O Famalicão, da 2.ª Liga portuguesa, apurou-se, este domingo, para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer fora o Coimbrões, do Campeonato de Portugal, por 3-1.
Os suplentes Rui Costa, autor de dois golos, João Mendes e Feliz Vaz foram decisivos para o triunfo famalicense, que começou a ser construído quando o central Nuno Diogo, aos 30 minutos, fez o 1-0.
O Coimbrões empatou já na segunda parte, pelo também central Leo, aos 65', mas o Famalicão recorreu ao banco e marcou mais dois golos, ambos por Rui Costa, aos 82' e aos 90+6'.
Os locais começaram melhor, mas, aos poucos, o Famalicão tomou conta do jogo e, à meia hora, adiantou-se no marcador por Nuno Diogo.
O Coimbrões entrou melhor na segunda parte, fazendo uso de um futebol apoiado, tendo o empate surgido após um canto, com Leo a cabecear forte e sem hipótese para o guarda-redes Gabriel Souza, materializando assim a superioridade da sua equipa.
Quatro minutos depois, o Coimbrões falhou por muito pouco o segundo golo, em mais um lance de futebol aéreo, capítulo em que o Famalicão revelou algumas carências defensivas.
Lito começou então a refrescar a sua equipa e foi bem-sucedido, porque foram os suplentes utilizados, Rui Costa, João Mendes e Feliz Vaz, que acabaram com as veleidades da equipa de Vila Nova de Gaia, numa altura em que esta começou a dar os primeiros sinais de cansaço.
João Mendes e Feliz Vaz arquitetaram os lances de que resultaram o 2-1 e o 3-1, ambos assinados por Rui Costa, que permitiram ao Famalicão qualificar-se para a ronda seguinte da Taça de Portugal.
Jogo no Parque Silva Matos, em Coimbrões, Vila Nova de Gaia
Marcadores:0-1, Nuno Diogo, 30 minutos.
1-1, Leo, 65.
1-2, Rui Costa, 83.
1-3, Rui Costa, 90+6.
- Coimbrões: Tiago Bizarro, Pedrosa, Hélio (Tomás, 87'), Leo, Joel, André (Miguel, 46'), Pedro Tavares, Mário (Rafael, 65'), Filipe, Alex e Nadson.
Suplentes: João, Branquinho, Miguel, Tomás, Guilherme, Rafa e Rafael.
Treinador: José Bizarro.
- Famalicão: Gabriel Souza, Joel Monteiro, João Faria, Nuno Diogo, Jorge Miguel, Fred Lopes, Anderson Silva (Rui Costa, 70'), Vítor Lima, Diogo Cunha (João Mendes, 70'), Fernando Araújo e Michael Thuíque (Feliz Vaz, 83').
Suplentes: Nuno Castro, Zé Pedro, Denner Barbosa, Zé Lucas, Feliz Vaz, João Mendes e Rui Costa.
Treinador: Dito.
Árbitro: João Capela (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Feliz Vaz (86').
Assistência: cerca de 1.000 espectadores.