PORTUGAL-ITÁLIA, 3-4

PORTUGAL-ITÁLIA, em direto
• Foto: GETTY IMAGES

- A maldição italiana não tem meio de acabar. Foi com um triunfo arrancado a ferros que a turma transalpina segue para a final do Europeu, onde fica à espera de Rússia ou Espanha. Os italianos entraram muito bem no reatamento e deram a volta à liderança que era de Portugal ao intervalo. Joel Queirós ainda reduziu, antes de Leitão atirar ao poste a poucos segundos do final. Fica um sabor agridoce quanto ao afastamento português...

18H38 - FINAL DO JOGO

PUB

40' - Amarelo a Mammarella! Por atrasar o reatamento.

40' - AO POSTE! Leitão desperdiça uma oportunidade soberana para alcançar o empate... A jogada roda toda até chegar a Leitão, que atirou ao poste direito da baliza de Mammarella. Grande lance de ataque português. Mas parecia ser canto, por ter tocado em Gabriel Lima.

PUB

40' - Tiro de Cardinal para defesa segura de Mammarella. O guardião remata de baliza à baliza mas atira ao lado. Faltam 41 segundos para o final do encontro...

39' - QUASE O EMPATE! Pedro Cary recebe o passe de Ricardinho e falha à boca da baliza perante a pressão de Mammarella. O empate ficou a milímetros.

38' - Cardinal conclui mal a rotação portuguesa no ataque e remata para a bancada também. O empate tarda em chegar...

PUB

38' - Tiro com muita força mas desta feita para a bancada. Joel Queirós está com muita vontade de chegar ao empate, só que agora não conseguiu controlar o remate.

37' - Portugal respira... Ricardinho perde a bola na frente e um golpe de teatro quase que dava um golo de baliza à baliza por parte dos italianos. Foi ao lado.

36' - QUE PERIGO! Leitão desperdiça uma grande oportunidade e atira por cima quando estava em excelente posição para fazer o empate. Ricardinho continua como guarda-redes avançado nos ataques portugueses.

PUB

35' - GOOOLO DE PORTUGAL! JOEL QUEIRÓS! 3-4: Não havia melhor resposta possível. Agora foi a vez de Joel rematar de fora da área com muita força. Ainda beneficiou de um desvio e reduz para apenas um golo de diferença. Tudo em aberto.

- Time-out para Portugal. Estratégia redifinida e entra Ricardinho como guarda-redes avançado.

35' - GOOOLO DE ITÁLIA! FORTINO! 2-4: Tiro de pé esquerdo fantástico... Sem hipótese para André Sousa, que ainda se estica, mas sem poder fazer muito quanto ao remate fulminante do italiano.

PUB

34' - Remate com pouco ângulo de Fortino, ainda a levar perigo à baliza de André Sousa. Foi à malha lateral, para felicidade dos portugueses.

34' - Cartão amarelo para Leitão! 4.ª falta portuguesa.

33' - Falta de De Luca. É a 3.ª da seleção italiana. Tudo empatado neste departamento.

PUB

33' - Ricardinho a dar tudo, agora com um tirfo muito forte a acertar na cabeça de Gabriel Lima. Levava muito perigo à baliza transalpina.

32' - QUE PERIGO! Arnalado recebe bem de Leitão, ganha espaço, mas depois remata contra o corpo de Mammarella. Imponente, o guarda-redes italiano. Perdeu-se uma boa oportunidade...

- Estão 6833 espectadores no Sportpaleis. 

PUB

- Portugal volta a estar em desvantagem nesta meia-final. Ouve-se o apoio à Seleção Nacional intensificar-se. A turma das quinas tem 9 minutos para reagir.

31' - GOOOLO DE ITÁLIA! GABRIEL LIMA! 2-3: O italiano bisa na partida depois de aparecer em boa posição para não falhar na recarga. André Sousa infeliz, a deixar a bola escapar...

31' - Grande remate de Saad Assis, de fora da área, obriga André Sousa a uma defesa de qualquer maneira, com as pontas dos dedos.

PUB

31' - De Luca ataca bem pelo lado esquerdo, Ricardo Fernandes vai com ele, e é o português quem consegue levar a melhor para conquistar o canto.

30' - Amarelo para Gabriel Lima! Por protestos.

30' - Ricardo Fernandes com a primeira intervenção no encontro, a ganhar o 9.º canto para Portugal. Cary bateu para defesa de Mammarella, antes de nenhum português conseguir marcar na recarga.

PUB

29' - Estava queixoso mas agora apareceu na frente de ataque para ganhar o canto. André Sousa está recuperado, aparentemente.

28' - Decisivo André Sousa! Cardinal perdeu no meio-campo e Gabriel Lima saiu rápido em contra-ataque, apenas para ver o guardião português conseguir uma defesa complicada. André Sousa ficou lesionado e está queixoso...

28' - Arnaldo agora a ser carregado pelas costas por De Luca e irrita-se momentaneamente, mas tudo fica resolvido com um abraço entre os dois adversários.

PUB

28' - AO POSTE! De Luca atira ao poste na sequência de um canto. Esteve à vista o golo italiano...

28' - Remate de Gabriel Lima a ser bem bloqueado pela defesa portuguesa. O perigo foge da baliza nacional.

27' - Mais um canto, desta feita ganho por remate de Leitão, o único português que joga em Itália. Canto batido de forma rápido e Mammarella aplica-se e cede outro... Sem perigo.

PUB

26' - AO POSTE! Grande lance do ataque português, com Ricardinho a dar a Arnalado, que, por sua vez, serviu Leitão na cara do golo sem ninguém a perturbar. Tinha tudo para marcar mas atirou ao poste...

26' - Ricardinho continua em grande forma. Faz um túnel a um defesa italiano, combina com Leitão e remata para ganhar o canto.

25' - André Sousa mantém a compostura e consegue defender com o corpo um remate de Ercolessi. Apareceu nas costas da defensiva portuguesa.

PUB

25' - Mais um grande tiro de Ricardinho, desta feita por cima. Muita força e pouca direção.

24' - André Sousa calmo a recolher uma tentativa de remate de calcanhar. Sem perigo para baliza portuguesa.

24' - QUE PERIGO! Gonçalo combina com Arnaldo, que remata para uma defesa difícil de Mammarella. Na recarga, nenhum português conseguiu aparecer para finalizar.

PUB

23' - 2.ª falta italiana. Merlim com uma carga escusada sobre Ricardinho. Pode ser importante no decorrer do encontro...

- Portugal volta a entrar mal no jogo. Uma desatenção defensiva custou o golo do empate. Veremos como reage a turma portuguesa. Na 1.ª parte, foi com dois golos...

23' - GOOOLO DE ITÁLIA! ROMANO! 2-2: Erro defensivo português a ser penalizado pela eficácia transalpina. Sergio Romano apareceu colado à linha de golo apenas para encostar, a passe de Merlim. Está feito o empate.

PUB

23' - Remate disparatado de Sergio Romano, a sair pela linha lateral, sem preocupar André Sousa.

22' - Tiro de Saad Assis para a primeira defesa de André Sousa. Seguro, o guardião português.

21' - Cardinal com um cabeceamento inofensivo para a baliza defendida por Mammarella.

PUB

17H54 - INÍCIO DA 2.ª PARTE! Saiu Itália.

- Confirma-se a entrada de André Sousa para o lugar de João Benedito.

- Tal como nos outros jogos, o selecionador Jorge Braz deve trocar de guarda-redes ao intervalo. André Sousa está a fazer aquecimento.

PUB

- Liderança merecida após 20 minutos frenéticos de futsal. Portugal começou a perder, antes de Ricardinho, que está a realizar um grande encontro, e Arnaldo darem a volta ao marcador. A Seleção Nacional tem 28 remates contra 14 de Itália, mas ambas as equipas somam os mesmos 10 à baliza. Portugal está a 20 minutos de repetir a final de 2010.

17H39 - FINAL DA 1.ª PARTE

20' - QUE PERIGO! Gabriel Lima a centímetros do empate em cima do apito final desta 1.ª parte. O italiano acabou dentro da baliza, mas a bola foi ao lado.

PUB

20' - Outra vez Arnaldo! Mias um remate do capitão, agora com Mammarella a esticar-se para conseguir evitar o golo português.

19' - GOOOLO DE PORTUGAL! ARNALDO! 2-1: A liderança já é portuguesa! O capitão português ataca um ressalto com tudo e remata sem hipótese para Mammarella. Grande tiro do jogador luso.

18' - Joel Queirós atira para defesa segura de Mammarella. Imponente o guarda-redes italiano.

PUB

18' - 5.ª falta para Itália! Arnaldo ganha um livre frontal que pode levar perigo.

- Se Portugal está a tentar quebrar um enguiço contra Itália, também o selecionador italiano está perante um... Menichelli perdeu no quartos-de-final do Europeu e Mundial de 2012, ambos após ter eliminado Portugal nos "quartos".

17' - Outra vez Benedito! Fantástica defesa do português, a travar um grande remate de Murilo. Levava selo de golo...

PUB

16' - Jorge Braz bem chamou a atenção sobre Fortino durante o time-out... Mais um remate do italiano, a obrigar Benedito a defesa atenta. - Hora de descansar. Desconto de tempo pedido por Jorge Braz.

15' - SALVA BENEDITO! Fortino atira de longe para grande defesa do guardião português, antes de Ercolessi obrigar Benedito a mais uma parada na recarga. Bom momento do guarda-redes agora.

- "Portugal! Portugal! Portugal!". É o que se ouve no pavilhão em Antuérpia depois do empate português. Grande trabalho de Ricardinho a conseguir chegar ao empate de forma justa. Foi o 21.º remate das hostes nacionais contra apenas 6 de Itália.

PUB

13' - GOOOLO DE PORTUGAL! RICARDINHO! 1-1: Ricardinho outra vez endiabrado, a tirar um defesa da frente com um pormenor cheio de classe, antes de finalizar um remate pleno de intenção. Ainda desviou num jogador transalpino.

13' - QUASE O EMPATE! Ricardinho, sempre ele, sai disparado que nem um relâmpago no contra-ataque e remata de pé direito para muito perto do poste direito da baliza de Mammarella. Esteve à vista a igualdade...

12' - Aliás, Cardinal comete a primeira falta portuguesa neste preciso momento. Agarrou um jogador italiano e abriu a contagem da equipa das quinas.

PUB

12' - Cardinal ganha mais uma falta. Itália já tem 4 faltas. Pode ser um dado importante ainda neste período. Portugal ainda não cometeu qualquer infração.

11' - Remate de Gonçalo Alves, de fora da área, a sair muito mal desta feita. Sem qualquer perigo para Stefano Mammarella.

11' - Pormenor delicioso de Ricardinho, com a demoninada "vírgula", antes de tentar o remate. Novamente intercetado.

PUB

10' - Tanto tempo que Cardinal perdeu! Aproveitou um erro da defesa italiana e tinha tudo para rematar, mas perdeu-se em cerimónias e não conseguiu desferir um tiro sequer. Na resposta, Mammarella lançou rápido para o ataque e um italiano cabeceou para defesa segura de Benedito.

9' - Possíveis problemas para a baliza italiana, mas João Matos perdeu muito tempo quando recebeu a bola no ataque e acabou por rematar contra as pernas de um defesa italiano. É um cenário que se tem repetido várias vezes.

8' - Livre perigoso a favorecer Portugal. Joel Queirós atira bem, mas Mammarella vem à linha limite da grande área defender. Passou o perigo para a seleção italiana, que, no entanto, já cometeu 3 faltas...

PUB

7' - Pedro Cary com a primeira intervenção na partida, a ganhar o canto. Na sequência do lance, o tiro de Bruno Coelho foi bloqueado pela defesa transalpina.

7' - Vampeta aparece bem para chegar a um cruzamento de um jogador italiano, mas desviou por cima. João Benedito parecia ter ficado mal tratado mas está tudo bem.

6' - Ricardinho volta a sair disparado no ataque e tenta surpreender a turma italiana. No entanto, o remate do português agora saiu rasteiro e ao lado. Foi o último sprint antes de ir descansar para o banco de suplentes.

PUB

6' - Agora foi a vez de João Matos aparecer na cara de Mammarella, apenas para não conseguir visar a baliza. Atirou por cima, sem perigo.

5' - AO POSTE! Ricardinho fabuloso, a dançar perante os defesas italianas, mete a sexta de um momento para o outro e atira com força aos ferros. Esteve à vista o empate. João Matos falha a emenda.

4' - Cardinal outra vez em evidência, agora a tentar rematar logo após uma reposição rápida de Ricardinho, mas a muralha italiana impede que o perigo chegue perto da baliza.

PUB

3' - Cardinal recebe de costas, tenta rodar dentro da grande área e consegue, mas o remate sai fácil para as mãos seguras de Stefano Mammarella.

3' - QUE PERIGO! Arnaldo na cara de Mammarella, a não conseguir finalizar só com o guardião italiana pela frente. O empate esteve tão perto... - Portugal arranca com o pé esquerdo... É a primeira vez que entra a perder nesta competição. Volta a ficar patente a eficácia italiana nas bolas paradas para desespero português. Vai ser preciso correr atrás do resultado.

2' - GOOOLO DE ITÁLIA! GABRIEL LIMA! (0-1): Pontapé de canto batido muito rapidamente e o italiano surge à entrada da área a rematar sem hipóteses para João Benedito.

PUB

2' - Na sequência do lance, Arnaldo recebeu à entrada da área e atirou ao lado. Passou o perigo para seleção transalpina.

1' - Ricardinho outra vez! Remate com a biqueira do criativo português a ser bem defendido por Mammarella.

1' - Já uma falta assinalada a Gabriel Lima. Livre frontal para Portugal... Ricardo bateu ao lado. Saiu frouxo o remate.

PUB

17H01 - INÍCIO DO JOGO! Portugal dá o pontapé de saída.

16H59 - Tudo a postos para o arranque do encontro! Está na hora de mais um embate entre Portugal e Itália. Estamos a segundos do início da partida.

16H57 - Antuérpia ouve "A Portuguesa" neste momento.

PUB

16H55 - Tempo para o hino italiano em primeiro lugar.

16H52 - As bandeiras já entraram, as equipas também. Está tudo a postos para o arranque da primeira meia-final do Europeu. A outro coloca frente a frente Espanha e Rússia. Está na hora dos hinos.

16H37 - Os jogadores regressam agora aos balneários. Vão preparar os últimos pormenores antes de irem a jogo.

PUB

16H19 - Confirma-se a recuperação de Joel Queirós, a grande novidade na convocatória de Jorge Braz. O pivô volta a estar disponível, mas vai começar a partida no banco de suplentes.

16H15 - As duas equipas já estão em campo a realizar os habituais exercícios de aquecimento. Também foi agora que as primeiras pessoas começaram a preencher as bancadas do Sportpaleis.

- Já pode consultar os cincos oficiais no fundo da página. Sem novidades de qualquer um dos lados.

PUB

- Já Itália entrou com o pé esquerdo, ao perder com a Eslovénia (2-3), antes de corrigir e aplicar uma goleada à Azerbaijão sem apelo nem agravo (7-0). Nos quartos-de-final, a receita do triunfo sobre a Croácia foi igual à de Portugal (2-1).

- A caminho da final, Portugal começou por derrotar a Holanda (5-0) e empatou com a Rússia (4-4) na fase de grupos, garantido um embate com a Ucrânia nos quartos-de-final. Aí, a equipa das quinas foi mais forte e aguentou a pressão para vencer (2-1).

- No entanto, há motivos para sorrir. É que a Seleção Nacional venceu o último jogo entre as duas equipas, tendo conquistado um triunfo (4-2), num particular em Brescia. Foi o único triunfo, em particulares ou em competições oficiais, português de sempre.

PUB

- Para se ter noção, a turma liderada por Jorge Braz saiu derrotada tanto do Mundial como do Europeu de 2012, sendo que a derrota no campeonato do Mundo chegou com um sabor muito agridoce. Portugal esteve a liderar por 3-0, mas acabou por perder por 4-3.

- Depois de ter chegado à final do Europeu em 2010, então para perder com Espanha, por 4-2, Portugal vai tentar algo verdadeiramente inédito: derrotar Itália numa competição oficial. Em oito confrontos, o melhor que a Seleção Nacional conseguiu foram três empates.

- Portugal e Itália discutem esta quinta-feira um lugar na final do campeonato da Europa de futsal, atualmente a ser disputado na Bélgica. O embate tem início marcado para as 17 horas e pode acompanhar aqui todas as incidências deste encontro decisivo para as hostes portuguesas.

PUB

-------------------------------------------------------------------------------------------

Meias-finais do Europeu de Futsal

Sportpaleis, Antuérpia (Bélgica)

PUB

PORTUGAL-ITÁLIA, 3-4
(Ricardinho 13', Arnaldo 19' e Joel Queirós 35'; Gabriel Lima 2' e 31', Romano 23' e Fortino 35')

Ao intervalo: 2-1

Portugal: João Benedito, Gonçalo Alves, Arnaldo, Ricardinho, Cardinal.

PUB

Suplentes: Cristiano, André Sousa, Bruno Coelho, Leitão, Joel Queirós, Pedro Cary, João Matos e Ricardo Fernandes.

Treinador: Jorge Braz

Itália: Mammarella, Gabriel Lima, Romano, Merlim e Saad.

PUB

Suplentes: Miarelli, Ercolessi, Leggiero, Honorio, De Luca, Vampeta, Fortino, Giasson e Murilo.

Treinador: Roberto Menichelli

Ação disciplinar: Cartão amarelo a Gabriel Lima 29', Leitão 34' e Mammarella 40'.

PUB

Árbitros: Ondrej Cerny (Rep. Checa) e Marc Birkett (Inglaterra)

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Futsal Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB