Sporting-Fiorentina, 1-0

Golo de Bas Dost derrota Fiorentina

• Foto: LUSA

Final em Alvalade. O Sporting conquista o Troféu Cinco Violinos, ao derrotar a Fiorentina por 1-0, com golo de Bas Dost. Foi o último teste de pré-época dos leões, que dia 6 defrontam o Aves, na primeira jornada do campeonato.

Minutos finais em Alvalade, com o Sporting a controlar o encontro...

86' - Livre lateral de Matías Fernandez, mas direitinho a Rui Patrício.

79' - Jorge Jesus lança Palhinha para o lugar de Battaglia.

73' - Kalinic, que entretanto entrou na Fiorentina, remata cruzado para defesa segura de Rui Patrício.

69' - Na Fiorentina entra Matías Fernandez, bastante ovacionado. Ouve-se 'Matigol' nas bancadas, nome pelo qual era conhecido em Alvalade.

65' - Astori encontra-se lesionado. Bruno Paixão para o jogo.

61' - Saem Gelson Martins, Bruno Fernandes, Bas Dost, Acuña, Fábio Coentrão e Podence; entram Doumbia, Adrien Silva, Alan Ruiz, Bruno César, Iuri Medeiros e Jonathan Silva.

55' - Quase o segundo de Podence! Belo lance de Piccini, pela direita, com Podence perto de encostar à boca da baliza. No seguimento da jogada, Bruno Fernandes remata fraco.

50' - Segunda-parte muito morna para já.

45' - Recomeça o jogo em Alvalade.

Intervalo em Alvalade. Vantagem do Sporting, com o golo a ser marcado por Bas Dost após validação do vídeo-árbitro.


45' - Remate de Bruno Fernandes, descaído sobre a direita, ao lado. Mas excelente passe de Acuña no início do lance, lançando o internacional sub-21 português nas costas da defesa.

41' - Bela defesa de Rui Patrício a remate de Hagi, que surgia isolado. Na recarga, Chiesa rematou muito por cima. Na retina fica ainda a forma algo displicente como Tobias Figueiredo abordou o lance num primeiro momento.

37' - Amarelo a Cristoforo, após falta dura sobre Gelson Martins.

29' - Golo do Sporting, Bas Dost, apenas validado após indicação do vídeo-árbitro. Num primeiro momento o lance foi invalidado por fora-de-jogo. 1-0 para o Sporting!


27' - Quase golo do Sporting. Boa jogada de Bruno Fernandes, passe para Podence que, já dentro da área, tira Astori do lance e remata cruzado para boa defesa de Sportiello.

22' - Bom lance entre Podence e Bas Dost, com o remate do holandês a bater num adversário. Acuña, no seguimento da jogada, atira frouxo.

- Salin, guarda-redes francês contratado ao Guingamp, está nas bancadas a ver o jogo.


19' - Bom lance de Chiesa, pelo corredor central, mas remate muito torto.

14' - Arrancada à Fábio Coentrão mas cruzamento muito largo. 

11' - Novo remate de longe de Bruno Fernandes, agora muito por cima.

5' - Remate de longe de Bruno Fernandes para defesa atenta de Sportiello. Começa bem o Sporting.

- Começa o jogo em Alvalade.

- Na Fiorentina vão jogar Sportiello, Bruno Gaspar, Hugo, Astori e Maxi Oliveira; Cristoforo, Chiesa e Sanchez; Babacar, Hagi e Zekhnini.

- Já há onzes: O Sporting vai atuar com Rui Patrício, Piccini, William Carvalho, Tobias Figueiredo e Fábio Coentrão; Battaglia e Bruno Fernandes; Gelson Martins, Podence, Acuña e Bas Dost.

- A propósito, eis os jogadores dos italianos que viajaram para Lisboa, entre os quais está o ex-leão Matías Fernández e o português Bruno Gaspar. Guarda-redes: Bart Dragowski, Michele Cerofolini e Marco Sportiello; Defesas: Davide Astori, Bruno Gaspar, Nikola Milenkovic, Maximiliano Olivera, Nenad Tomovic, Vítor Hugo, Julián Illanes e Luca Ranieri; Médios: Sebastián Cristóforo, Ianis Hagi, Matías Fernández, Carlos Sánchez e Jordan Veretout; Avançados: Federico Chiesa, Nikola Kalinic, Khouma Babacar, Ante Rebic, Rafik Zekhnini, Gabriele Gori e Riccardo Sottil.

- O emblema Viola tem, de resto, uma ligação histórica de amizade com o Sporting. Para além de estarem previstas iniciativas que visam comemorar essa ligação – as claques de ambos os clubes estarão juntas na Curva Sul -, haverá oportunidade à recordação de Marco Ficini, adepto italiano dos leões e membro dos SetteBello (de apoio à Fiorentina), que foi mortalmente atropelado, a 22 de abril, junto ao estádio da Luz.

- Por sua vez, a Fiorentina, orientada pelo italiano Stefano Pioli, cumpre o terceiro jogo particular, depois de golear o Trento (5-0) e empatar com o Bari (1-1).

- Nas restantes posições, regressam os craques. Assim, Gelson, Acuña e Bas Dost deverão ter lugar garantido, restando definir o colega de William no meio-campo - Adrien ou Bruno Fernandes - e o parceiro de Dost na frente - Podence, Alan Ruiz ou Doumbia.

- Por esse motivo, a defesa leonina será ‘improvisada’. Tobias Figueiredo é o único central disponível, podendo receber companhia de Petrovic ou Palhinha (ambos médios-defensivos). Em alternativa, Jesus pode promover a estreia de Demiral ou Ivanildo, centrais da equipa B ontem chamados ao treino.

- Para o jogo com a Fiorentina, Jorge Jesus deverá apresentar uma equipa próxima daquela que iniciará o campeonato, excetuando no sector defensivo. Mathieu e Piccini, a contas com problemas físicos, não deverão ser opção. Por sua vez, Coates cumpre hoje suspensão, depois de ter sido expulso com o V. Guimarães.

- No regresso a Lisboa, bateu o campeão francês, Monaco, por 2-1 (golos de Bruno Fernandes e Bas Dost). Na passada quarta-feira, sofreu uma derrota (0-3), com o V. Guimarães, em Rio Maior.

- Durante o estágio na Suíça, de 10 a 18 deste mês, o Sporting ganhou ao Fenerbahçe, por 2-1 (golos de Bas Dost e Doumbia), tendo seguidamente perdido com Valencia (0-3), Basileia (2-3, golos de Bas Dost, de penálti, e Matheus Pereira) e Marselha (1-2, Doumbia, de penálti). 

- No início da pré-época, no Estádio Algarve, a equipa de Jorge Jesus empatou com o Belenenses (1-1, Leonardo Ruiz). Na Academia, nos primeiros testes, havia batido o Cova da Piedade (2-0) e o Sporting B (3-0).

- Os verdes e brancos realizaram, até ao momento, sete jogos de preparação e dois jogos treino.

- Este será o último encontro de preparação da equipa de Jorge Jesus, antes do arranque do campeonato, a 6 de agosto, com a visita à Vila das Aves.

- O Sporting defronta hoje a Fiorentina, duelo marcado para as 18 horas, em Alvalade, a contar para o Troféu Cinco Violinos. Desde a sua criação, em 2012, os leões conquistaram todas as edições.

Por Alexandre Moita
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0