Internacional português não foi opção nos três jogos
O Inter Movistar sagrou-se hoje campeão espanhol de futsal, numa final em que empatou com o Valdepenas 3-3, com o português Ricardinho fora da fase final, mas a conquistar o seu sexto título em Espanha.
O empate foi suficiente devido ao critério que definia que em caso de empate o Inter Movistar conquistaria o título, por ser a equipa que na fase regular estava em melhor posição, no primeiro lugar
Relacionadas
Desde a retoma da competição - num play off com os oito primeiros quando a Liga foi suspensa, devido à pandemia da covid-19, e a um único jogo nos quartos de final, meias-finais e final -, o internacional luso não foi opção nos três jogos.
Nos 'quartos', quando questionado sobre a ausência de Ricardinho, o treinador Tino Pérez referiu que a questão era mais para o português do que para ele: "essa é quase mais uma questão para ele do que para mim. Prefiro, sinceramente, não comentar".
Hoje, na final em Málaga, cidade que recebeu o 'play off', Ricardinho esteve, uma vez mais, de fora, num jogo em que Inter Movistar saiu para o intervalo com uma vantagem de 3-1, após golos de Pito (02 e 20 minutos), e Borja (19).
Na segunda parte, o Valdepenas reduziu por Cainan para 3-2, de livre aos 28 minutos, e procurou inverter o rumo da situação, depois de as duas equipas ainda atirarem bolas ao poste, embora o Inter fosse 'inferior' neste período.
A equipa de Ricardinho terminou em 'sofrimento', fazendo a quinta falta ainda antes dos cinco minutos finais, ainda viu a bola na barra, e sofreu o empate a um minuto do final, por Dani Santos, quando o Valdepenas tinha guarda-redes avançado.
Ricardinho, que termina contrato com o clube e já anunciou a sua saída para o ACCS Paris, somou o sexto título de campeão espanhol em sete épocas no Inter, num percurso 'interrompido' pela conquista do FC Barcelona em 2018/19.
Em Paris, o jogador português, sete vezes eleito o melhor do mundo, contará com a companhia de Carlos Ortiz, jogador do Inter Movistar que se transferiu também para a capital parisiense, e com Bruno Coelho, ex-capitão do Benfica, igualmente reforço.
Esta temporada, devido à crise sanitária em Espanha e no mundo, a fase regular do campeonato só decorreu até à 23.ª jornada e não 30.ª, com que os oito primeiros no 'play-off', decidido a um único jogo até à final.
O Inter Movistar, que conquistou o 14.º campeonato, estava em primeiro na fase regular, afastou o Jaen (8.º) e Palma Futsal (5.º), ambos por 3-1, nos quartos de final e meias-finais, enquanto o Valdepenas, que partiu como terceiro, eliminou o Osasuna (6.º) e o Levante (7.º).
Federação congratulou-se ainda pela organização do Euro'2028 feminino de sub-19
Jogos do grupo serão disputados em solo nacional
Fixo português estreou-se a marcar pelos caxineiros no regresso às vitórias da equipa na Liga Placard
Formação das quinas só entra em ação na Ronda Principal da competição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam