Record

Raul José desejado para o scout do Sporting

Além do nome do adjunto de Jorge Jesus, também o de Paulo Menezes (Sp. Braga) está na lista

• Foto: Fernando Ferreira
O novo presidente do Sporting, Frederico Varandas, entrou a todo o gás em Alvalade, tendo começado de imediato a promover várias alterações na estrutura do futebol profissional. Na entrevista concedida à Sporting TV, o novo líder leonino, de 38 anos, revelou que iria chegar "em janeiro (por motivos contratuais com outro clube)" um novo responsável pelo ‘scouting’ e, de acordo com informações recolhidas por Record, o nome escolhido é o de Raul José, adjunto de Jorge Jesus há já largos anos, que neste momento se encontra contratualmente vinculado ao Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Segundo foi possível apurar, Frederico Varandas já terá conversado com o técnico de 54 anos sobre o seu projeto para o futebol verde e branco, situação essa que é do total conhecimento de Jorge Jesus. Aliás, se for essa a vontade do seu fiel adjunto, não será o ex-treinador principal do Sporting a ‘cortar-lhe as pernas’. Raul José é o braço-direito de JJ desde 2004/05, altura em que se cruzaram em Moreira de Cónegos. Daí para a frente... a dupla Jesus/José não mais se separou: União de Leiria, Belenenses, Sp. Braga, Benfica, Sporting e agora Al-Hilal.

Alternativa de peso

No entanto, este não é o único nome que Frederico Varandas tem em carteira para a renovada estrutura de ‘scouting’. Também Paulo Menezes, atualmente ao serviço do Sp. Braga, está na ‘shortlist’ do presidente. Recorde-se que este ‘scout’ passou pela Academia de Alcochete entre 2010 e 2013 , antes de ter regressado à cidade dos Arcebispos, no início desta temporada.

Certo é que, devido a questões contratuais, tanto Raul José como, potencialmente, Paulo Menezes apenas poderão assumir o projeto implementado por Varandas no Sporting a partir de janeiro do próximo ano. Até lá, segundo foi possível perceber, Manuel Fernandes continuará a desempenhar as funções para as quais foi contratado ainda no tempo de Bruno de Carvalho e, em 2019, será recolocado numa área de intervenção ainda a designar.

Além da reformulação da cúpula do futebol profissional – Beto iniciou ontem funções enquanto ‘team manager’ e Hugo Viana como diretor das relações externas –, Frederico Varandas pretende ainda reconstruir algumas valências da Academia, adaptando-as às necessidades do futebol atual.

Primeira vez longe do banco

A aposta em Raul José surge num contexto de profundo conhecimento por parte de Frederico Varandas, que vê no adjunto de Jorge Jesus a pessoa ideal para personificar o estilo de prospeção que deseja ver implementado em Alvalade. Além de ser ‘um homem do futebol’, Raul José está totalmente identificado com a forma de trabalhar do Sporting, com as necessidades do clube ao nível da formação e, por isso, sem necessidade de ser ‘integrado’ no novo projeto leonino.
Por Alexandre Carvalho e João Soares Ribeiro
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

M