Pedro Proença falou à imprensa antes da Supertaça entre Sporting e Benfica no Estádio Algarve.
Expectativa para o jogo
“Primeiro, espero uma experiência positiva. Uma competição preparada ao pormenor, ao detalhe, os profissionais da Federação preparam como se de uma final da Champions se tratasse. Vamos ter uma experiência extraordinária. Tudo preparado para arrancarmos com aquela força e vitalidade que queremos empreender nas competições nacionais. O futebol português está num momento muito bom e espero que seja uma grande festa, de prazer para o adepto que vai estar aqui a assistir ao primeiro jogo da época.”
O que espera da nova época
“O mesmo compromisso. Esta é uma nova era do futebol português, uma nova geração de gente que quer fazer bem as coisas. Estamos num momento de transformação, nas diversas componentes, é um novo modelo de governação, um novo momento para a disciplina e a arbitragem, para aquilo que é a relação entre o futebol e o próprio adepto, o respeito que temos de ter pelas centenas de pessoas que se deslocam aqui hoje. Portanto, iniciamos um novo ciclo, que tem como expoente máximo a nossa Seleção, num ano em que vamos ter Campeonato do Mundo. É com esta esperança, carregados de boa vontade de querer fazer bem, que hoje iniciamos mais uma temporada, com a certeza absoluta e um apelo à unidade do futebol português.”
Boas relações entre presidentes do Benfica e Sporting para durar?
“A Federação Portuguesa de Futebol será sempre o denominador comum de integridade e de integração das próprias equipas. Há um reconhecimento hoje de que a Federação Portuguesa de Futebol tem essa capacidade de gerar essa consensualidade e não nos desviamos dela, assumimo-la sem receio. Temos aqui dois dos grandes clubes portugueses, um grande festa feita para o adepto. Que seja o pontapé de saída para uma grande época do futebol português, porque temos um talento imenso, nos jogadores, nos treinadores, nos dirigentes, nos árbitros e nesta capacidade organizativa que os seus profissionais – e permitam-me fazer esta vénia ao grande trabalho que vocês fazem. Parabéns a todos, uma grande época para toda a gente!”
Humanizar o papel do árbitro é importante?
“Direi que é um momento novo, um momento em que temos a plena consciência de que as coisas não mudam de uma hora para a outra. Há hoje um pensamento estratégico relativamente à a arbitragem, um plano nacional de arbitragem, um novo diretor-técnico, a capacitação, o investimento na formação que a Federação e as associações vão fazer, porque sabemos as necessidades e o que queremos percorrer. Temos efetivamente de ter mais qualidade. Temos coisas fantásticas e aproveito este momento para dizer que temos um árbitro nomeado para a Supertaça europeia...2
Por Nuno MartinsÁguias enumeraram "quatro factos" sobre o árbitro antes da Supertaça com o Sporting
Participação disciplinar deu entrada no Conselho de Disciplina da FPF após terem saído processos sem visar o técnico do Benfica
Treinador do Sporting felicitou homólogo,do Benfica, mas apenas de forma privada
Reforço argentino foi um dos destaques na conquista da Supertaça, frente ao Sporting, e houve um lance em especial que ficou na retina
Num duro testemunho, Daryl Janmaat recorda que o vício começou após sofrer uma grave lesão no joelho
Fabiano Flora teve de arranjar uma alternativa depois do cancelamento do seu voo na manhã desta segunda-feira
Avançado português de 27 anos deixou o E. Amadora em janeiro e rumou ao Eupen, da segunda divisão daquele país
Federico Pastorello desmente que o ex-FC Porto vá alistar-se no exército iraniano após os ataques dos EUA e Israel
Antigo internacional inglês vive no Dubai com a mulher, Kate, e três dos seus filhos
Nova norma pode vir a mudar o futebol a partir da temporada 2027/28