Pedro Martins assume favoritismo no dérbi

Diz que a "equipa tem vindo a crescer"

• Foto: Simão Freitas

O treinador do V. Guimarães, Pedro Martins, admitiu esta sexta-feira "algum favoritismo" por jogar em casa no dérbi de domingo com o Sporting de Braga, da primeira jornada da Liga.

Prestes a estrear-se no comando técnico dos vimaranenses em jogos oficiais, Pedro Martins adiantou que a "equipa tem vindo a crescer" e "subido os seus índices, quer de confiança, quer de qualidade do processo", estando "preparada" para ter a iniciativa de jogo frente ao rival.

"São duas equipas do Minho, fortes. Nós jogamos em casa, e temos, como é evidente, de assumir a nossa responsabilidade, o nosso jogo e não ter qualquer tipo de receio. Pelo facto de estarmos a jogar em casa, temos de assumir algum favoritismo", afirmou o técnico na conferência de imprensa de antevisão ao dérbi minhoto.

O timoneiro vitoriano reiterou, por isso, o desejo de "fazer um bom jogo" e "começar bem a época com uma vitória", tendo prometido uma equipa a entrar bem em campo, não só neste embate, mas também no resto do campeonato, um pouco à imagem do jogo do último fim de semana com os franceses do Toulouse, que os vimaranenses venceram por 6-2.

"É evidente que determinados jogos têm determinadas características e estratégias, mas o Vitória, com a sua essência e identidade, é este que vamos ter. Embora para mim, não seja muito significativo o jogo com o Toulouse. Houve uma expulsão, o que adulterou um pouco o próprio jogo", considerou.

O treinador preferiu não se alongar sobre a exibição bracarense na Supertaça, tendo realçado, ao invés, que os seus pupilos estão "muito focados no processo" e que tem optado pelo 4x4x2 em função das suas características.

"Da minha parte, não seria inteligente se quisesse adotar um sistema e não tivesse jogadores para esse sistema. Felizmente, o meu percurso e a experiência que já ganhei permitem-me, onde tenho estado, fazer plantéis de acordo com aquilo que acho que é o jogo", disse, acrescentando que pode alterar o sistema tático em função da situação.

Pedro Martins, que representou o emblema vitoriano como jogador, em 1994/95, lembrou ainda os dérbis minhotos desse tempo, referindo que, apesar de hoje haver "melhores condições para toda a gente", o "bairrismo continua 'entranhado' como há 20 anos atrás".

Questionado sobre a nomeação do árbitro Hugo Miguel, o técnico respondeu que espera uma arbitragem com "rigor" e justiça", tendo ainda recusado falar sobre possíveis reforços até 31 de agosto, afirmando-se "satisfeito" com o grupo de trabalho.

Pedro Martins deixou ainda uma mensagem sobre os incêndios em Portugal, pedindo aos adeptos vitorianos que se solidarizem no domingo, doando bens para a causa.

"Queria pedir a todos os vitorianos que tragam água, alguns alimentos para ajudar, neste momento, as pessoas que estão mais necessitadas. Queria dar uma palavra de apreço ao distrito de Aveiro, onde resido, e principalmente à Madeira e ao povo madeirense, que está a passar uma fase complicada", declarou.

O V. Guimarães inicia a Liga frente ao Sporting de Braga no domingo, pelas 20:15, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, numa partida que será dirigida pelo árbitro Hugo Miguel, da Associação de Futebol de Lisboa.

Por Lusa
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de V. Guimarães

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.