"Hoje sofremos três golos quando estavámos melhor. Tínhamos o jogo controlado. Em e minutos sofremos 3 golos... ridículos. Fomos muito penalizados por cada erro que cometíamos. Fomos muito superiores em muitos momentos, tivemos muitas ocasiões. Depois do terceiro golo ainda reagimos, no prolongamento tivemos ocasiões para ir para a frente. Estamos a merecer mais do que recebemos. Mas não estamos a ganhar. Começa a ser um pouco duro, estes jogadores merecem muito mais. A entrega física de hoje foi incrível. Não tínhamos o Jacaré, na primeira jogada perdemos o Nilson, mas ainda assim fomos capazes de lutar contra o Sporting. Orgulhoso pelo que os jogadores fizeram, deram tudo, fomos melhores. Sinto muito pelos adeptos, pois mereciam a vitória, mas vou contente com os jogadores. É certo que cometemos erros que não se podem cometer neste nível, mas dadas as circunstâncias, com baixas, só posso dar parabéns"
Ainda é possível o título?
"Acredito sempre. Está difícil, não vou mentir, mas enquanto há vida há esperança. Somos o Benfica, mas não podemos ir a Alvalade em passeio. É para ganhar e vamos dar tudo para isso. Vai ser muito difícil, mas por nós não vai ficar assim"
Nuno Dias
"Os erros são cometidos, porque os adversários têm qualidade. E fazem-nos cometer erros, não fazer as coisas bem feitas. Se o Benfica não tivesse tanta qualidade, não íamos errar tanto, porque não nos iam forçar a isso. E o Benfica é uma equipa for´tissima. Isso valoriza ainda mais a nossa vitória. Ainda para mais com mais uma desvantagem, como no outro jogo. Conseguimos corrigir, mudar. Foi essencialmente uma mudança de atitude. Na segunda parte, no início, tivemos em 3 minutos quatro ou cinco oportunidades claras, porque mudámos a atitude. Fomos mais pressionantes, mais intensos, corremos mais para dar apoios nos sítios certos e acho que o jogo foi muito isso. Depois o Benfica voltou a empurrar-nos e levou o jogo para o prolongamento, mais um. Felizmente aguentámos e o Guitta foi fantástico a segurar a vitória. Os jogadores estão todos de aprabéns, principalmente pela segunda parte e pelo prolongamento.
"Falta uma vitória. Ninguém consegue ser campeão com duas vitórias. Falta-nos uma e três ao Benfica."
Rômulo
"Os jogos são muito duros, não é à toa que este é o melhor dérbi do Mundo. Pecámos no detalhe, mas continuamos a acreditar, nada está perdido. Temos de ganhar o terceiro jogo lá para empatar a série. Só peço que o critério seja igual para as duas equipas. Tem de respeitar a instituição que é o Benfica também
Mentalidade para o jogo 3
"É igual, a do primeiro jogo. Jogámos para ganhar, seja onde for. Não interessa se é na casa do Sporting. Temos um grande desafio, que é ganhar na casa do Sporting e continuar vivo na série"
Guitta
"Sensação de dever cumprido. É difícil jogar aqui e ganhar. Grande jogo da equipa. No final fiz a diferença, mas o espaço que sobra para mim, é o correspondente ao que os meus colegas fizeram. Graças a Deus conseguimos a vitória."
Boas exibições dos guarda-redes
"O playoff inteiro. O André [Sousa] tem feito grandes jogos. Dificultou muito o nosso jogo no Pavilhão João Rocha. Graças a Deus não fiquei atrás e saímos vitoriosos."
Título no sábado
"O Sporting entra sempre para ganhar, vamos em busca da vitória em casa. Se for a vitória que dará o título, só temos de comemorar e agradecer."
00.00m - O Benfica forçou o empate até à última na Luz mas quem levou a vitória, no jogo 2, e novamente no prolongamento, foi novamente o Sporting. Os leões resistiram muito por culpa de Guitta que no último minuto defendeu três remates de golo dos encarnados. Pauleta apontou o único golo no tempo extra que permite à equipa de Nuno Dias ficar a uma vitória de se sagrar campeã nacional.
0.36m - Outra vez Guitta! Cintra remata em zona central e aparece o guarda-redes a defender.
1.08m - Guitta defende sobre a linha com o pé!
3.14m - Ivan Chishkala entra para guarda-redes avançado no Benfica.
3.28m - Rômulo dispara para fora após toque de calcanhar de Rocha. O Benfica colocou a baliza de Guitta em perigo.
00.00m - Fim da primeira parte do prolongamento (3-4). Pauleta fez o único golo até agora no tempo extra.
0.11m - André Sousa faz a mancha e evita golo 'certo' de Cavinato.
0.39m - GOOOLOOO DO SPORTING! 3-4, por Pauleta. O 10 dos leões redime-se e remata com êxito entre o poste e André Sousa, após solicitação de Zicky.
1.28m - Falhanço clamoroso de Pauleta (Sporting). Sem oposição, chutou de pé esquerdo por cima da baliza já dentro da área.
2.58m - Pauleta desperdiça a possibilidade de rematar sem oposição. O 10 do Sporting tinha via aberta, após canto, mas a receção não foi boa e deixou escapar a bola pela linha de fundo.
4.33m - Primeira jogada de grande perigo para o Benfica. Rocha atira ao poste! Depois, Guitta defende com o corpo para canto.
5.00m - Arranca o prolongamento! O Benfica tem a bola.
#FutsalBenfica | ? Fim do tempo regulamentar. Segue-se prolongamento.
— SL Benfica (@SLBenfica) June 22, 2022
SL Benfica 3-3 Sporting CP.
? Arthur, Hossein Tayebi e Rômulo.#SóHáUmBenfica pic.twitter.com/OCvdWQq5kY
40' - Fim do tempo regulamentar na Luz. Vai haver o 2º prolongamento seguido na final do campeonato de futsal.
39' - Guitta defende disparo de Tayebi. A defesa do Sporting alivia para canto.
38' - Remate de Zicky contestado, com Rômulo pela frente. O pivô do Sporting ainda ganha o canto.
38' - Afonso Jesus toca na bola junto à baliza do Sporting... mas sem rematar. Tayebi cruza com potência mas o português não consegue emendar.
37' - GOOOLOOO DO BENFICA! 3-3, por Erick, na própria baliza. Rocha forçou pela direita, tentou assistir Rômulo mas o português desviou e enganou Guitta.
36' - Arthur repete jogada e Guitta repete defesa. O 7 do Benfica oscilou da direita para o meio e obrigou o guarda-redes do Sporting a nova intervenção.
35' - Guitta novamente! O brasileiro defendeu com os pés e evitou que o desvio de Paçó ao remate de Carlos Monteiro tivesse êxito.
35' - Grande defesa a remate potente de Arthur. Guitta, mais uma vez, a brilhar entre os postes.
34' - Desconto de tempo da Luz.
34' - Guarda-redes André Sousa (Benfica) defende com o peito nas imediações da área. Pany transportou a bola durante vários metros e terminou a jogada com um remate de pé esquerdo.
33' - Corte in extremis de Paçó retira ocasião flagrante a Afonso Jesus. O benfiquista teria apenas pela frente o guardião Guitta.
33' - Defesa de Guitta a remate de Rocha após uma receção rápida a passe com a mão de André Sousa. Poucos instantes depois, em nova jogada do Benfica, é Bruno Cintra a obrigar Guitta a aplicar-se entre os postes com um remate de longa distância.
32' - GOOOLOOO DO SPORTING! 2-3, por Pauleta. Reviravolta em escassos segundos por parte dos leões. Zicky dominou de costas para a baliza, serviu Pauleta que vinha de trás e bateu André Sousa, sem hipóteses.
31' - GOOOLOOO DO SPORTING! 2-2, por Pany. Henmi recupera a bola dentro da área do Benfica mas coloca-a nos pés do sportinguista que, após dominar, chuta de pronto, rasteiro e a contar para os leões.
30' - GOOOLOOO DO SPORTING! 2-1, por Tomás Paçó. Pany bate o canto pela esquerda e o internacional português antecipa-se a Henmi e desvia.
27' - Sporting tentou o canto direto. André Sousa mostrou-se atento e defendeu novamente para canto.
26' - Tayebi vê cartão amarelo por protestos e, segundos depois, é a vez de Esteban Guerrero ser também ele admoestado. O jogo entra numa fase menos interessante...
25' - Afonso e Cardinal chocam quando disputavam a bola, gera-se um sururu e o árbitro resolve a situação com um cartão amarelo para cada um dos jogadores.
24' - Procura reagir o Benfica à entrada mais forte do leão, mas o disparo de Arthur choca na barreira defensiva contrária.
22' - Boa jogada do Sporting, com Estebán a atirar para defesa de André Sousa.
Cartão amarelo para Pulpis, por protestos.
21' - Ameaça o Sporting, com Pany a atirar ao lado.
Tempo de descanso na Luz, com dupla vantagem encarnada. Os golos de Arthur e Tayebi vão fazendo a diferença e dão avanço de 2-0 para a turma da casa, mas como já se viu noutros dérbis tudo pode acontecer. Fique por aí para a segunda parte!
18' - Disparo de Tomás Paçó, para um corte com o corpo de Henmi.
17' - Rocha, de calcanhar, surpreende tudo e todos e quase celebra o terceiro. Valeu a intervenção de Canivato a tirar a bola para longe.
16' - GOOOLOOO DO BENFICA! Marca Tayebi! Arthur obriga Guitta a uma defesa complicada, o esférico sobra para Pany, que na tentativa de cortar... coloca o esférico nos pés do iraniano. Com a baliza à mercê, só teve de encostar.
16' - Outra vez André Sousa! Agora a remate de Pauleta, o guarda-redes do Benfica consegue uma parada incrível com os pés. Na sequência, Erick Mendonça e Pauleta criam perigo... novamente para grandes defesas de André Sousa. O guardião do Benfica cresce e vai segurando a vantagem.
15' - Grande trabalho de Pany, a culminar num disparo para defesa de recurso de André Sousa.
A pouco mais de cinco minutos do final, as duas equipas técnicas passam as últimas indicações para este primeiro tempo.
12' - Momento de parada e resposta, mas sem o desfecho desejado. Primeiro foi Henmi a atirar ao lado e, na sequência, Esteban atira também para fora em contra-ataque.
11' - Guitta obrigado a uma defesa de recurso para canto após remate de Rocha. Segue 1-0 o marcador...
10' - Que perigo! Rocha compromete na saída, perde a bola para Cavinato, mas este não consegue bater André Sousa.
9' - Cartão amarelo para Rocha.
9' - Cartão amarelo para Cavinato, por falta sobre Chishkala. Foi a quarta falta do Sporting...
8' - Responde o Sporting, com Merlim a atirar ao lado. Na sequência, Zicky atira ao poste!
O Benfica fica por duas ocasiões perto do segundo golo, mas Guitta consegue duas belas defesas para impedir o tento encarnado.
7' - GOOOLOOO DO BENFICA! Está feito o primeiro golo na Luz! Marcou Arthur, num remate rasteiro que bateu Guitta.
O médio alemão, que poderá até deixar o Benfica neste defeso, está no Pavilhão da Luz a seguir o encontro, juntamente com alguns elementos da direção das águias e ainda de Bruno Coelho, antigo jogador das águias.
5' - O jogador do Benfica acaba por se lesionar no joelho, depois de um lance com Cardinal.
O presidente do Benfica acompanha a par e passo esta segunda partida da final do playoff.
Com quatro minutos decorridos, o equilíbrio vai sendo para já a nota dominante.
Cinco inicial do Sporting: Guitta João Matos Tomás Paçó Alex Merlim Diego Cavinato
No banco ficam: Gonçalo Portugal, Zicky, Erick, Cardinal, Pauleta, Pany Varela e Esteban
Cinco inicial do Benfica: André Sousa, Afonso Jesus, Nilson, Chishkala e Tayebi
No banco: Martim Figueira, Rômulo, Arthur, Rafael Henmi, Bruno Cintra, Carlos Monteiro e Rocha
#FutsalSCP | ? Os Leões já aquecem no Pavilhão da Luz. VAMOS, EQUIPA!!! #SLBSCP pic.twitter.com/KG1TgXt4Tw
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) June 22, 2022
Nuno Dias, treinador do Sporting, antecipou o jogo 2 da final, que será disputado na Luz, frisando que os leões estão preparados.
"Tanto nós como o Benfica nos preparámos para essas contrariedades e essas dificuldades. Vai ser um jogo duro, difícil e equilibrado como são todos e, certamente, com um resultado incerto. Preparámo-nos o melhor possível para trazer mais esta vitória e elevar para 2-0 a eliminatória", reiterou à Sporting TV, apontando ao que há a melhorar em relação ao jogo 1.
"O Benfica aproveitou muito bem os nossos erros e esse é um dos aspetos que temos de melhorar: não podemos entregar a bola em zonas proibidas, temos de saber onde a podemos perder", considerou o técnico.
O treinador do Benfica, Pulpis, lançou o jogo 2 da final do playoff de futsal e foi pragmático em relação ao que as águias têm pela frente.
"Sabemos que, para sermos campeões, temos de ganhar os jogos na Luz e um em Alvalade. Vamos olhar para o jogo de quarta-feira e vencer", garantiu à BTV, sem perspetivar mudanças de maior após a derrota no jogo 1 com o Sporting.
"Nesta altura é muito difícil mudar muitas coisas. Podemos ajustar alguns detalhes. É certo que não podemos contar com o Jacaré e isso pode obrigar a ajustar a equipa que vai a jogo, devido aos estrangeiros e aos jogadores formados localmente. Para além disso, a nível tático, é difícil variar muitas coisas de um jogo para o outro", reiterou.
O primeiro dérbi da final do playoff foi um hino ao futsal, com o vencedor a apenas ser decidido no prolongamento, no Pavilhão João Rocha repleto de público. O Sporting saiu vitorioso, por 5-4, depois de ter recuperado dois golos de desvantagem e ter igualado o encontro a escassos segundos do final do tempo regulamentar. Agora, a jogar em casa, o Benfica quer empatar a final do campeonato perante os seus adeptos numa partida que arranca às 21 horas, na Luz.
Em caso de novo triunfo, o Sporting conquista o bicampeonato nacional e o 17.º da sua história
Carol Pedreira e Ana Pereira bisaram em Gondomar
Capitão do Sporting recordou que só houve uma final decidida em três jogos
Pivô acredita que as águias ainda podem ser campeãs nacionais
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Presidente honorário do Bayern Munique critica postura dos catalães no mercado de verão
No dia em que mago francês completa 50 anos, português recorda passagem pelo Bordéus