no Sporting mais do que esta temporada. Isto porque os leões não conseguiram garantir uma cláusula de opção de compra (como aconteceu, por exemplo, com Sebastián Coates). O treinador dos reds, Jürgen Klopp, decidiu emprestar Markovic ao Sporting para que o jogador tenha espaço para ‘renascer’ competitivamente. Apesar da falta de oportunidades dadas ao sérvio na época passada – foi emprestado ao Fenerbahçe em janeiro – o alemão continua a acreditar no potencial do sérvio e entende que Alvalade seria o sítio ideal para que o atacante ganhasse ritmo competitivo. O objetivo de Markovic, sabe o nosso jornal, é voltar a Liverpool e... convencer em definitivo.

Por Alexandre Carvalho e António Bernardino
9
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.