Três meses bastaram para o Sporting começar a 'transformar' Gonzalo Plata

Jovem equatoriano admite que adaptação custou, mas confessa evolução

Chegou a Portugal no início de março e apenas foi opção na equipa de Sub-23, mas Gonzalo Plata assume que os poucos meses que passou no Sporting bastaram para mudar bastante no seu estilo de jogo. Nos leões apurou a sua eficácia nos livres diretos (agora até bate com o estilo de preparação de Cristiano Ronaldo), mas a grande diferença passou pela forma como agora encara as suas tarefas defensivas.

"O que mais aprendi foi a marcação. Em Portugal pedem-me muito mais compromisso, seja a recuperar ou a ajudar a recuperar a bola. Tento aplicar essas ideias aqui no Mundial. Na Europa a marcação tem ser limpa, sem tanto contacto e o jogo deve recomeçar mais rapidamente", disse o jovem extremo, em declarações ao jornal equatoriano 'Ultimas Noticias'.

Ainda assim, Plata assume que ainda não conseguiu dar o seu melhor, muito por culpa das dificuldades na adaptação. "Sinto que falho em algumas coisas e não dou tudo de mim nos treinos. Preciso regressar o mais rápido possível para continuar a adaptar-me", confessou o jovem avançado, que admitiu igualmente sentir alguma falta da sua família e sentir-se algo sozinho no nosso país.

Fala todos os dias com a sua mãe, especialmente nos dias prévios aos jogos, em conversas que podem durar até uma hora e onde também pede à sua progenitora alguns conselhos culinários, aproveitando o facto de esta ser dona de um restaurante. "Cozinho, mas não sou lá muito bom. Pedi ao Sérgio [pessoa que o está a ajudar em Portugal] para contratar alguém para que trate das limpezas e da cozinha", disse o jovem de 18 anos, que sobre o balneário leonino destaca a boa disposição dos sul-americanos, especialmente os brasileiros.
Plata, refira-se, soma dois golos em quatro partidas realizadas no Mundial de Sub-20, sendo uma das esperanças da sua seleção para o duelo com os Estados Unidos, marcado para as 16:30 de sábado, no qual os sul-americanos vão procurar o acesso às meias-finais da prova.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.