Portugal empatou esta segunda-feira com o Paraguai, em Rio Maior, no penúltimo jogo de preparação para o Mundial de futsal. A Seleção Nacional até começou a perder, fruto do golo de Francisco Martínez, aos 9 minutos, mas reagiu de imediato e, em seis minutos, operou a reviravolta através de um tento de João Matos e de um auto-golo de Jorge Espinoza.
Arnaldo Baéz, já na etapa complementar, igualou o resultado e fechou o marcador, impondo o segundo deslize consecutivo à equipa das quinas, que chegou a este embate depois de ter perdido diante da Ucrânia, 3-6, no último jogo particular.
A intensidade alta marcou os minutos iniciais, mas foi preciso chegar aos nove para haver o primeiro golo: Francisco Martínez aproveitou um passe mal efetuado pela equipa portuguesa em zona proibida e, apenas com Bernardo Paçó pela frente, inaugurou o marcador.
A resposta da equipa comandada por Jorge Braz não tardou e, ainda no mesmo minuto, João Matos igualou o marcador ao finalizar ao segundo poste um portentoso remate de Bruno Coelho.
Pouco depois, Bruno Coelho viu o guarda-redes sul-americano evitar a reviravolta após uma jogada coletiva muito bem desenhada, todavia, Giovanni González nada conseguiu fazer para evitar o auto-golo de Damián Mareco, aos 15.
Na etapa complementar, Arnaldo Baéz voltou a empatar o marcador, aos 30, e à entrada dos cinco minutos finais valeu Emerson Méndez, em cima da linha, a cortar um chapéu perfeito de Fábio Cecílio e a impedir que Portugal, com Zicky Té a não sair do banco de suplentes, voltasse aos triunfos.
A equipa das quinas'vai voltar a defrontar o Paraguai na quarta-feira, às 18:00, novamente na cidade ribatejana, naquele que será o último encontro de preparação antes do Mundial, que vai disputar-se de 14 de setembro a 06 de outubro, no Uzbequistão.
Ficha de jogo
Jogo disputado no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior.
Portugal-Paraguai, 2-2.
Ao intervalo: 2-1.
Marcadores:
0-1, Francisco Martínez, 9 minutos.
1-1, João Matos, 9'.
2-1, Damián Mareco (na própria baliza), 15'.
2-2, Arnaldo Baéz, 30'.
Equipas:
- Portugal: Bernardo Paçó, André Coelho, Afonso Jesus, Fábio Cecílio e Tiago Brito.
Jogaram ainda: Edu Sousa, André Correia, Tomás Paçó, Lúcio Rocha, Erick Mendonça, João Matos, Bruno Coelho, Pany Varela e Kutchy.
Treinador: Jorge Braz.
- Paraguai: Giovanni González, Aldo Amarilla, Javier Salas, Arnaldo Báez e Francisco Martínez.
Jogaram ainda: Alan Rojas, Damián Mareco, Emerson Méndez, Lucas Suárez, Pedro Pascottini, Hugo Martínez e Jorge Espinoza.
Treinador: Carlos Chilavert.
Árbitros: Miguel Castilho (AF Lisboa) e Filipe Duarte (AF Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Kutchy (18).
Assistência: 324 espetadores.
Por Record com Lusa