Sporting é a formação portuguesa mais representada nas cinco maiores ligas europeias

Observatório do Futebol mostra origens e minutos dos jogadores nos últimos cinco anos

• Foto: Paulo Calado

O Sporting foi o clube português cuja formação mais esteve representada nas cinco maiores ligas europeias desde 2014. O Observatório do Futebol realizou um estudo desde 1 de janeiro de 2014 até 11 de fevereiro deste ano e divulgou os minutos jogados por atletas oriundos de clubes formadores, com os leões em destaque.

No período analisado, 28 jogadores formados em Alvalade atuaram em 34 clubes de Inglaterra, Espanha, França, Itália e Alemanha e totalizaram 124.309 minutos. Esta última marca coloca os leões em 24.º lugar num ranking com 50 clubes onde não surge mais nenhum emblema português.

A lista é liderada pelo Barcelona. Os jogadores ali formados (69 atletas) somaram 319.224 minutos nos chamados Big 5. Segue-se o Real Madrid e o Lyon. O primeiro clube fora das cinco grandes ligas é o River Plate, em 21.º lugar (26 jogadores que atuaram 133.056 minutos).

O estudo considera que os jogadores foram formados num clube quando ali passaram pelo menos três temporadas entre os 15 e os 21 anos de idade.

Por Luís Miroto Simões
24
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.