Francisco Agatão: «Não vamos só defender»

Treinador falou em vésperas do ‘sonho’ açoriano

• Foto: António Araújo

Um Praiense humilde, capaz de aguentar a pressão inicial e inteligente quando tiver a bola no pé: eis a receita de Francisco Agatão para o embate da Taça de Portugal frente ao Sporting. Em conversa com Record, o técnico dos açorianos, que um dia após o jogo completa 56 anos, não tem pejo em admitir o favoritismo dos leões, mas quer que a sua equipa saiba aproveitar "o dia histórico" que o clube vai viver em Alvalade.

"Desde que saiu o nome do Sporting que nos temos motivado. Com o aproximar do jogo, é natural que essa mesma motivação seja cada vez maior. Estamos com uma vontade tremenda!", começou por dizer, rematando: "Temos de ser, acima de tudo, humildes, respeitar a superioridade do adversário. Mas queremos que as pessoas conheçam aquilo que somos capazes de fazer, sabendo que os primeiros minutos serão essenciais. Um dos segredos passa por não sofrer nesse período. Depois, temos de ser inteligentes quando tivermos a bola nos pés, olhando sempre para a frente, para as transições. Porque não vamos a Alvalade apenas para defender. E também queremos aproveitar o facto de o Sporting poder apresentar alguns jogadores menos ritmados."

Ainda se lembra dele?

Francisco José de Matos Agatão, natural de Beja e nascido a 18 de novembro de 1960. No futebol, destacou-se como jogador no Boavista e Estrela da Amadora, depois de passagens por Zona Azul Beja, Despertar, Desp. Beja e Elvas. Terminou a carreira no Estoril, no final da época 1995/96.

Surge, depois, a carreira de treinador, como adjunto de Carlos Manuel: começa no Salgueiros, salta para... o Sporting, onde não acaba a temporada 1997/98, e ainda o acompanha na aventura no Irão, no Sanat Naft (2015/16). Antes, já havia liderado o futebol do Operário Lagoa durante sete anos e meio. O regresso à ilha aconteceu esta época, estando neste momento a comandar a Série E do Campeonato de Portugal.

Por Bruno Fernandes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Taça de Portugal

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.