Um arranque à medida da Champions

Leões conseguiram antecipar 1.ª jornada e vão abrir a Liga. Prioridade foi salvaguardar a gestão no playoff de acesso à prova milionária

• Foto: Pedro Ferreira

Jorge Jesus já sabe com o que vai ter de contar nos primeiros cinco jogos oficiais da época, uma fase decisiva que inclui três encontros do campeonato e o playoff da Champions. Os leões conseguiram antecipar a visita à Vila das Aves e vão dar o pontapé de saída na Liga 2017/18 no dia 6 de agosto, pelas 18 horas. A 1ª jornada está pré-calendarizada para 9 de agosto (quarta-feira) e a 2ª para 13.

Tendo em conta que o Sporting terá de jogar o acesso à Champions, há muito que a estrutura de futebol havia solicitado a alteração de datas. Por um lado, e com prioridade, para salvaguardar a gestão do plantel com vista à qualificação na prova europeia; por outro, para não ter de atrasar um jogo, evitando sobrecarga. A ideia inicial, como Record noticiou a 25 de maio, era disputar antes a 2ª jornada, quando se pensava que poderia colidir com o playoff.

Conhecido, entretanto, o alinhamento da Liga, os leões avançaram para negociações em torno da antecipação da 1ª ronda e obtiveram, nas últimas horas, parecer positivo de todas as partes. Assim, depois do Aves, o Sporting receberá a 11 de agosto o V. Setúbal, clube que, por isso, também pôde mudar a sua estreia no campeonato para dia 6 (defrontará o Moreirense, às 20h15).

Após a partida com os sadinos, segue-se, então, a 1ª mão da eliminatória que dá entrada na Champions (sorteio a 4 de agosto). A equipa de Jorge Jesus, sabe Record, cumprirá a 3ª jornada da Liga, em Guimarães, a 19, e realizará a 22 ou 23 o embate decisivo pelos milhões da UEFA. Ficará fechado, aqui, o ciclo mais complicado deste arranque de época. Antes da pausa de setembro, os verdes e brancos ainda jogam com o Estoril (27).

Sorte ou... azar

O único fator que Jesus não poderá controlar, neste contexto, é a arbitrariedade do sorteio da Champions, não pelo adversário (será sempre forte) mas pelos dias em que o Sporting terá de jogar: numa das mãos será à terça-feira (15 ou 22 de agosto), na outra a uma quarta (16 ou 23), como determinam as regras, o que deixa em aberto o risco de entre os dois jogos do playoff e Guimarães não se cumprirem 72 horas exatas. É o que acontecerá se os leões jogarem a 16 e a 22.

Por Vítor Almeida Gonçalves
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0