Sporting-Vilaverdense, 4-0: Leões apurados para os quartos-de-final da Taça

Costa-marfinense brilhou e Gelson Martins acrescentou o toque de classe em Alvalade

• Foto: Paulo Calado

O resumo do Sporting-Vilaverdense (4-0)
20H50 - FINAL DA PARTIDA! O Sporting avança para os 'quartos' da Taça de Portugal, depois de bater facilmente o Vilaverdense (4-0). Doumbia foi a estrela que mais brilhou, ao assinar um hat trick, enquanto Gelson Martins saltou do banco para dar um toque de classe e acrescentar mais um golo.

90' -
Mais dois minutos para se jogar em Alvalade.

88' - GOLOOO DO SPORTING! Doumbia assiste e Gelson Martins mete o turbo para ultrapassar a defesa do Vilaverdense e ampliar ainda mais a vantagem dos leões. Mais um lance fantástico do extremo, que até começou a partida no banco.

87' -
Acuña chega-se à frente e faz um remate perigoso, mas Pedro Freitas responde com uma bela defesa.

81' -
O Vilaverdense continua à procura do golo de honra, mas não está a conseguir criar perigo junto da baliza de Salin. Já o Sporting limita-se a controlar as incidências sem grandes dificuldades.

78' - Joel Silva entra para o lugar de Ahmed.

77' - Quase o quarto!
Contra-ataque rápido dos leões, com Acuña a começar por obrigar Pedro Freitas a uma defesa complicada. Na recarga, Ristovski atirou por cima.

75' - GOLOOO DO SPORTING! Gelson serve Ristovski e o lateral serve... Doumbia, que completa o hat trick frente ao Vilaverdense. Será, certamente, um dos 'tris' mais fáceis da carreira do costa-marfinense.

73' - Acuña entra para o lugar de Iuri Medeiros.

73' -
Podence aparece em grande posição, mas remata ligeiramente o lado e desperdiça uma excelente oportunidade para ampliar a vantagem do Sporting.

68' -
Elísio entra para o lugar de André Soares.

64' - GOLOOO DO SPORTING! Que lance sensacional de Gelson Martins, a tirar um adversário da frente com uma grande finta, antes de servir Doumbia, que voltou a só ter de encostar. Tudo simples e bem feito.

62' -
Doumbia cabeceia contra Nené, que afasta o perigo para canto de qualquer maneira. O Sporting está claramente por cima nesta altura e controla a seu bel-prazer.

61' - Latyr entra para o lugar de André Salvador.

60' - Podence e Gelson Martins entram para o lugar de Alan Ruiz e Bryan Ruiz.

57' - Amarelo para Ibraima.

55' -
Henrique com um remate acrobático por cima, sem incomodar Salin de qualquer forma. O Sporting vai controlando, mas o Vilaverdense mantém a esperança viva.

53' -
Livre potencialmente perigoso para o Vilaverdense, mas Salin sobe mais alto do que toda a gente para controlar o lance.

51' - Que defesa!
Doumbia, outra vez na sequência de um canto, obriga Pedro Freitas a uma grande intervenção. O Sporting pressiona à procura do segundo golo para descansar na frente.

48' -
Alan Ruiz faz já o primeiro aviso no reatamento e obriga Pedro Freitas a uma defesa algo complicado. Doumbia ainda tentou atacar o ressalto, mas estava em posição irregular.

20H03 - ARRANQUE DA SEGUNDA PARTE!

19H47 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE!
O Sporting vai para o descanso em vantagem, depois de uma ponta final dos primeiros 45 minutos muito polémica. O Vilaverdense ficou a queixar-se de um lance na área de Salin e, na resposta, os leões abriram o ativo por intermédio de Doumbia.

45' - GOLOOO DO SPORTING! Na resposta à jogada polémica, Bryan Ruiz viu Pedro Freitas negar-lhe o golo com uma grande defesa, mas Doumbia limitou-se a encostar para o fundo das redes com a equipa do Vilaverdense a olhar.

44' - Lance muito polémico na área do Sporting. André Pinto começou por cortar um cruzamento com o braço e, na sequência, Tobias Figueiredo parece ter tocado com o braço e travado Zé Pedro dentro da grande área. Muitas queixas do Vilaverdense...

40' - À trave outra vez!
Agora foi a vez de Tobias Figueiredo atirar à barra da baliza defendida por Pedro Freitas, outra vez na sequência de um canto. O guardião do Vilaverdense ficou a olhar e a bola ia quase para o fundo das redes...

38' - Que perdida!
Alan Ruiz atira de primeira na cara de Pedro Freitas, mas o remate sai ao lado. Grande oportunidade desperdiçada pelo argentino, que tinha tudo para inaugurar o marcador em Alvalade.

35' - De trivela!
Alan Ruiz remata em jeito e a bola passa a poucos centímetros do poste esquerdo da baliza de Pedro Freitas. Seria um grande golo.

30' - Grita-se golo em Alvalade, mas Doumbia marcou... com a mão. Depois de Petrovic cabecear à trave na sequência de um canto, o avançado costa-marfinense desviou com o braço esquerdo e acabou por introduzir a bola na baliza de forma irregular. Além disso, ainda viu o amarelo.

27' -
Mal feito por Bryan Ruiz. O costa-riquenho demorou tanto para descobrir Doumbia e os centrais do Vilaverdense acabaram por se antecipar e controlar o lance. Exibição apagada do Sporting até ao momento.

25' - Mais um do Vilaverdense! Agora foi a vez de Rafa Miranda testar a longa distância, com um remate colocado para defesa de Salin. A equipa visitante, do Campeonato de Portugal, continua a dar muito boa conta de si nesta 1.ª parte.

22' - É Bryan Ruiz quem vai rematar. Por cima! Sem perigo para Pedro Freitas.

21' -
Battaglia faz uma finta e atira contra Nené, que cortou com o braço e viu amarelo. Livre perigoso para os leões...

18' - Que perigo!
André Soares recebe uma grande desmarcação, tira Tobias Figueiredo do caminho e remata para uma defesa de Salin. Aí está o primeiro remate à baliza da equipa minhota.

16' - Por cima!
Iuri Medeiros parte numa iniciativa individual, tira um defesa da frente e remata em arco ligeiramente por cima. Esteve à vista o primeiro dos leões! O jogo parece começar a abrir nesta fase.

15' - Aí está a resposta do Vilaverdense!
Pedro Lemos arranca pela direita, ganha espaço e faz um cruzamento rasteiro. Estava lá André Pinto para evitar males maiores, mas a equipa visitante deu um ar da sua graça.

13' -
Bryan Ruiz aparecia em excelente posição mas... ligeiramente adiantado face ao último defesa do Vilaverdense. Fora de jogo assinalado prontamente.

9' -
Tentativa de livre estudado dos leões, com Bryan Ruiz a chegar tarde para fazer o cruzamento. Bola para o Vilaverdense, que vai resistindo como pode.

9' - Amarelo para Rafael Vieira. O central é admoestado por uma falta ainda longe da área.

6' -
Responde André Soares, mas o remate de longe é bloqueado logo pela defesa leonina. Nem chegou a Salin.

5' -
É de canto que surge o primeiro remate do jogo. Doumbia nem tirou os pés do chão e cabeceou para as mãos de Pedro Freitas, que se mostrou seguro e encaixou sem dificuldades.

4' -
Mais uma iniciativa da equipa da casa, agora com Doumbia a tentar servir Iuri Medeiros. Valeu o capitão Nené, a afastar de qualquer maneira. O Vilaverdense simplesmente não consegue ter a bola nem ultrapassar a linha do meio-campo.

1' -
Entrada forte do Sporting, com Iuri Medeiros a arrancar pela esquerda, antes de fazer um cruzamento que é bom intercetado pela defesa do Vilaverdense. A pressão dos leões começou bem cedo...

19H02 - INÍCIO DA PARTIDA!

Onze do Vilaverdense:
Pedro Freitas; Pedro Lemos, Rafael Vieira, Nené e Henrique Gomes; Ibraima, André Soares, Ahmed e Rafa Miranda; Salvador e Zé Pedro.

Onze do Sporting: Salin; Ristovski, André Pinto, Tobias Figueiredo e Bruno César; Petrovic, Battaglia, Iuri Medeiros e Bryan Ruiz; Alan Ruiz e Doumbia.

Já há onzes oficiais!

Equipa provável do Vilaverdense: Pedro Freitas, Pedro Lemos, Rafael Vieira, Nené, Henrique Gomes, Ibraima, Latyr, Ahmed, Rafa Miranda, André Soares e José Pedro. Outros convocados: Mário Jorge, Bruno Martins, Vinícius, Tiago Oliveira, João Carneiro, André Salvador, Ricardo Afonso, Abdullahi, Danilo Castro, Joel Silva, Elísio e Tanela.

Equipa provável do Sporting: Salin, Ristovski, André Pinto, Tobias Figueiredo, Bruno César, Battaglia, Bryan Ruiz, Iuri Medeiros, Acuña, Alan Ruiz e Doumbia. Outros convocados: Rui Patrício, Coates, Petrovic, Bruno Fernandes, Gelson Martins, Podence e Bas Dost

O jogo será dirigido por Luís Ferreira, da Associação de Futebol de Braga. Trata-se do mesmo árbitro que esteve no Sporting-Praiense (5-1), da 4.ª eliminatória da última Taça de Portugal. Na época anterior, 2015/16, apitara o Sporting-Tondela (2-2), da Liga.

Perto de mil adeptos de Vila Verde, localidade situada 20 quilómetros a norte de Braga, vão rumar a Alvalade para apoiar a equipa.

O técnico do Vilaverdense decidiu levar a Alvalade todo o plantel, incluindo os lesionado Bruno Martins (guarda-redes), Latyr (médio) e Joel Silva (avançado).

O central Rafael Vieira, que trabalhou com Rui Vitória no Paços de Ferreira, é um dos heróis da campanha do Vilaverdense na Taça de Portugal. Foi ele o autor do golo da vitória sobre o Boavista, tendo jogado com umas botas emprestados por… Etebo, jogador do Feirense. Em Alvalade, vai estrear uma botas novas…

No Vilaverdense, Pedro Freitas reencontra Jorge Jesus, com quem se cruzou no V. Guimarães. Nené estava no plantel do Sp. Braga em 2002/03, quando os minhotos bateram o Sporting, então de Cristiano Ronaldo, entre outros, por 4-2. Ahmed, médio nigeriano, que tem 6 golos em 16 jogos, recuperou e deve fazer parte das opções de António Barbosa.

O treinador deixou de fora dos eleitos, por lesão, Jonathan Silva, Gelson Dala e Rafael Leão (que já se treina a tempo inteiro com a equipa principal). Por opção, para lá dos quatro titulares no Bessa (Piccini, Mathieu, Coentrão e William), foram preteridos Mattheus Oliveira e João Palhinha.

A maior expectativa recai sobre a dupla de ataque, já que Doumbia e Alan Ruiz têm estado na sombra de Bas Dost, Podence ou Bruno Fernandes e estão obrigados a mostrar serviço para tentar recuperar a confiança de Jorge Jesus.

Jesus deverá apresentar um onze com muitas diferenças em relação ao habitual. Além de Tobias, Iuri ou mesmo Petrovic, jogadores como Salin, Ristovski, André Pinto, Bryan Ruiz, Alan Ruiz e Doumbia podem figurar no onze esta tarde.

O central, utilizado nos ‘bês’, contra FC Porto e Benfica, não joga na equipa principal desde 22 de novembro, contra o Olympiacos (rendeu Mathieu nos minutos finais). O extremo, igualmente chamado ao dérbi da dequipa B com o Benfica, está afastado das opções de Jesus desde a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, quando foi titular e jogou os 90 minutos contra o Oleiros. Já o médio sérvio, foi titular contra o Famalicão, na ronda anterior da Taça, a 16 de novembro, tendo entrado nos instantes finais da partida com a Juventus. Não completa 90 minutos desde Oleiros.

Em sentido inverso, entram nas opções Tobias Figueiredo, Iuri Medeiros, Petrovic e Ristovski, que foi ao Bessa mas ficou na bancada, tendo sido o 19.º elemento da lista. Tobias, Iuri e Petrovic, todos candidatos a nova oportunidade de Jesus, há muito que estão fora das primeiras escolhas do técnico.

Relativamente ao jogo com o Boavista, saem Piccini, Mathieu, Fábio Coentrão e William Carvalho, todos por opção, tendo em vista já o encontro da Liga com o Portimonense, marcado para domingo, em Alvalade.

Jorge Jesus anunciou ao início da tarde a lista de 18 convocados para a receção ao Vilaverdense, com muitas ausências de peso e outras tantas novidades.

Já o Sporting, acabado de bater o Boavista (3-1), no Bessa, mantendo a pressão sobre o FC Porto na frente do campeonato, depois de ter recuperado 4 pontos aos dragões nas duas jornadas anteriores: venceu Paços de Ferreira (2-1) e Belenenses (1-0) e aproveitou os empates do FC Porto contra Aves (1-1) e Benfica (0-0).

A equipa orientada por António Barbosa, de 35 anos, vem de uma sequência de três vitórias e nada menos do que 17 golos marcados: 8-0 ao Câmara de Lobos, 4-2 ao Minas de Argozelo e 5-1 ao Atlético dos Arcos.

Enquanto o Sporting ocupa o 2.º lugar da Liga, com os mesmos pontos do FC Porto, o Vilaverdense é 2.º na Série A do Campeonato de Portugal, atrás do Vizela.

Já os minhotos têm sido uma das equipas-sensação da prova e já afastaram até ao momento o Bragança (2-0), do Campeonato de Portugal, o Esmoriz (1-0), da 1.ª Divisão da AF Aveiro, o Boavista (1-0), da Liga (curiosamente, último adversário do Sporting), e o Vizela (2-2 e 4-2 nos penáltis), também do Campeonato de Portugal.

Para chegar aos 'oitavos', os leões eliminaram o Oleiros (4-2), do Campeonato de Portugal, e o Famalicão (2-0), da 2.ª Liga.

O Sporting defronta esta noite, a partir das 19 horas, o Vilaverdense, em partida a contar para os 'oitavos' da Taça de Portugal. A partida vai disputar-se em Alvalade e coloca frente a frente uma equipa da Liga e outra do Campeonato de Portugal, o terceiro escalão do futebol português. Acompanhe em Record todas as incidências!

12
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Taça de Portugal

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.