Vítor Damas morreu há 13 anos

Considerado por muitos o melhor guarda-redes português de todos os tempos

• Foto: DR Record

Cumprem-se esta terça-feira treze anos sobre o desaparecimento daquele que muitos consideram ainda hoje o melhor guarda-redes português de todos os tempos: Vítor Damas. O mítico guardião estreou-se no Sporting na temporada de 1966/67 e despediu-se do clube em 1988/89, o que o torna o segundo futebolista com mais jogos realizados de leão ao peito (436), apenas suplantado por Hilário da Conceição (453).

Pelo meio, o 'homem-aranha', como chegou a ser apelidado, representou o Racing Santander, sendo eleito o melhor futebolista estrangeiro a atuar em Espanha, o V. Guimarães e o Portimonense. Acabou por regressar em 1988 (22 anos após a estreia), respondendo ao apelo do coração, que deixou de bater a 13 de setembro de 2003, na sequência de doença incurável.

Durante a passagem por Alvalade o guarda-redes natural de Lisboa conquistou dois campeonatos nacionais (1969/70 e 1973/74), a que juntou três taças de Portugal (1979/71, 1972/73 e 1973/74) e duas taças de Honra (1970/71 e 1973/74). Na história ficaram os míticos duelos que travou com Eusébio da Silva Ferreira, naquele que era então considerado o dérbi capital do futebol português.

Bruno de Carvalho não esqueceu a triste data e, através da sua página no Facebook, agradeceu o empenho e dedicação do antigo guarda-redes na defesa dos ideais leoninos.

"Um dos maiores guarda-redes de todos os tempos, e um dos nossos grandes 'leões', que defendeu centenas de vezes, e sempre com brio, as cores verde e branca. Faz hoje 13 anos que partiu, cedo demais. Se ainda estivesse entre nós, o Vítor ficaria orgulhoso de ver o seu legado bem entregue nas 'mãos' do Rui Patrício. Nunca nos esqueceremos de quem nos ajudou a ser tão grandes! Obrigado Vítor Damas!", escreveu o presidente do clube de Alvalade. 

O clube de Alvalade recordou o mítico guarda-redes, através das suas redes sociais.


Por João Lopes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.