Vila Real-FC Porto, 0-6 (final)

Avançado espanhol marcou quatro golos e os dragões seguem em frente na Taça

O resumo do Vila Real-FC Porto (0-6)
90'+2 - Final do jogo! Vitória do FC Porto por 6-0 em Vila Real. Goleada que conduz os dragões à quarta eliminatória da Taça de Portugal. Adrián López foi o herói do jogo, com quatro golos marcados. André Pereira e Soares também marcaram.  O Vila Real, das distritais, ficou reduzido a dez unidades aos 44', por expulsão de Babo.

90' - António Nobre dá dois minutos de compensação.

87' - Jorge com queixas físicas, depois de ter feito um 'carrinho' junto à linha lateral na tentativa de evitar a saída da bola.

83' - Novo lance de perigo junto da baliza de Murta. Livre cobrado por Sérgio Oliveira e Felipe a cabecear por cima do alvo.

79' - Os adeptos do FC Porto festejam esta vantagem volumosa com grande euforia.

78' - Míssil de fora da área, atirado por Éder Militão. A bola saiu uns palmos acima da baliza de Murta.

75' - Ao ferro!! Soares muito perto de fazer o 7-0. Cruzamento de Corona da esquerda, Tiquinho Soares saltou mais alto, cabeceou e a bola bateu em cheio no poste. Murta ficou colado ao relvado.

73' - Substituição nos dragões: entra Sérgio Oliveira para o lugar de Adrián López. O avançado espanhol ovacionado pelos adeptos portistas presentes em Vila Real, bem como por todo o banco do FC Porto, que ficou de pé a aplaudir o
Adrián López chegou ao póquer desta forma
goleador-mor deste encontro. Adrián fez quatro golos!

71' - Iniciativa de Óliver, cruzamento e por pouco Adrián não chegou para a emenda. Adrián López queixou-se logo a seguir do gémeo esquerdo e Sérgio Conceição vai mexer na equipa daqui a instantes.

66' - GOLO DO FC PORTO!!! Marca Adrián López. É o quarto da conta pessoal neste jogo. O golo surgiu na sequência de um canto. Soares cabeceou, Murta fez defesa apertada mas a bola ficou à sua frente à mercê de Adrián, que não falhou.

66' - Murta nega o 6-0! Cruzamento de Corona e Soares a cabecear para defesa apertada de Murta. Há canto.

63' - Substituições no FC Porto: entram Marius e Corona para os lugares de André Pereira e Herrera.

João Pedro serviu André Pereira para o 5-0 do FC Porto
62' - GOLO DO FC PORTO!!! Marca André Pereira, após trabalho de João Pedro no corredor direito. Está feito o 5-0 para os dragões.

56' - Nova bela intervenção de Murta, desta vez a negar o golo a André Pereira.

55' - Substituições no Vila Real: saem Diogo Paixão e André Sampaio; entram Tiago Mourão e Zé Carvalho.

53' - O FC Porto continua a ameaçar o 5-0! Um par de remates a serem intercetados por adversários e a resultar em pontapés de canto. A equipa de Sérgio Conceição mantém a intensidade, mesmo com vantagem de 4 golos.

52' - Óliver remata mas há um corte que resulta em canto para o FC Porto. Recorde-se que o Vila Real joga com dez unidades, devido à expulsão de Babo aos 44'.

51' - Disparo de Herrera, mas desenquadrado com o alvo.

50' - Remate de muito longe de Rui Sampaio, com a bola a sair bem ao lado da baliza de Fabiano.

Soares isolado não desperdiçou frente a Murta
49' - GOLO DO FC PORTO!!! Marca Soares, após assistência de Óliver Torres! Está feito o 4-0 para os dragões!

46' - Éder Militão com queixas físicas, depois de ter sido atingido na perna esquerda por André Sampaio. O central brasileiro já se recompôs.

46' - Recomeça a partida no Complexo Desportivo do Monte da Forca. As equipas regressam sem mexidas.

- Intervalo em Vila Real. O FC Porto está a vencer confortavelmente por 3-0, com três golos de Adrián López. O Vila Real está reduzido a dez unidades desde o minuto 44'.

Adrián López chegou ao hat trick de livre direto
45'+2 - GOLO DO FC PORTO!!! Marca Adrián López novamente, agora de livre direto. É o hat-trick do espanhol.

Babo viu o vermelho direto e complicou ainda mais a vida do Vila Real
44' - Nova contrariedade para o Vila Real. Babo vê o cartão vermelho direto, por falta sobre Bazoer quando o médio holandês se preparava para entrar na área, isolado, e rematar.

43' - Grande defesa de Murta a negar o golo a Soares!!

42' - Cartão amarelo exibido a Óliver Torres, por infração cometida sobre André Sampaio.

41' - Que intervenção de Solas... e que por pouco não resultou no 3-0 para os dragões! Remate de Bazoer, defesa de Murta e a bola a embater em Solas e a sair por cima da baliza... 

37' - Livre perigoso para o FC Porto, por falta cometida sobre Óliver. Foi a primeira falta do Vila Real na partida. Na sequência do livre, um desvio de André Pereira, com a bola a sair por cima da baliza de Murta.

35' - André Pereira cai na área e fica a pedir penálti, por suposta infração de Edu. O árbitro mandou seguir.

33' - Canto para o FC Porto, cedido por Solas após cruzamento de Óliver Torres. Na sequência, houve um cabeceamento de um jogador portista ao primeiro poste, mas depois Diogo Paixão atirou a bola para longe, afastando o perigo.

30' - Trabalho de Soares no coração da área e remate à meia volta que saiu forte mas ligeiramente por cima da baliza transmontana. 

27' - O Vila Real vai tentando, aqui e ali, esticar o jogo e tentar chegar ao último terço, mas tem sentido muitas dificuldades. A equipa de Patrick Canto vai procurando organizar-se no seu meio-campo defensivo.

26' - Passe longo de Militão, em busca de André Pereira, mas a bola foi parar diretamente às mãos de Murta.

22' - Canto para os dragões, depois de um remate de Óliver ter sido intercetado por um adversário. 

19' - Remate de Soares para defesa atenta de Murta. O FC Porto controla a partida com tranquilidade. 

Adrián López bisa: já tem mais golos hoje do que nos outros 4 anos no FC Porto
14' - GOLO DO FC PORTO!!! Marca Adrián López novamente! Cruzamento da direita de João Pedro, o central Edu cortou a bola na área, mas esta embateu em André Pereira e ficou à mercê de Adrián López, que atirou logo para o fundo da baliza. Está feito o 2-0 para os dragões no Monte da Forca.

11' - Bazoer arrisca o remate de meia distância, mas o tiro de pé esquerdo saiu fraco e à figura do guarda-redes do Vila Real.

9' - Remate de André Pereira, de fora da área, mas saiu à figura de Murta.

Adrián López fez o seu segundo golo pelo FC Porto... quatro anos depois
7' - GOLO DO FC PORTO!!! Marca Adrián López! Assistência de Óliver Torres para remate de primeira de Adrián López, com o pé direito, e bem colocado.

5' - Canto cobrado pelo Vila Real, pelo lado esquerdo, e Fabiano saiu rapidamente da baliza para afastar a bola com o punho. Tinha um adversário na zona que poderia rematar. 

2' - O FC Porto joga com o equipamento alternativo, totalmente azul. O Vila Real utiliza o traje principal, com camisola de listas verticais pretas e brancas e calção preto.

1' - Saída atenta de Fabiano a travar uma iniciativa do Vila Real.

1' - Início do jogo!


- Casa cheia em Vila Real. Daqui a poucos minutos vai começar a partida.

- Os jogadores já se encontram no relvado a cumprir os habituais exercícios de aquecimento.

- Falta cerca de meia hora para o arranque do desafio, mas o Complexo do Monte da Forca já se encontra praticamente repleto de público.

- Banco de suplentes do Vila Real: Francisco Miranda, Gil Pinto, Luisinho, Tiago Mourão, Rodrigo, Zé Carvalho e Fábio Carvalho.

- Banco de suplentes do FC Porto: Vaná, Sérgio Oliveira, Corona, Marius, Alex Telles, Brahimi e Diogo Leite.

- Destaque para as estreias de Fabiano, Jorge e Bazoer, que ainda não tinham quaisquer minutos de competição esta temporada, na equipa de Sérgio Conceição.

- ONZE DO FC PORTO:
 Fabiano, João Pedro, Felipe, Éder Militão, Jorge, Herrera, Bazoer, Óliver Torres, Adrián López, Soares e André Pereira.

-
ONZE DO VILA REAL: Murta; Solas, Edu, Babo e Zé Diogo; Mika, André Sampaio e Zé Pedro; Rui Sampaio, Dioguinho e Diogo Paixão.

- A comitiva do FC Porto chega nesta altura ao Complexo Desportivo do Monte da Forca, em Vila Real. Dentro de alguns momentos serão conhecidas as equipas iniciais para este encontro.

- O interregno competitivo do FC Porto ficou marcado pelo caso Herrera, mas Sérgio Conceição não alimentou a polémica, explicando que o presidente Pinto da Costa, com a sua tomada de posição, foi "soberano".

- De resto, os dragões, que contam com 16 Taças de Portugal no seu palmarés, já não erguem o troféu desde 2010/11, quando a equipa era comandada por André Villas-Boas.

- Enquanto treinador perdeu em 2014/15, no comando do Sp. Braga, ao perder no desempate por penáltis frente ao Sporting, depois de ter estado a vencer por dois golos.

Vila Real resolveu assim o problema da iluminação para o jogo com o FC Porto
- No lançamento deste jogo, Sérgio Conceição assumiu que tem um grande apreço pela Taça de Portugal, troféu que ergueu como jogador na época 1997/98, ao serviço do FC Porto.

- O técnico Patrick Canto, que vestiu a camisola do Chaves, nunca jogou diante dos dragões, pelo que também terá a oportunidade de defrontar pela primeira vez o campeão nacional.

- Do lado do Vila Real, destaque para a presença de Murta na baliza. O guarda-redes, de 39 anos, já defrontou o Benfica e o Sporting, pelo Gil Vicente e Famalicão, respetivamente, e agora faz a estreia frente ao FC Porto.

- Soares tem presença garantida entre as primeiras escolhas de Sérgio Conceição, uma vez que o brasileiro não está inscrito na Champions. Como tal, não precisa de ser resguardado.

- Os lesionados Otávio, Hernâni e Aboubakar são cartas fora do baralho, sendo provável que outros jogadores como Casillas, Maxi Pereira, Éder Militão, Alex Telles, Danilo Pereira e Brahimi não integrem a equipa titular.

- Sérgio Conceição preparou várias alterações na equipa para o jogo desta noite. As opções do técnico do FC Porto têm a ver não só com as numerosas ausências durante a paragem para as seleções, como a gestão de recursos a pensar na deslocação ao Lokomotiv Moscovo, para a Champions.

- Os dragões vêm de uma paragem de duas semanas, devido aos compromissos das seleções. Na última vez que estiveram em campo perderam no Estádio da Luz, frente ao Benfica. Quanto ao Vila Real, venceu no terreno do Cerva, encontrando-se a três pontos do líder Régua, embora tenha um jogo a menos.

- Esta é a quarta vez que os dois emblemas se vão defrontar para a Taça de Portugal e o FC Porto venceu sempre. A primeira ocasião aconteceu em 1958/59, quando a eliminatória era discutida a duas mãos. Mais recentemente, o FC Porto foi a Vila Real ganhar em 1990/91 e 1991/92.

- O FC Porto faz a sua estreia na edição deste ano da Taça de Portugal. Para chegar à 3.ª eliminatória da competição, o Vila Real deixou pelo caminho o Torcatense e a Sanjoanense.

- A partida terá arbitragem de António Nobre, juiz da Associação de Futebol de Leiria. É a primeira vez que o árbitro de 29 anos dirige um encontro dos grandes.

- Já a equipa provável do FC Porto é a seguinte: Vaná; João Pedro, Felipe, Diogo Leite e Jorge; Herrera e Óliver Torres; André Pereira, Bazoer e Adrián López; Soares.

- O Vila Real deve ir a jogo com o seguinte onze: Murta; Solas, Edu, Dabo e Zé Diogo; Mika, André Sampaio e Zé Pedro; Rui Sampaio, Dioguinho e Diogo Paixão.

- A turma da casa milita na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real e volta a receber os dragões 27 anos depois.

- O Vila Real recebe esta sexta-feira o FC Porto em jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. O pontapé de saída está marcado para as 20h15 no Complexo Desportivo Monte da Forca.

Por André Gonçalves
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Taça de Portugal

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.