Octávio Machado: «Peço para nunca mais nomearem Cosme Machado para jogos do Sporting»

Diretor geral dos leões diz ainda que o juiz de Braga "não tem condições"

Depois de ter analisado de forma detalhada os dois lances que considera mais polémicos no Sporting-Académica, Octávio Machado deixou claro que, na sua opinião, Cosme Machado "não tem condições" para arbitrar a este nível, pedindo ainda para que o árbitro de Braga nunca mais seja nomeado para encontros dos leões.

"Fico muito triste por dizer isto, mas o Cosme Machado não tem condições. Não ponho em causa a sua qualidade, mas não a tem para estar na Primeira Divisão. E gostaria que o senhor Vítor Pereira nunca mais o nomeasse para jogo do Sporting. Seria defendê-lo, porque aquilo que aconteceu hoje, depois de tudo o que tem havido em volta do Sporting, penso que merecíamos mais cuidado na hora das nomeações. Sei que há dificuldades e já demonstrei a minha preocupação em face do número de árbitros indisponíveis. Recentemente o número alargou-se e juntaria a esses o Pedro Proença, que saiu antes do tempo, o Duarte Gomes saiu e o Marco Ferreira também. Seria bom que todos, mas mesmo todos, e vocês [jornalistas] fazem parte, percebessem o peso que isto tem para o resto do campeonato e o porquê das suas retiradas", atirou, numa conferência na qual antes havia colocado em ponto de mira o trabalho do juiz.

"Não tem categoria. Disse isso mesmo. O Cosme não tem qualidade. Quando vejo sairem árbitros como o Proença, Duarte Gomes ou o Marco Ferreira e ficam estes, alguma coisa está mal. Se fosse presidente da Comissão de Arbitragem, devia estar preocupado. Estamos todos pela verdade desportiva. Não ponho em causa o nome dele, mas digo que não tem qualidade para pertencer a este quadro de árbitros", assegurou.

Na ótica de Octávio Machado, o afastamento de Cosme Machado servirá apenas para proteger o juiz. "Devem resguardar o árbitro, protegê-lo. O que podem fazer para melhorar a qualidade? Temos academica, formação... Sei que ele passou por um processo complicado, quando teve de parar algum tempo. Mas se calhar é preciso reciclagem. Repito, o Sr. Cosme não tem condições. Isto não é um período mau, é falta de qualidade. O Sporting foi o clube que mais alterou este equilíbrio no futebol português. Antes era um e outro a ganhar, e agora apareceu o Sporting, com outra qualidade. O leão acordou, a rugir, e isto incomoda a alternância, que agora fica em perigo. Envolve muitos milhões... Não vou qualificar a prestação do Cosme Machado. Nunca em tempo algum questionei a idionidade das pessoas, mas questiono as nomeações."

Por Fábio Lima
21
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.