José Peseiro: «Treinar o Vitória era um sonho»

Treinador feliz por chegar ao comando técnico dos conquistadores

José Peseiro afirmou esta quarta-feira que tinha o sonho de ser treinador do V. Guimarães, algo que agora se cumpriu. O treinador mostrou-se feliz na apresentação como novo técnico dos conquistadores.

"Era um sonho e um objetivo treinar o Vitória. Mas não é só para mim. Qualquer treinador em Portugal quando inicia a carreira – e eu já não estou no início - tem o sonho de treinar o Vitória", afirmou na conferência de imprensa, ao lado do presidente Júlio Mendes.

O técnico, de 57 anos, natural de Coruche, assinou um contrato válido por época e meia, numa altura em que o emblema vitoriano ocupa o nono lugar da tabela, com 29 pontos, e está a oito do objetivo - o Rio Ave é quinto -, mas o técnico mostrou-se convencido de que é possível levar a sua nova equipa ao lugar desejado.

"Quem conhece o Vitória, quem conhece a ambição deste clube [sabe] os objetivos que foram traçados. É a esses que me proponho lutar para concretizar. Entendemos que é possível. Existem 30 pontos em disputa. Conquistar o quinto lugar é o que pretendemos", disse o técnico, no Estádio D. Afonso Henriques.

Com passagens no principal escalão do futebol português por Nacional, Sporting, Sporting de Braga e FC Porto, o técnico revelou que esta é a terceira ocasião em que teve "a possibilidade de treinar o Vitória", um "sonho" que disse ter, e frisou que, até maio, o seu trabalho visa, sobretudo, colocar a equipa a vencer, apesar de considerar que "jogar bem" é o "melhor caminho" para o conseguir.

Peseiro assumiu o comando técnico do emblema da 'cidade berço' numa fase em que a equipa regista três derrotas consecutivas e tem, a par do Estoril Praia, a pior defesa da I Liga, com 46 golos sofridos, pelo que reconheceu que, para ganhar, o Vitória "não pode sofrer os golos que está a sofrer até agora".

O treinador ribatejano frisou que a "qualidade" dos jogadores a seu cargo vai sobressair, caso os resultados melhorem, mas, apesar de querer dar o seu cunho ao grupo, com "ideias que são novas", disse também que vai aproveitar o trabalho, que elogiou, de Pedro Martins, técnico que deixou o clube em 18 de fevereiro, após a goleada sofrida na receção ao Sporting de Braga (5-0).

"O trabalho do Vitória começou em julho. Respeito muito o trabalho feito até agora. Vi o Vitória fazer coisas muito boas, na Liga Europa, por exemplo. Pretendo não perturbar muito, sem fazer alterações de forma célere, mas os treinos são meus, aproveitando o trabalho que está feito", explicou.

José Peseiro pediu ainda à massa adepta do Vitória que se una em torno da equipa e compareça no próximo jogo da  Liga - receção ao Belenenses, para a 25.ª jornada, no domingo, pelas 20:15 -, frisando a sua "exigência" e "apoio".

O presidente do clube, Júlio Mendes, também esteve na apresentação e realçou que a administração da SAD não hesitou na escolha de José Peseiro, antes de dizer que o Vitória não vai deitar a "toalha ao chão", enquanto for "matematicamente possível" atingir um lugar europeu.

Questionado sobre a legitimidade de contratar Peseiro para o banco vitoriano numa fase que antecede as eleições do clube, em 24 de março - Júlio Mendes concorre com Júlio Vieira de Castro pela presidência -, o dirigente frisou que a SAD tem personalidade jurídica própria e que o mandato da atual administração só termina para o ano.

"Mal estaríamos se terminasse o atual mandato da administração da SAD apenas para o ano, no dia 30 de junho de 2019, o conselho de administração da SAD parasse de gerir, porque o clube está em eleições. As eleições do clube nada interferem com as decisões que o Conselho de Administração da SAD tem de tomar até ao final do seu mandato, com toda a legitimidade", explicou.

José Peseiro é acompanhado por uma equipa técnica composta pelo treinador adjunto Nuno Presume, pelo treinador de guarda-redes Daniel Correia, pelo preparador físico Ricardo Ribeiro e pelo observador Vítor Peseiro.

Por Luís Miroto Simões
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de V. Guimarães

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.