Polacos deixam Lisboa em 'estado de sítio'

Incidentes registados em 2012 e alerta da UEFA aconselham autoridades a reforçar a segurança

• Foto: Duarte Roriz

Quantos são? Por onde andarão? Que comportamento terão os adeptos do Legia Varsóvia que se deslocaram a Lisboa? São estas as principais dúvidas que assolavam as autoridades portuguesas nas horas que antecedem o desafio.

O alerta lançado pela UEFA, mas, sobretudo, os incidentes registados em 2012, aquando da última visita dos polacos a Lisboa, foram suficientes para levar a Polícia de Segurança Pública a reforçar as medidas de segurança.

Um dos grandes problemas, segundo o nosso jornal apurou, está em perceber quantos adeptos do Legia estarão em Alvalade. O clube comunicou a venda de 300 dos 800 bilhetes solicitados, mas as autoridades portuguesas estão avisadas para a intenção de largas centenas de adeptos de viajarem sem bilhete, comparecendo em massa numa tentativa de surpreender as forças de segurança. Em 2012, cerca de três mil polacos marcaram presença em Alvalade, destacando-se pelo mau comportamento.

"Adeptos de risco", vinca a PSP

O Comando Metropolitano de Lisboa "solicitou à câmara municipal que não sejam atribuídas licenças de roulottes para as zonas habituais junto ao estádio", segundo revelou o comissário Sérgio Soares a Record, reconhecendo a presença de "alguns adeptos de risco" entre os milhares que viajam desde a Polónia.

FACTOS E NÚMEROS

Gás pimenta A UEFA abriu inquérito ao comportamento dos adeptos do Legia durante o jogo com o B. Dortmund, por denúncia de ataques à segurança com gás pimenta e à entoação de cânticos racistas.

Prevenção. A polícia portuguesa já está em campo para evitar incidentes e ontem, marcava preasença junto à sede de uma das claques leoninas

Detidos. Na véspera desse jogo, da 2.ª mão dos 16 avos da Liga Europa, já se registavam 17 detenções, por assalto, coação e/ou agressão física

Expulsos. Desses 17 adeptos, 11 foram proibidos de assistir ao jogo por um tribunal lisboeta. E não faltaram relatos de mais detenções a poucas horas do jogo, por conta de confrontos entre adeptos e as forças de segurança.

Bandeira em perigo. Os incidentes alastraram a Sintra, onde uma dezena de adeptos do Legia tentou roubar... a bandeira portuguesa hasteada no Castelo dos Mouros.

Por António Adão Farias e Sérgio Krithinas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.