Record

FC Porto: Com Deco foi «outra loiça»

DESEMPENHO DA EQUIPA FRENTE AO SPORTING

DECO (4) -- Mesmo a meio gás, Deco demonstrou que, com ele, o meio-campo portista é "outra loiça". Demorou a entrar no jogo, deu até a ideia de falta de ritmo. Aos 26' fez-se notar pela primeira vez, com um cruzamento soberbo ao segundo poste, para Jardel. Na segunda parte foi quase sempre ele a pegar no jogo, a segurar a bola quando o Sporting procurava pressionar ou acelerar o ritmo quando as circunstâncias o exigiam. Seria, ainda, ele a dar o "xeque-mate" no jogo, com uma execução soberba de um livre directo que deixou Schmeichel "pregado" à relva e fez a bola entrar no canto superior esquerdo da baliza deste.

Não foi posto à prova

VÍTOR BAÍA (3) -- Logo aos 7' executou o pontapé de baliza com o pé direito (o joelho operado foi justamente o direito), mas fê-lo a medo e pareceu ressentir-se. O certo é que não voltou a repetir a graça. Sem confiança para sair aos cruzamentos, mas o ataque do Sporting não chegou para testar o seu actual momento.

Sem pernas para Mpenza

SECRETÁRIO (2) -- Muitas dificuldades a defender, sem pernas para a velocidade de Mpenza, e sem arriscar subir. Mesmo em má condição física, bastaram a presença na final e na finalíssima da Taça para ir ao Europeu, o que diz bem da pobreza do futebol português a nível de laterais.

Consistência à defesa

JORGE COSTA (3) -- Uma exibição discreta, mas pautada pela eficácia. Sem menosprezo para Ricardo Silva, o capitão portista deu outra consistência à defesa. O ataque leonino esbarrou sempre numa parede quando tentou romper pelo eixo da defesa portista.

Intransponível no «jogo aéreo»

ALOÍSIO (3) -- Exibiu-se ao mesmo nível da final de domingo. Logo no primeiro quarto de hora safou com mestria duas "bombas" de André Cruz (um livre e um canto). Intransponível no "jogo aéreo", raramente perdeu um lance em despique directo com Ayew e os avançados leoninos. Parece incrível, mas acaba a época em boa forma.

Ninguém passa

ESQUERDINHA (3) -- Logo aos 13' ofereceu o golo a Jardel com um cruzamento perfeito. Menos ousado a subir do que é habitual, pôde concentrar-se em tarefas defensivas. Ganhou claramente os duelos com Edmilson e Mpenza. Pela Esquerdinha ninguém passou.

Esteve «em casa»

CHAÍNHO (3) -- Como trinco único ficou com seu raio de acção mais condicionado. Como defende bem melhor do que ataca, esteve como em sua "casa". Neutralizou o génio de Pedro Barbosa e teve sempre "pulmão" para compensar o défice de marcação dos médios criativos.

Sem acertar com Drulovic

CLAYTON (3) -- Entrou mal no jogo, sem encaixar a sua movimentação com a de Drulovic. Aliás, para ser rigoroso, nunca o chegou a fazer. No entanto, esteve ligado aos dois golos do FC Porto, ao marcar o primeiro com a "colaboração" de Schmeichel e ao sofrer a falta que originou o segundo.

Um «bombom» pela frente

CAPUCHO (3) -- Apanhou pela frente um "bombom" (Rui Jorge) a defender e obrigou Vidigal e André Cruz (depois Quiroga) a "dobrarem" o companheiro. Aos 58' foi à linha oferecer o golo a Clayton. Inspirado, teria explorado melhor o "buraco" no lado esquerdo da defesa leonina.

Demasiado «espremido»

DRULOVIC (2) -- Acaba a época "espremido", sem frescura física. Além disso, nunca se deu bem a partilhar (com Clayton) um flanco que costuma ser dele. Saber teve sempre "mais pernas" do que ele. Nem quando derivou para o meio as coisas lhe saíram bem.

Muito perdulário

JARDEL (2) -- Podia ter resolvido o jogo na 1ª parte - aos 13', de cabeça, a cruzamento de Esquerdinha (daqueles que não costuma falhar); aos 36', isolado frente a Schmeichel, driblou-o e chutou à rede lateral; aos 42' deixou escapar a bola, isolado frente ao guardião dinamarquês. Incrível como não conseguiu explorar as debilidades físicas de André Cruz...

Participar na festa

ALESSANDRO, DOMINGOS E RUI BARROS -- Fernando Santos fez questão que participassem na festa. O jogo estava resolvido.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Taça de Portugal

Notícias

Notícias Mais Vistas

M