Record

Frederico Varandas tomou posse: «Começámos a vencer o adversário mais terrível da história do Sporting»

Novo presidente e órgãos sociais recém-eleitos na cerimónia de investidura

Frederico Varandas e recém-eleitos órgãos sociais foram este domingo investidos nos respetivos cargos. O novo presidente do Sporting foi o último a subir ao palco e mostrou-se emocionado no seu discurso, em que voltou a promover a união, o seu lema de campanha. Depois de ter estado no Pavilhão João Rocha a assistir ao jogo de andebol com o ABC - veja nas fotografias em cima o resumo da sua tarde -, o novo líder leonino seguiu a pé para o Auditório Artur Agostinho, completamente cheio, que o recebeu em apoteose. Foi cumprimentado por quase todos e sublinhou: "respiro Sporting mas não sou o Sporting." Leia em baixo o seu discurso.

O momento da tomada de posse de Varandas
"Em primeiro lugar, obrigado aos funcionários que mantiveram o clube a funcionar. Foi com espírito de missão que estes senhores se candidataram e vão desempenhar as suas funções. E sobretudo com a noção do privilégio que é servir o melhor clube do mundo. Nasci Sporting, cresci Sporting, respiro Sporting mas não sou o Sporting. A missão é servir o Sporting. A minha prioridade é unir o Sporting. Ontem, começámos a vencer o adversário mais terrível da nossa história: o Sporting fraturado. Ontem já começámos a vencer e hoje é uma nova era, de um Sporting unido. Enquanto presidente, tenho de dar o exemplo. Se consigo unir um sócio que possa ter discordado, então vocês conseguem unir com quem quer que seja. Enquanto não formos unidos, não nos vamos conseguir bater com os nossos adversários. É um dia emocionante para mim. Por muito que estivesse preparado, é sempre diferente (emocionado)."

O FILME DO DIA:

Frederico Varandas: «Respiro Sporting mas não sou o Sporting»
20h20 - Rogério Alves não ficou preocupado com o facto de João Benedito ter tido mais votantes que Frederico Varandas: "As regras são claras e devemos viver com elas. Há um vencedor, que é Varandas, e há alguém que não perdeu, que é Benedito, mas que pela sua dignidade e postura sai delas como vencedor. Mostrou que é um grande sportinguista e um homem com grande formação. Assim nao será difícil unir o Sporting. Não tendo ganho as eleições sai delas como vencedor."

20h12 -
Sousa Cintra: "É um novo tempo, que espero que seja de grande sucesso. Espero um Sporting muito unido e com esta direção a ter muito sucesso em todas as área. Sporting está bem e cheio de vitalidade."

O momento do discurso de Varandas no auditório
20h10 - Rogério Alves dá a sessão por terminada!

Os novos órgãos sociais do Sporting
20h08 - Varandas não escondeu a emoção no discurso e cumprimenta agora todos os membros dos novos órgãos sociais.

20h03 - Frederico Varandas fala na qualidade de presidente do Sporting:

"Em primeiro lugar, obrigado aos funcionários que mantiveram o clube a funcionar. Foi com espírito de missão que estes senhores se candidataram e vão desempenhar as suas funções. E sobretudo com a noção do privilégio que é servir o melhor clube do mundo. Nasci Sporting, cresci Sporting, respiro Sporting mas não sou o Sporting. A missão é servir o Sporting. A minha prioridade é unir o Sporting. Ontem, começámos a vencer o adversário mais terrível da nossa história: o Sporting fraturado. Ontem já começámos a vencer e hoje é uma nova era, de um Sporting unido. Enquanto presidente, tenho de dar o exemplo. Se consigo unir um sócio que possa ter discordado, então vocês conseguem unir com quem quer que seja. Enquanto não formos unidos, não nos vamos conseguir bater com os nossos adversários. É um dia emocionante para mim. Por muito que estivesse preparado, é sempre diferente (emocionado)."

20h02 -
Varandas sobe ao palco para tomar posse como presidente do Conselho Diretivo!

19h57 -
Rogério Alves, presidente da MAG, toma a palavra, antes de Varandas subir ao palco para tomar posse:

"Agradeço a vossa presença aqui, por dar a primeira garantia de que o lema de candidatura será a nossa divisa comum. Esta união que faz a força, os sportinguistas querem que seja assim e o Sporting precisa que seja assim. Estamos a construir o primeiro dia do resto das nossas vidas. Agradeço, na pessoa de Marta Soares, Torres Pereira, Sousa Cintra e João Duque, estas pessoas tiveram a coragem de segurar o clube num momento dificílimo. Temos de estar-lhes agradecidos por isso. Junto a este reconhecimento uma palavra justíssima - demos um exemplo de civismo ao mundo - aos funcionários do Sporting, são admiráveis. A minha terceira e última palavra vai para o que falta empossar. Não queremos nunca mais viver aquelas horas e por isso fizemos as eleições. Tivemos umas eleições que disseram a quem manda, os sócios, que decidam quem fica a dirigir o clube. O escolhido foi o resiliente Varandas."

19h50 - 
São agora investidos os membros do Conselho Diretivo, liderado por Frederico Varandas.

19h46 -
São agora investidos os membros do Conselho Fiscal e Disciplinar, liderado por Joaquim Baltazar Pinto.

19h40 -
São agora investidos os membros da Mesa da Assembleia Geral, liderado por Rogério Alves.

Marta Soares discursou perante Auditório a 'abarrotar'
19h38 - Jaime Marta Soares:

"Agradeço aos sócios do Sporting do fundo do coração. Até aqui o percurso não foi fácil mas tive ao meu lado pessoas extraordinárias, que apelaram à sua calma para poderem aturar-me. Agradeço a todos os membros da MAG que hoje cessam funções. Quero também dizer às pessoas a quem coube a responsabilidade de me convidar para este exercício de gestão de meses: a Comissão de Fiscalização fez um trabalho extraordinário, difícil, nunca temeram. A Comissão de Gestão fez o que tinha de fazer e não posso deixar de agradecer, através de Sousa Cintra. Sempre me respeitou e o meu respeito e admiração por si é grande, hoje e sempre! Aos funcionários do Sporting, na pessoa da Rosa Duarte. É um exemplo de profissionalismo. À comunicação social, uma palavra de simpatia e respeito. Sempre tivemos relacionamento muito próximo, de respeito mútuo. É um momento de tristeza para quem parte mas com alegria porque ontem os sócios falaram e disseram o que queriam. Quero saudar todos os que estiveram em competição. Uma saudação a Varandas, Rogério Alves e presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar. Pessoalmente, quero dizer a Varandas que você é o meu e nosos presidente e todos vamos ajudá-lo. Deus o ajude a governar o Sporting."

19h24 - Jaime Marta Soares, agora ex-presidente da MAG:

"Quão bonito está este auditório. Estamos todos muito orgulhosos, há quanto tempo não se via tanta expressão de felicidade nos rostos dos sportinguistas... Quão grande é a minha satisfação por ter sido presidente da MAG. Lutei por ela, muitas vezes não compreendido mas tendo em conta os desígnios da nossa função e os alertas da nossa consciência. Acima de qualquer vaidade, o único objetivo é servir esta instituição. Quando cheguei aqui pensava que sabia tudo mas aprendi muita coisa. Sou diferente, e para melhor. Sou aprendi coisas boas, apesar dos problemas por que passei. Sinto muito orgulho no exercício dessa função. Longo percurso que foi percorrido e terminou num dos momentos mais belos da história do Sporting. Dissemos ao mundo como é que um clube tem tempo para ensinar os valores do civismo e da democracia. Sporting deu uma grande lição nesse sentido."

19h23 -
Jaime Marta Soares começa a falar e arranca com a cerimónia.

19h22 -
Varandas chega ao Auditório Artur Agostinho! Distribui muitos abraços e grita-se "O Sporting é o nosso grande amor." 

19h18 -
Auditório Artur Agostinho completamente cheio para esta cerimónia de investidura.

19h12 - Sousa Cintra à CMTV:
"Hoje a festa é para a nova direção, eles é que devem falar. Estou muito satisfeito por esta lista ter ganho, são pessoas com credibilidade, o Sporting fica muito bem entregue. Desejo-lhes a maior felicidade, que é o mesmo que desejar felicidade ao Sporting. Vou entregar [presidência da SAD] imediatamente. Vai correr tudo. São pessoas com capacidade. Estarei sempre ao serviço do Sporting mas não vão precisar de mim, têm competência."

19h04 -
A sala está bastante composta!

Varandas na tribuna do Pav. João Rocha a assistir ao Sporting-ABC em andebol
19h02 - Varandas já deixou o Pavilhão João Rocha e segue a pé para o Auditório Artur Agostinho. A cerimónia de investidura segue dentro de instantes.

19h02 - Rogério Alves, presidente da MAG:
"Estes órgãos sociais Vão procurar promover o clube em todas as dimensões. Na minha parte, procurarei contribuir para trazer tranquilidade e unir o Sporting. Isso significa mobilizar o clube em prol de objetivos comuns. Para esquecermos a fase turbulenta que passou."

18h45 - 
O início da cerimónia está ligeiramente atrasado, o que significa que a mesma só começará depois das 19 horas.

18h30 -
Nesta altura, Varandas, juntamente com Miguel Albuquerque (o seu diretor das modalidades), encontra-se ainda dentro do Pavilhão João Rocha a assistir ao encontro de andebol com o ABC.

Varandas antes do jogo de andebol
18h05 - Frederico Varandas chegou ao Pavilhão João Rocha por volta das 17h30, para assistir ao encontro do Sporting com o ABC, do campeonato de andebol. Aos jornalistas, disse que "tem poucas horas de sono mas muita energia". E lamentou não ter tido tempo ainda para agradecer pelas mensagens que recebeu: "vou ter depois que responder a todas as pessoas."

A cerimónia de investidura de Frederico Varandas como novo presidente do Sporting acontece já este domingo, às 19 horas, no Estádio José Alvalade. A cerimónia, aberta aos sócios, foi antecipada precisamente em 24 horas, pois ficou inicialmente marcada para as 19 horas de amanhã, no mesmo local, o Auditório Artur Agostinho. As portas abrem por volta das 18h45. Acompanhe tudo, em direto!

As contas do Sporting para o qual Frederico Varandas terá de olhar a partir de hoje
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

M