Jorge Sousa vai ser o vídeo-árbitro do Benfica-Sp. Braga

Primeiro teste em Portugal avança já no domingo em Aveiro

• Foto: Luís Manuel Neves

O vídeo-árbitro vai ser testado em Portugal pela primeira vez já no próximo domingo, na Supertaça Cândido de Oliveira. E, esta quarta-feira, ficou a saber-se quem ficará encarregue dessa 'missão' no encontro entre Benfica e Sp. Braga, em Aveiro: Jorge Sousa.

Sublinhe-se que a análise esta novidade dos vários lances do encontro será feita apenas numa base experimental, sem qualquer interferências nas decisões da equipa de arbitragem.

O juiz portuense ficará numa carrinha fora do estádio, com acesso às imagens de TV, e depois irá estar em contacto com João Ferreira, antigo árbitro e atual vice-presidente do Conselho de Arbitragem, que estará nas bancadas a simular o papel de árbitro principal do encontro.

A intenção é avaliar capacidade de resposta e tempo de decisão. Nas experiências já realizadas na Holanda, cada avaliação do vídeo-árbitro demorou entre 12 e 15 segundos.

Depois da Supertaça, haverá mais nove testes durante a temporada. Acontecerão todos na Taça de Portugal, em todas os encontros a partir dos quartos de final. Na próxima época, os testes serão feitos com o árbitro que estará em ação no relvado.

A FPF foi uma das nove federações que se mostrou disponível, junto do International Board, para avançar com testes de vídeo-árbitro e desde maio que se ficou a saber que o primeiro teria lugar na partida que coloca frente a frente o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal.

O árbitro principal apenas será conhecido na quinta-feira de manhã.

Por Miguel Pedro Vieira
9
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Supertaça

Notícias

Notícias Mais Vistas