O Cova da Piedade garantiu este domingo o apuramento para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, derrotando o GRAP Pousos por 4-1, num jogo que Edinho resolveu com dois golos, mas saiu lesionado com bastante gravidade.
O internacional português, de 38 anos, foi determinante para a qualificação do Cova da Piedade, marcando os dois primeiros golos, mas terminou o jogo de forma dramática, após um choque e foi transportado de ambulância até ao hospital de Leiria. Segundo o treinador António Pereira, a lesão na perna esquerda ditará o fim da carreira.
Nos Pousos, concelho de Leiria, a equipa da Segunda Liga fez valer os créditos frente ao último classificado da Série E do Campeonato de Portugal. Sentiu, contudo, dificuldades e teve de esperar pelo sentido de oportunidade de Edinho.
As duas equipas estão a começar mal os campeonatos -- vinham de duas derrotas consecutivas --, mas, mesmo nas últimas posições da Segunda Liga e trocando sete jogadores relativamente à partida anterior, o Cova da Piedade mostrou-se superior desde o início: Miguel Rosa quase inaugurou o marcador aos 3 minutos, com um remate perigoso por cima, e Edinho, aos 6 minutos, também falhou o alvo por pouco.
A equipa de António Pereira parecia decidida a resolver cedo a eliminatória frente ao último classificado da série E do Campeonato de Portugal, mas o GRAP Pousos fechou-se e recuou muito, criando uma muralha à frente da baliza.
O conjunto da casa só ultrapassou o meio campo praticamente aos 20 minutos, mas quase marcou, numa falha de Bruno Bernardo que deixou Vareta isolado. Valeu a saída rápida do guardião Iuri Miguel.
Circulando a bola entre Pepo, Miguel Rosa, João Patrão e Gonçalo Maria, os forasteiros tentavam furar, mas ninguém descobria forma de servir Edinho.
Contudo, sempre que a equipa dos Pousos arriscava um pouco, abria espaços e o Cova da Piedade criava perigo.
Aos 34 minutos, Miguel Rosa cabeceou à figura do guarda-redes em boa posição e aos 50 foi Edinho a desviar para a barra.
A defesa dos Pousos mostrava insegurança quando o jogo acelerava e o golo acabou por surgir dessa forma, aos 52 minutos: cruzamento da esquerda de Gonçalo Maria e Edinho aproveitou a hesitação da defesa e guarda-redes para fazer o 1-0 com um toque de cabeça.
O GRAP Pousos tentou reagir, mas foi o Cova da Piedade que tornou a marcar. Novo cruzamento da esquerda e Edinho elevou para 2-0 aos 65 minutos, novamente de cabeça.
A tarde parecia de glória para Edinho: aos 76 minutos, o avançado preparava-se para fazer o 'hat-trick' de grande penalidade, mas Ângelo Martins defendeu e, na recarga, o choque entre ambos provocou fratura da tíbia e perónio ao internacional português, que saiu do campo de ambulância.
Com a história do jogo marcada pelo momento dramático, o Cova da Piedade, reforçou o apuramento para a próxima eliminatória com mais dois golos, por Gonçalo Maria, reduzindo o GRAP Pousos por intermédio de Daniel Pinto.
Após o final, o ambiente ainda aqueceu, com desacatos no balneário do GRAP Pousos, que levaram à intervenção da polícia. Fonte da PSP avançou que, na sequência da ocorrência, foram identificados o presidente e o treinador da equipa da casa.
Jogo no Campo da Charneca, Pousos, Leiria.
GRAP-Cova da Piedade, 1-4
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Edinho, 52 minutos.
0-2, Edinho, 65.
0-3, Gonçalo Maria, 90+4.
0-4, Gonçalo Maria, 90+8
1-4, Daniel Pinto, 90+10
Equipas:
- GRAP: Ângelo Martins, Yago, Chico, Capão, Denilson, Carlos Branco, Bacar Sanhá (Filipe Moreira, 68), Pedro Lima, Marcos Vareta (Ronaldo, 84), Vítor Pedro e Luisinho (Daniel Pinto, 74).
(Suplentes: Gonçalo Carmelo, Daniel Gregório, Filipe Moreira, Ronaldo, Busqueti e Daniel Pinto).
Treinador: Ricardo Monsanto.
- Cova da Piedade: Iuri Miguel, João Amorim, Zarabi, Bruno Bernardo, Filipe Maio, Thabo Cele, Miguel Rosa, Pepo, João Patrão, Gonçalo Maria e Edinho (Arnold Nkufo, 86).
(Suplentes: Cléber Santana Jiayu Chen, Gonçalo Tavares, Yan Paixão, Hugo Machado, Arnold Nkufo e Femi Balogun).
Treinador: António Pereira.
Árbitro: João Bento (AF Santarém).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bacar Sanhá (27), Edinho (43) Zarabi (45+3) e Denilson (76).
Assistência: Jogo disputado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.
Técnico do Ac. Viseu muito agradado com exibição da equipa apesar da eliminação da Taça
Viseenses no cúmulo da eficácia e duas vezes em vantagem, mas Samuel Lino entrou para decidir
Treinador do Gil Vicente satisfeito pelo apuramento para os 'quartos' da Taça de Portugal
Concluída mais uma fase da prova rainha
Siga ao minuto tudo o que se passa nos principais campeonatos
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Marisol Doyle entrou na Justiça contra o extremo do Boca Juniors
Apesar de ter contrato válido até 2022 com o clube argentino, antigo jogador do Benfica pode rumar a outro destino
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.