Lágrimas, euforia e até confrontos: assim foi a festa do Sporting entre o Jamor e Alvalade

Milhares de adeptos leoninos celebraram a conquista da Taça de Portugal

Que ambiente de loucura em Alvalade! E quem diria que assim fosse depois de um início de época tão atribulado? Pois bem, aproximadamente 30 mil adeptos foram à sua ‘Alegre Casinha’, como diz a canção dos Xutos & Pontapés que fez furor no estádio esta madrugada de domingo, para receberem a equipa do Sporting, que surgiu perante o público por volta das 23h30... E que receção!

00h48 - Está encerrada a festa, os jogadores já estão a sair do estádio nas respetivas viaturas.

00h36 - "É um sonho. Assim que pude voltar voltei. E ganhar uma taça nos primeiros 4 meses foi o melhor que já me aconteceu na minha carrieira. A entre-ajuda que temos, cheguei em janeiro mas senti que todos se davam bem, o grupo é muito alegre e unido", conta Tiago Ilori.

As melhores imagens da festa do Sporting em Alvalade
00h23 - Uma mulher foi assistida pelos bombeiros e sai de maca.

00h25 - "Estou muito feliz. Ficar de fora? Foi pior que estar lá dentro, é muito sofrimento, mas tivemos um ano muito duro e o clube está a renascer. As pessoas não sabem o que se passou... Levantar duas taças é importante para o futuro. Já estou apto mas não quis arriscar porque quero continuar a jogar futebol. O grupo sempre acreditou. O objetivo principal não conseguimos, que era o campoenato, mas pelo menos as duas taças ficaram em casa. O Bruno Fernandes? Ninguém sabe quem fica e quem sai. Ele é um jogador de top ao nível mundial, gostamos de o ter cá, sei que é difícil, um jogador assim todos os clubes querem, mas vamos ver o que acontece", explica Battaglia.


Adeptos e polícia envolvem-se em confrontos durante a festa do Sporting
00h22 - Em Alvalade jogadores e adeptos cantam 'O Mundo Sabe Que'.

00h19 - "Vocês querem mais, nós também queremos mais. Temos de continuar unidos, jogadores e adeptos. Só assim vamos conseguir fazer mais e melhor", diz Bruno Fernandes aos adeptos.

00h17 - Marcel Keizer preparava-se para falar aos adeptos quando estalaram confrontos numa bancadas entre os adeptos e a polícia de intervenção. Foram arremessados objetos e cadeiras.

Confrontos


00h15 - Jogadores levantam a Taça de Portugal e mostram-na aos adeptos!

00h12 - Momento de apoteose! O capitão Bruno Fernandes entra com a Taça de Portugal ganha esta tarde no Jamor. Também ele recebe vénias da bancada...

00h10 - Chega Marcel Keizer, que acena para as bancadas; alguns adeptos fazem-lhe vénias.

00h07 - Seguem-se os vários elementos da equipa técnica...

00h00 - Muitos aplausos para o guarda-redes Renan Ribeiro!

11h58 - Luiz Phellype desfila de telemóvel em riste, filma tudo.

23h56 - Grande ovação para Bas Dost! O holandês agradece.

23h48 - Continuam a desfilar os jogadores, sempre efusivamente aplaudidos pelos adeptos.

23h46 - Segue-se Coates, acompanhado pelos filhos.

23h44 - Os jogadores começam a subir ao relvado, são chamados um a um pelo speaker. Entra Tiago Ilori com a filha ao colo.

23h33 - A Taça da Liga, ganha este ano pelo Sporting, está colocada no palco, à espera da Taça de Portugal.

23h29 - É Wendel quem leva a Taça; no estádio estão cerca de 20 mil adeptos, segundo a CMTV.

23h27 - O autocarro chega ao estádio; os jogadores saem e são recebidos por amigos e familiares.

23h19 - O autocarro está a caminho de Alvalade e é saudado com buzinadelas por parte dos outros automobilistas.

23h08 - A mensagem de Wendel.



23h05 - O autocarro sai do Jamor rumo a Alvalade.

23h02 - Luiz Phellype aproveitou para mandar um recado: "Um abraço aos que iam ao meu Instagram e diziam que eu tinha de voltar para segunda divisão." Bruno Fernandes, a brincar, diz que eles tinham razão... 

23h01 - Bruno Fernandes manda um abraço para os companheiros do Sporting que estão na seleção de sub-20.

20h57 - Ristovski pegou no microfone e, sobre Bruno Fernandes, disse: "A primeira coisa é que este senhor deve ficar para a próxima época porque senão estamos f..."

20h54 - No interior do autocarro Bruno Fernandes faz divertidas entrevistas aos companheiros de equipa... "Wendel, o André Pinto está a perguntar se lhe podes dar boleia para casa...", atira o médio. O brasileiro responde: "Não, não, vou de Uber!"

22h47 - Raphinha dedica a Taça de Portugal aos adeptos.



22h46 - No Jamor está tudo a postos para a saída do autocarro, que será acompanhado por batedores da PSP e da GNR.

22h44 - Gudelj mostrou-se eufórico nas redes sociais.



22h30 - As portas do estádio abriram há cerca de meia hora e já há muitos adeptos no interior do recinto; no relvado está montado um palco para receber os heróis.

22h19 - Renan Ribeiro deixou uma mensagem aos adeptos leoninos nas redes sociais.



22h15 - Há uma autêntica romaria nas imediações de Alvalade. Milhares de adeptos estão a dirigir-se ao estádio para receber a equipa.

22h13 - Frederico Varandas já falou do episódio com Sérgio Conceição.

22h05 - Com a conquista desta tarde, o Sporting chegou às 17 Taças de Portugal e superou o FC Porto neste particular.

22h01 - O autocarro deixa agora o Estádio do Jamor. Segue-se uma viagem de pouco mais de três horas até à Invicta, onde devem chegar já madrugada dentro.

Bernardo Ribeiro: «Um herói que parecia improvável há pouco tempo»
21h42 - Acuña: "Feliz e feliz por ele [Battaglia], que está recuperado. Obrigado a todos os adeptos. O que se passou no ano passado é passado."

21h40 - Battaglia: "Foi difícil sofrer por fora. Parabéns a toda a equipa. Isto vai para os adeptos. Cá estamos, aconteceu muita coisa e seguimos aqui."

21h38 - Paulinho, uma das figuras mais acarinhadas pelos adeptos, também falou após a conquista da Taça. "Foi contra os que atacaram a equipa o ano todo. Foi para as pessoas que atacaram a equipa, este treinador, o presidente. Foi contra aqueles que nos meteram ferros."

Sporting ultrapassa FC Porto em Taças de Portugal e chega à meia centena de títulos no futebol
21h35 - Raphinha: "O champanhe foi bom para comemorar a vitória. Lutámos desde o primeiro minuto. Sabemos o que passámos ao longo do ano, a vitória foi bem merecida. Fomos muito desacreditados no início da época. Ouvi pessoas a dizerem que ficaríamos do 10.º para baixo. É para calar os críticos. No campo, lutamos sempre para conseguirmos os melhores resultados possíveis. No ano passado, acompanhei a final da Taça e eles não conseguiram sair com a vitória. Isto é para todos os adeptos que também estiveram no Jamor no ano passado"

21h32 - "Senti uma enorme alegria, por mim e por todos os sportinguistas, que merecem mais do que ninguém o que aqui aconteceu. Foi uma vitória justa e sofrida", constata Rogério Alves, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting.

21h30 - Wendel começa por se recusar a falar com os jornalistas, mas acaba por dizer umas palavras: "Foi um triunfo bom, lutámos, foi um ano difícil, com troca de presidente, de treinador, mas demos a volta por cima e conseguimos ganhar duas taças. A carta? Agora sou obrigado a tirar..."

21h28 - "Foi uma época positiva. O Sporting ganhou a Taça de Portugal, um troféu importante, e até podia ter lutado pelo campeonato. O presidente mandou o treinador embora, saiu o Nani... Mas há que respeitar essas decisões, mas no fundo acho que foi uma época positiva", sublinha Sousa Cintra, antigo presidente dos leões.

21h23 - A equipa do Sporting vai para Alvalade. O clube informa que as postas abrem às 22 horas e que a entrada no estádio deverá ser feita pelas portas 2, 3 e 4.



21h08 - No exterior os adptos do Sporting vão fazendo a festa.

21h06 - "Chegámos aqui com muito trabalho e sempre acreditámos. Crescemos muito como equipa", constata Tiago Ilori.

21h05 - Os adeptos do Sporting vão deixando as bancadas...

21h03 - "É mais difícil estar fora do que dentro. Isso não conta. O que conta é termos vencido a Taça. É um sonho para todos os adeptos. Isto é um trabalho de todos juntos. Hoje festejamos, na próxima época estamos mais fortes. Penálti falhado por Bas Dost? É normal, faz parte do futebol", explica Ristovski.

21h02 - "Felizmente, viu o seu trabalho ser recompensado com mais um bom jogo, mais um dia decisivo nos penáltis. A confiança no Renan é igual à de Salin, Max ou Diogo Sousa. Em relação aos penáltis, há um estudo, os jogadores são analisados e definimos uma estratégia que tem dado resultados, temos levado a água ao nosso moinho. Merecemos ser felizes pelo que passámos este ano. É uma emoção muito grande, é o meu 10.º título com uma camisola do Sporting. Isto agora é um sofrimento desmedido", elogia Nelson, treinador de guarda-redes do Sporting.

21h01 - Os jogadores do Sporting posam para as fotos com as famílias.

21h00 - "Era supermerecida a nossa vitória. As estatísticas mostram que fomos superiores. É cruel porque é um grupo de trabalho que fez de tudo para ganhar esta Taça de Portugal, era merecido. Sentimos muito o nosso clube, a nossa profissão, trabalhámos de uma forma incrível para ganhar, mas perdemos nos penáltis. A vida é feita disto, estas derotas custam muito mas vai tornar-nos mais fortes no futuro", admite Sérgio Conceição.

20h56 - A família de Sérgio Conceição abraça-o no relvado.

Conceição com a família


20h55 - Os jogadores do Sporting mostram a Taça de Portugal aos adeptos, que não arredam pé.

20h54 - "Só temos de agradecer aos nossos adeptos, eles ajudaram-nos muito, esta conquista é deles", garante Bruno Fernandes.

20h52 - Os jogadores do Sporting fazem a festa no relvado; Raphinha acaba de dar um banho a Marcel Keizer com uma garrafa de champanhe... O presidente Frederico Varandas também não escapa.

20h51 - "Foi um jogo bem disputado, estivemos por cima no jogo, podíamos ter saído daqui com um resultado amplo e não conseguimos. É sempre difícil perder assim...", lamenta o portista Danilo.

20h50 - "Estou muito contente, dedico ao Battaglia, que está lesionado, e a todos os adeptos", frisa Acuña.

20h49 - "Sabíamos o que aconteceu no ano passado e queríamos muito vencer. Foi muito bonito ganhar aqui, mesmo depois de sofrer", confessa Coates.

20h45 - Os adeptos do Sporting não arredam pé; Bruno Ferandes recebe a Taça de Portugal das mãos de Marcelo Rebelo de Sousa e ergue-a, em apoteose. Chovem confetis!

20h43 - Frederico Varandas está novamente a chorar. Também ele recebe uma medalha.

Varandas a chorar


20h42 - Os jogadores do Sporting já estão na tribuna; Frederico Varandas abraça cada um deles. 

20h39 - A equipa do Sporting sobe a escadaria, com os adeptos eufóricos. Vão receber o troféu.

20h38 - Sérgio Conceição não cumprimenta Frederico Varandas; instantes depois o treinador do FC Porto segreda-lhe algo.

Conceição e Varandas


20h37 - Os jogadores do FC Porto cumprimentam as personalidades que estão na tribuna, incluindo o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Pinto da Costa tenta consolá-los.

20h34 - Sérgio Conceição vai consolando os seus jogadores, que agora se preparam para subir à tribuna e receber as medalhas.

20h32 - "É preciso um pouco de sorte, os rapazes hoje estiveram incríveis. O espírito foi impressionante, o crédito é todo deles", garantiu Marcel Keizer.

20h31 - "Este jogo foi muito emocional, consegui ser forte. Aproveitei o trabalho que faço com o Nelson, que é muito chato mas é um grande treinador", afiança Renan.

20h30 - "Este foi o ano mais incrível da minha vida, é muita felicidade", diz Luiz Phellype.

20h27 - Sérgio Conceição está cabisbaixo, a chorar.

20h26 - Os jogadores do Sporting choram; Bas Dost cumprimenta os companheiros um a um.

20h25 - O presidente Frederico Varandas não evita a emoção na tribuna presidencial.

20h24 - A alegria dos jogadores do Sporting contrasta com a tristeza dos futebolistas e dos adeptos do FC Porto. Há lágrimas nas bancadas.



20h22 - Marcel Keizer está completamente eufórico; o treinador abraça Bruno Fernandes.

- Com uma vitória sobre o FC Porto, conseguida nos penáltis, o Sporting voltou a celebrar no Jamor, conquistando a sua 17.ª Taça de Portugal - os leões passam a ser a segunda equipa mais titulada no Jamor, apenas atrás do Benfica, que tem 26. E depois da festa em campo, pelos dois golos marcados, segue-se uma noite que certamente será de celebração em Lisboa e um pouco por todo o país e que poderá seguir a par e passo a partir de agora.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Taça de Portugal

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.