Famalicão-Sporting, 0-1

Sporting segue em frente na Taça após vitória por 1-0

• Foto: Lusa

- Um golo de Markovic foi suficiente para o Sporting passar à próxima fase da Taça de Portugal (0-1). O Famalicão incomodou, mas não foi capaz de chegar ao golo

90' - Final do jogo! 

88' - Grande oportunidade para o Famalicão, com Correia, em zona de finalização e de cabeça, a rematar pouco por cima. Que perigo!!

85' - Entra Joel Campbell, sai Jefferson. Bruno César passa para lateral-esquerdo. No Famalicão entra Mendes e sai Vítor Lima.

77' - Amarelo a Joel, lateral-direito do Famalicão, após falta sibre Gelson.

73' Teria sido um grande golo de Gelson, mas a trivela saiu ao lado. Grande jogada.

70' - Substituição no Famalicão. Sai Chico e entra Correia.

64' - Lance de perigo para os leões, com Elias, em boa posição na esquerda, a rematar cruzado mas para defesa de Gabriel.

63' - Sai Alan Ruiz, entra Gelson Martins. Primeira substituição no Sporting.

61' - Gelson Martins, que recentemente se tornou internacional, foi chamado por Jesus.

56' - Novo lance de golo para o Famalicão, com Medeiros, após pontapé de canto, a cabecear à malha lateral. Os nortenhos vão ameaçando!


53' - Tal como na 1.ª parte, o Famalicão tenta contrariar o resultado. A equipa nortenha tem-se mantido em ataque continuado, ainda assim sem conseguir criar ocasiões claras de golo.

45' - Começa a segunda parte do jogo!


William continua a fazer exercícios de aquecimento e vai entrar para o lugar de Petrovic, que saiu com queixas na perna esquerda.

Intervalo! O Sporting recolhe aos balneários a ganhar por 1-0, com um golo de Markovic. O Famalicão teve uma oportunidade para empatar mas Beto opôs-se com uma grande defesa.


43' - Petrovic deitou-se no chão para receber assistência. Entretanto saiu do terreno do jogo com queixas. William já aquece pois o sérvio não está plenamente recuperado.

40' - Quase o segundo golo do Sporting! Elias, isolado, escorrega e não consegue a melhor finalização após grande passe de Alan Ruiz. 

33' - Grande defesa de Beto!! O guarda-redes impede o empate dos famalicenses após remate cruzado de Medeiros, que surgiu nas costas de João Pereira.


31' - Apesar de o Sporting parecer controlar os acontecimentos, o Famalicão continua a insistir, nomeadamente através de bolas paradas.

26'- Remate de André para boa defesa, mas o avançado estava fora-de-jogo.

21' - Remate de meia distância para boa defesa de Beto! Fico o aviso do Famalicão.


18' - O jogo permanece agora mais equilibrado, com o Famalicão a tentar reagir ao golo dos leões.

10' - Gooooolo do Sporting, Markovic! 
João Pereira passa para Elias, este faz chegar a bola a Markovic que, dentro da área, fuzila o guarda-redes do Famalicão. Está feito o primeiro golo da noite.

7' - Livre batido na direita e cabeceamento de Chico perto da barra. O primeiro lance de perigo foi para o Famalicão.

1' - Começou o jogo em Famalicão!

-
As equipas já estão no relvado. A qualquer momento principia o jogo.

- Confirma-se o onze do Sporting
adiantado por Record: Beto; João Pereira, Douglas, Paulo Oliveira e Jefferson; Petrovic, Elias, Markovic e Bruno César; Alan Ruiz e André

- Consulte a ficha de jogo em baixo.

O duelo terá lugar no Minho e será ajuizado por um… minhoto. Manuel Mota, dos quadros da Associação de Futebol de Braga, foi o árbitro eleito para este desafio. Natural de Vila Verde, fará, aos 39 anos, o 17.º jogo na prova-rainha.

O Sporting, por seu lado, já conquistou a Taça de Portugal por 16 vezes, a última das quais em maio de 2015, sob o comando de Marco Silva e já com Bruno de Carvalho na presidência.

Pelo meio, o Famalicão ainda perdeu mais duas vezes nos quartos de final: uma em 1976/77, por 1-0, contra o Sp. Braga; outra em 1980/81, mas por 5-0 e contra o FC Porto.

Em 1978/79, os leões de Milorad Pavic levaram a melhor em Alvalade, vencendo por 2-0 com golos de Vítor Manuel e Freire e eliminando os famalicenses então treinados pelo histórico argentino Mário Imbelloni.

A última, precisamente a de 2014/15, após a tal goleada de 4-0 sofrida em Alvalade; antes, em 2000/01, outra derrota, desta vez em casa e por 3-1. Então, Hélder ainda fez sonhar abrindo o marcador aos 22’. Mas um golo de Acosta (78’) e dois de Spehar (83’ e 89’) conduziram os leões em frente, sob o comando de Manuel Fernandes, o eterno capitão leonino, eliminado pelo FC Porto nas meias-finais...

Desde então, o melhor que o Famalicão conseguiu foram cinco presenças nos quartos de final. Curiosamente, acabou eliminado pelo Sporting em três delas…

O melhor registo dos minhotos nesta competição data de 23 de Junho de… 1946. Precisamente contra o Sporting. O resultado, esse, foi… desastroso: 11-0 para os leões do lendário Cândido de Oliveira, nas meias-finais de uma edição em que os verde e brancos levantariam o troféu após triunfo sobre o Atlético (4-2).

O Famalicão inicia a sua 58.ª participação em 75 edições da Taça de Portugal. Os minhotos somam 162 jogos na prova, contando 86 triunfos, 22 empates e 54 derrotas, com 302 golos marcados e 234 sofridos.

Ainda assim, só por uma vez fizeram a festa no Jamor. Foi em 2014/15, sob o comando de Marco Silva, após triunfo sobre o Sp. Braga no desempate através de penáltis; em 2011/12, pelo contrário, os leões perderam a final para a Académica (1-0), já com Sá Pinto no banco.

Defrontar o Famalicão costuma ser bom sinal para o Sporting. Das últimas duas vezes, por exemplo, os leões chegaram à final.

O último duelo entre ambos em Famalicão aconteceu em 2011/12, igualmente para a prova rainha e com o Sporting como vencedor: 2-0, com golos de Ricky van Wolsfwinkel, era Domingos Paciência o treinador dos leões.

O último confronto entre estas duas equipas data de 2014/15, também para a Taça de Portugal. Então, o Sporting recebeu e venceu o Famalicão, por 4-0, com golos de Carrillo, João Mário, Paulo Oliveira e Montero.

Trata-se do oitavo confronto entre estas duas equipas, na Taça de Portugal, com saldo esmagadoramente leonino: 7 vitórias noutros tantos desafios. Na Liga, prova na qual o Famalicão conta seis presenças, a última das quais em 1993/94.

Os leões têm duas baixas, ambas por lesão: Adrien Silva e Lukas Spalvis. Não há registo de jogadores suspensos entre os comandados de Jorge Jesus.

Rui Patrício está fora da convocatória, cedendo a titularidade a Beto. O guarda-redes não deverá ser o único a merecer honras de estreia. Marcelo Meli e Luc Castaignos estão convocados; Paulo Oliveira será titular pela primeira vez esta época e logo na sua terra natal e contra o clube onde começou.

Jesus vai fazer alterações na primeira equipa do Sporting, a pensar, sobretudo, no próximo confronto – com o Borussia Dortmund, terça-feira, em Alvalade, para a 3.ª jornada do Grupo F da Liga dos Campeões.

Será o primeiro jogo dos leões na prova rainha, mas os minhotos já tiveram de eliminar uma equipa para chegar à 3.ª eliminatória: 2-0 em Mosteiros, sobre o Mosteirense, com golos de Nailson e Diogo Cunha, o suficiente para eliminar esta equipa alentejana, do concelho de Arronches, a militar na Série F da 1.ª Divisão da A.F. Portalegre (6.º lugar atual).

O treinador do Sporting fixou a meta, um dia antes da estreia na presente edição da Taça de Portugal. "Queremos estar na final."

Jorge Jesus assumiu estar consciente de que o jogo possa não ser tão fácil quanto indica a teoria. "Vai ser difícil e acredito que possa haver momentos em que o Sporting passe por dificuldades", alertou. "Mas sei que temos mais que capacidade para passar à próxima fase", reconheceu.

O Famalicão não divulgou lista de convocados na véspera desde jogo. Carlão e Kisley estão lesionados; Daniel Marques está suspenso. Eis três baixas nas opções do novo treinador.

Vítor Lima, médio e capitão dos minhotos, foi porta-voz de um "grupo a viver um momento difícil" por estes dias. "Cabe-nos dar a volta por cima e fazer um bom jogo. São jogos que toda a gente gosta de jogar, são jogos motivadores e, às vezes, na Taça de Portugal acontecem surpresas", vincou.

Rui Silva foi o eleito para suceder a Ulisses, transitando da equipa técnica anterior para assumir o banco do Famalicão.

O Sporting está melhor mas também tem os seus problemas… Na última jornada da Liga viu o Benfica ampliar a vantagem para 3 pontos e ainda se deixou apanhar pelo FC Porto no 2.º lugar. Porquê? Porque… não aguentou uma vantagem de 3-0 aos 76 minutos (!) em Guimarães e acabou com apenas 1 ponto…

Ambas as equipas chegam a este jogo em fase descendente. O Famalicão é 18.ªda Liga, está em zona de descida, conta apenas dois triunfos em 10 jornadas e acabou de ver Ulisses Morais deixar o comando técnico.

Famalicão e Sporting estreiam-se na presente edição da Taça de Portugal, batendo-se em duelo no Estádio Municipal 22 de Junho, casa dos minhotos, a partir das 20h15.

-------------------------------------------------------------

FAMALICÃO-SPORTING, 20H15

- 3.ª eliminatória da Taça de Portugal
- Estádio Municipal de Famalicão
- Árbitro: Manuel Mota (Braga)

Famalicão (onze oficial): Gabriel Souza; Joel Monteiro, Vilaça, Nailson e Jorge Miguel; Vítor Lima, Diogo Cunha e André Perre; Diego Medeiros, Feliz e Chico

Suplentes: 

Treinador: Rui Silva

Sporting (onze oficial): 
Beto; João Pereira, Douglas, Paulo Oliveira e Jefferson; Petrovic, Elias, Markovic e Bruno César; Alan Ruiz e André

Suplentes: Pedro Silva, Castaignos, Meli, Campbell, Bas Dost, Gelson e William

Treinador: Jorge Jesus

Por Alexandre Moita
20
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Taça de Portugal

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0