A equipa da casa, que disputa o Campeonato de Portugal, jogou com dez elementos a partir dos 52 minutos
Um golo de Irobiso permitiu este domingo ao Cova da Piedade avançar para a quarta ronda da Taça de Portugal, ao vencer por 1-0 no terreno do Mortágua, em inferioridade durante a segunda parte.
O Cova da Piedade, da 2.ª Liga, chegou ao golo por intermédio de Irobiso, aos 62 minutos, numa altura em que o Mortágua, do Campeonato de Portugal, jogava com menos um elemento, após expulsão de Tagui, aos 52 minutos.
Numa partida que opôs duas equipas que militam em escalões diferentes, os da casa agigantaram-se e tentaram jogar de igual para igual com o Cova da Piedade, que precisou de 30 minutos para conseguir criar a primeira oportunidade de golo.
À meia hora, o médio Silas conduziu a bola pelo corredor esquerdo, cruzando para Robson Shimabuku que, de cabeça, obrigou o guarda-redes Mauro Leal a empregar-se a fundo.
Os anfitriões tentaram ripostar como podiam, ganhando na raça alguns lances a meio-campo, no entanto, tal não foi suficiente para que o guarda-redes dos visitantes fosse verdadeiramente incomodado ao longo de toda a primeira parte.
No segundo tempo, com o marcador a zero, o Mortágua viu-se reduzido a 10 jogadores aos 52 minutos, depois da expulsão de Tagui, por acumulação de amarelos.
Os visitantes empurraram o Mortágua para a sua zona defensiva e, aos 62 minutos, Rui Varela cabeceou ao poste da baliza, sobrando depois a bola para o recém-entrado Irobiso que empurrou para o golo.
Mesmo reduzido a 10 unidades, o Mortágua ainda tentou dar luta ao Cova da Piedade, mas os visitantes conseguiram assegurar a vitória e carimbar a passagem à próxima fase da Taça de Portugal.
Jogo no Estádio da Gandarada.
Ao intervalo: 0-0
Marcador: 1-0, Irobiso, 62.
Mortágua: Mauro Leal, Diogo Ribeiro, Miguel Rodrigues, Sérgio Alves (Moacir, 72), Mauro Cunha, Pitéu (Reis, 85), Castro, Mickael, Tagui e Ruben Martins e João Vasco (Fábio, 81).
Suplentes: Tiago, Fábio, Reis, João Silva, Finta, Tiago Pereira e Moacir.
Treinador: Maná.
Cova da Piedade: Guilherme, Chico Gomes, Danielson, Miguel Ângelo, Carlos Alves, Siaka Bamba (Bruno Bernardo, 46), William Soares, Robson Shimabuku (Ricardo Barros, 76), Silas, Dieguinho (Irobiso, 56) e Rui Varela.
Suplentes: Rui Dabô, Evaldo, André Carvalhas, Godinho, Ricardo Barros, Irobiso e Bruno Bernardo.
Treinador: Alexandre Santana.
Árbitro: Pedro Vilaça (Viana do Castelo).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Siaka Bamba (15), Mickael (23), Tagui (34) e (52), Danielson (45), Dieguinho (50), Diogo Ribeiro (64), Robson Shimabuku (67), Moacir (87) e Mauro Cunha (90). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Tagui (52).
Assistência: 500 espectadores.
No ano passado, malapeiros só caíram nos 'quartos'; única vitória desta época foi na prova rainha
Siga as incidências deste jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal
Ainda assim, o técnico Tiago Leite está ciente das dificuldades que os açorianos irão causar este sábado
Consulte as opções iniciais de José Mourinho e de Filipe Martins para o duelo de hoje
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida