"São duas equipas muito equilibradas, não há grande diferença entre os plantéis. O Benfica tem uma forma de jogar diferente, gosta de ter bola, tem um jogo mais apoiado, depende de dois ou três jogadores que se estiverem bem a equipa funciona", afirmou à margem da apresentação de uma iniciativa de apoio ao futebol amador.
Já o FC Porto "joga como um todo, uma equipa pragmática, que estuda bem os adversários, que aposta mais em ataques rápidos e que tem jogadores de qualidade", destacando Corona, Otávio, Danilo, Alex Teles e o "'xerife' Pepe".
"Vencerá aquele que conseguir impor o seu futebol e que não deixe que a outra equipa consiga jogar da forma habitual", previu.
Simão Sabrosa lembrou que esteve presente na última final da Taça de Portugal entre as duas equipas, em 2004, que o Benfica de José António Camacho venceu (2-1, após prolongamento), com o golo da vitória a ser marcado pelo próprio.
"Ganhámos a uma equipa fantástica do FC Porto [de José Mourinho], que iria ganhar a Liga dos Campeões uns dias depois", frisou, recordando que, tal como agora, em 2004, o FC Porto também tinha sido campeão.
"De facto, o FC Porto já tinha sido campeão, a equipa que tinha e ia jogar a final da Liga dos Campeões, era normal ser o favorito. Mas, há sempre os 90 minutos, situações que acontecem em campo que não estão previstas, há o improviso e a qualidade da equipa contrária", disse.
Para Simão Sabrosa, essa vitória deveu-se à crença dos jogadores: "nós ganhámos porque acreditámos".
Numa análise ao campeonato que agora terminou, Simão considerou que o FC Porto foi "um justo vencedor".
"Não sei o que aconteceu para os problemas do Benfica e para ter perdido a vantagem pontual. Sei que não começou bem após a retoma, sentiu imensas dificuldades a nível de entrosamento da equipa, [mas] os jogadores não perderam qualidade", disse.
O antigo jogador disse que os primeiros quatro classificados tiveram "imensas dificuldades" no início após a retoma.
"Se olharmos para os jogos dos quatro primeiros classificados, perderam muitos pontos. As equipas tiveram muito tempo paradas, os jogadores em casa com treinos individuais e quando voltaram a treinar sentiram muitas dificuldades em atingir o nível em que estavam, parecia mais o início de uma pré-época", disse Simão, à margem da apresentação do projeto "Futebol Bonito 2020", iniciativa da Betclic que pretende apoiar o futebol amador.
Comissão de Instrutores propõe castigos para Sérgio Conceição, Vítor Baía e Rui Cerqueira no caso com Frederico Varandas após clássico de fevereiro. Processo partiu de queixa do Sporting
Fila dá a volta ao recinto portista neste início de tarde
Se o Tondela vencer a Taça dos bracarenses são relegados para a Conference League e os vitorianos ficam excluídos da Europa
Equipamento com que o clube vai jogar a final da prova rainha, a 22 de maio, frente ao FC Porto, levará "uma inscrição diferente"
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos
Maxi Rolón, de 27 anos, seguia no carro com o irmão, que também faleceu
Vínculo termina em 2023
Gabinete fica na Avenida da Boavista, não muito longe das instalações da Gestifute, no Bom Sucesso