Sporting pede interdição do Estádio da Luz ao Conselho de Disciplina

Apoio do Benfica às claques ilegais levam leões a avançar com queixa

O Sporting apresentou, na quinta-feira à noite, uma participação no Conselho de Disciplina (CD) contra o Benfica na qual foi pedida a interdição do Estádio da Luz por apoio do clube às claques ilegais, segundo Record apurou.

O clube de Alvalade vai pedir para serem chamados a testemunhar todos os spotters que, na presente temporada, tenham estado nos jogos da Luz, responsáveis pelo acompanhamento dos adeptos do Benfica.

Na participação entregue ao CD, sabe Record, o Sporting sublinha que o Benfica autoriza e facilita a entrada para locais específicos do estádio, de faixas, bandeiras gigantes e outro material alusivos às claques, o que demonstra o apoio público às mesmas. Eventos que, dizem os leões, nunca foram reportados por qualquer delegado da Liga em nenhum relatório de jogo, solicitando também assim a notificação dos mesmos para testemunhar. 

Recorde-se que o Sporting já havia interposto um processo contra o Benfica no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), acusando o Benfica de apoiar as claques Diabos Vermelhos e No Name Boys, nenhuma legalizada no IPDJ o que, de acordo com a Lei 39/2009 do regulamento do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, constitui uma violação do artigo nº 14. No processo, que data do início do mês, solicitava-se uma notificação às águias, com caráter urgente, para a conservação das imagens de videovigilância do Estádio da Luz, mais precisamente as referentes aos sectores reservados às duas claques dos encarnados. Os leões pretendiam que fossem disponibilizadas as gravações de imagem e som dos referidos sectores e respetivos acessos interiores, assim como do comportamento dos seus adeptos nas zonas em questão, desde a abertura do recinto em dias de jogo até ao seu encerramento, um pedido que voltou a ser retificado na participação agora entregue ao CD.

Ao CD chegou igualmente, como anexo ao envio do Sporting, os processos instaurados pelo IPDJ relativos ao apoio a grupos de adeptos não legalizados e um processo no qual o IPDJ considera nulo o Regulamento de Segurança do Estádio da Luz.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0