Após um empate no tempo regulamentar, águias foram mais competentes na decisão final (4-4, 3-5 pen). Jogo 2 está marcado para quinta-feira
Depois de estar em vantagem no jogo 1 em quatro ocasiões e de ter sofrido sempre o empate, o Benfica levou, este domingo, a melhor sobre o Sporting no João Rocha, nos penáltis, e está na frente da final do playoff.
Os golos do dérbi foram apontados por André Coelho (2'), Silvestre (17'), Chishkala (20') e Carlos Monteiro (42'), para o Benfica, ao passo que Wesley (10') e Zicky (19', 27' e 47') faturaram para o Sporting.
Nos penáltis, Taynan foi o único jogador que não conseguiu colocar a bola no fundo da baliza adversária.
1.º - André Coelho marca o primeiro penálti (0-1)
2.º - Tomás Paçó empata para o Sporting (1-1)
3.º - Marca Afonso Jesus (1-2)
4.º - Diogo Santos converte (2-2)
5.º - Higor devolve vantagem ao Benfica (2-3)
6.º - Taynan atira ao lado (2-3)
7.º - Jacaré marca para o Benfica (2-4)
8.º - Wesley marca (3-4)
9.º - Diego Nunes marca e Benfica vence (3-5)
00.11m - É uma sequência inacreditável... Bernardo Paçó defende o livre direto do Benfica e ainda trava o lance seguinte. Que exibição do guarda-redes do Sporting.
00.16m - É um lance que gera muitos protestos... O Benfica tem direito a um livre direto a fechar o dérbi.
01.15m - Wesley dá espaço a Lúcio que, em velocidade e após um grande movimento de rotação, consegue um remate fortíssimo ao poste da baliza defendida por Paçó.
02.05m - Silvestre aparece totalmente sem marcação na cara de Bernardo Paçó que, uma vez mais, é decisivo ao travar o remate do jogador do Benfica.
04.04m - Diogo Santos aparece ao segundo poste, mas não consegue desviar na direção da baliza do Benfica. Mais um lance de perigo, numa altura em que os nervos já estão à flor da pele nos dois bancos.
00.10m - Léo Gugiel volta a impedir o golo do Sporting em cima do intervalo do prolongamento, agora a remate de Pauleta...
00.44m - Que jogada inacreditável de Zicky, que ultrapassa André Coelho com uma grande finta e, aquando da finalização, encontra pela frente a 'muralha' Léo Gugiel.
01.41m - GOLO DO SPORTING (4-4), marca Zicky! E é o hat trick do pivô do Sporting, que após assistência de Diogo Santos não desperdiça. Mais uma finalização de qualidade do internacional português, que está a ser a figura deste dérbi.
03.50m - GOLO DO BENFICA (3-4), marca Carlos Monteiro! O jovem das águias ultrapassa Taynan com relativa facilidade e, na cara de Bernardo Paçó, consegue atirar para o fundo da baliza do Sporting. Está desfeita a igualdade!
04.30m - Zicky não consegue desviar à boca da baliza e volta a ficar muito perto do golo.
05.00m - Arranca o prolongamento!
O dérbi vai ser decidido no prolongamento. Sporting e Benfica terminam o tempo regulamentar empatados a três golos.
02.44m - E Léo Gugiel responde do outro lado! Em boa posição para finalizar, Pauleta atira para boa defesa do brasileiro. Os dois guarda-redes em bom plano nas balizas de Sporting e Benfica!
03.26m - Sequência de enormes defesas de Bernardo Paçó, que salva aqui o Sporting de sofrer o quarto golo. Estamos a pouco mais de 3 minutos do apito final no João Rocha...
03.52m - Bernardo Paçó salva o Sporting! Belo trabalho de Silvestre, que serve Arthur para um remate fortíssimo de pé direito, que só pára no corpo do guarda-redes do Sporting.
06.16m - O Sporting continua a pressionar em busca do golo da vantagem e, agora, quase consegue finalizar após uma boa combinação entre Rocha e Pauleta. O Benfica está em dificuldades nesta fase.
07.51m - Cartão amarelo para Pauleta, que travou Silvestre em falta quando o jogador do Benfica seguia, com perigo, na direção da baliza do Sporting.
09.18m - Tudo em aberto para os minutos finais no João Rocha...
13.00m - GOLO DO SPORTING (3-3), marca Zicky. E mais um golo com a imagem de marca do pivô, que 'foge' ao seu adversário direto, faz uma grande rotação e, agora de pé direito, atira forte para o fundo da baliza. É o bis do internacional português.
14.18m - Na sequência do livre direto, Tomás Paçó remata forte para mais uma intervenção atenta de Léo Gugiel. O Sporting continua a tentar...
14.27m - O Sporting entra bem nesta 2.ª parte e 'obriga' Higor a travar Diogo Santos com falta em mais uma boa transição. Cartão amarelo para o brasileiro do Benfica, que comete a 3.ª falta da equipa nesta etapa.
17.14m - Que perigo... Tomás Paçó descobre Pauleta, mas a receção, bem como a finalização, não saem nas melhores condições.
17.37m - Bernardo Paçó arrisca o remate de muito longe, mas Léo Gugiel, atento mais uma vez, desvia a bola por cima da baliza do Benfica. O Sporting tenta chegar ao empate neste arranque de 2.ª parte.
19.07m - Primeira tentativa da 2.ª parte é de Tomás Paçó, mas o remate de pé esquerdo sai muito ao lado da baliza defendida por Léo Gugiel.
20.00m - Começa a 2.ª parte no João Rocha. O Benfica, recorde-se, está na frente do marcador (2-3).
Uma grande 1.ª parte no João Rocha termina com vantagem magra do Benfica, por 3-2.
As águias entraram melhor e, aproveitando o domínio na fase inicial, inauguraram o marcador por André Coelho. O Sporting equilibrou as operações e empatou por Wesley, mas voltou a sofrer a 3 minutos do fim, num remate de Silvestre que deixou Bernardo Paçó mal na fotografia.
A fechar a 1.ª parte, houve ainda tempo para os golos de Zicky, para os leões, e Chishkala, para as águias, que deixaram o resultado em 3-2.
00.16m - GOLO DO BENFICA (2-3), marca Chishkala. E é mesmo a terminar a 1.ª parte que o russo aparece, sem marcação, ao segundo poste da baliza de Bernardo Paçó para poder finalizar. Enorme festa dos adeptos das águias no João Rocha.
01.27m - Muitos protestos de jogadores e equipa técnica do Benfica, que consideram que este segundo golo do Sporting deveria ter sido anulado por falta de Zicky sobre André Coelho. A equipa de arbitragem viu o lance e validou-o.
01.27m - GOLO DO SPORTING (2-2), marca Zicky! E que grande remate do internacional português, que à meia-volta e de pé esquerdo não dá qualquer hipótese de defesa a Léo Gugiel. Que grande jogo no João Rocha...
01.50m - Nuno Dias, treinador do Sporting, pede pausa técnica e pára o jogo.
02.10m - Léo Gugiel vai somando boas defesas, agora na sequência de um remate rasteiro e fortíssimo de Tomás Paçó. O Sporting corre atrás do prejuízo.
02.59m - Resposta imediata do Sporting, com Pauleta, em boa posição, a não conseguir levar a melhor sobre Léo Gugiel.
03.40m - GOLO DO BENFICA (1-2), marca Silvestre! É um golo completamente inesperado, já que o jogador das águias se encontrava totalmente sem ângulo... Bernardo Paçó, depois de várias boas intervenções, fica mal na fotografia, com a bola a entrar entre as suas pernas...
04.57m - Grande remate de Merlim, que por pouco não pára nas redes da baliza do Benfica. Valeu a defesa de Léo Gugiel, que com a perna desviou por cima.
08.39m - O Benfica volta a não aproveitar um livre muito perigoso, com Afonso Jesus e Arthur a não conseguirem combinar na perfeição antes de haver um remate à baliza do Sporting. A tentativa do brasileiro sai contra a defesa dos leões.
09.00m - Sequência de boas oportunidades nas duas balizas! Primeiro é Bernardo Paçó a fazer uma defesa complicada a remate do Benfica e, na resposta, é Merlim a ficar perto do golo do outro lado.
10.46m - GOLO DO SPORTING (1-1), marca Wesley. E que 'tiro' do brasileiro, que após uma boa combinação com Zicky desfere um remate fortíssimo para o fundo da baliza de Léo Gugiel. Indefensável para o guarda-redes do Benfica...
13.18m - O Sporting consegue finalmente criar uma boa situação, com Bernardo Paçó a desequilibrar e a entregar a bola a Pauleta que, por pouco, não consegue servir um companheiro em zona de finalização. Boa intervenção de Léo Gugiel, que aparece pela primeira vez no dérbi.
14.15m - Livre muito perigoso para o Benfica, com Diego Nunes a tentar visar a baliza do Sporting. A bola, no entanto, é travada pela defesa dos verdes e brancos.
15.49m - Boa entrada do Benfica, que continua a não deixar o Sporting ser protagonista do jogo. As águias pressionam na frente, ganham a bola rapidamente e vão tentando alvejar a baliza adversária.
18.00m - GOLO DO BENFICA (0-1), marca André Coelho! Jogada de costa a costa das águias, que termina com uma assistência de cabeça de Jacaré para o remate de pé direito do internacional português, que apareceu sem marcação na cara de Paçó. Está inaugurado o marcador no João Rocha.
18.52m - Mais uma situação de perigo para o Benfica, com Arthur a rematar para nova defesa de Bernardo Paçó, esta de grau de dificuldade menos elevado do que a anterior. Ainda assim, atento o guardião dos leões.
19.15m - Enorme distração da defesa do Sporting, que deixa André Coelho completamente sozinho na cara do golo. O jogador do Benfica esbarra, no entanto, em Bernardo Paçó, que consegue uma grande intervenção.
20.00m - Arranca a partida no João Rocha!
As equipas já estão em campo e o dérbi entre Sporting e Benfica está prestes a começar.
Naquele que é considerado “um dos maiores jogos do mundo do futsal”, Cassiano Klein não tem dúvidas de que o apoio dos adeptos fará toda a diferença para o espetáculo. “Se nós colocássemos o Sporting e o Benfica num pavilhão vazio, não teria todo esse brilho”, apontou.
Porém, nesta campanha, o foco tem caído mais sobre o Sporting e sobre o rendimento apresentado pela equipa comandada por Nuno Dias. O ruído vindo de fora não abala a confiança de Merlim que tem sido um dos pilares da história recente dos leões. “Dizem que é um fim de ciclo, que eles são os maiores e que nós estamos a perder jogos nos playoffs. Nós, que trabalhamos aqui, sabemos da nossa capacidade e vamos enfrentar o jogo da melhor maneira possível”, atirou.
Motivação essa que não falta a Cassiano Klein. O treinador, dos encarnados, assume estar muito contente por chegar à final, mas deixa um aviso para as dificuldades que irá encontrar perante o rival. “Lutámos muito por este momento. Estamos felizes e procuramos aproveitar ao máximo. Sabemos que serão jogos desafiantes, jogos por milímetros e por detalhes”, referiu o técnico, antes de assumir o desejo de entregar o título aos jogadores que merecem “pelo trabalho que fizeram longe dos holofotes e pelos vários anos de luta”.
Apesar de alguns deslizes na temporada, Merlim, ala leonino, acredita que os “jogos a mais”, realizados frente a Ferreira do Zêzere e Leões de Porto Salvo, serviram de “amadurecimento” e revela que a equipa “está mais do que motivada” para vencer o 5º título nacional consecutivo.
Do outro lado da segunda circular, as águias têm passado por várias mudanças no banco, e, na época de estreia de Cassiano Klein, pretendem acabar com a hegemonia leonina e levantar o título que lhes foge desde 2019.
Hoje é dia de pontapé de saída na final da Liga Placard entre Sporting e Benfica (18 horas). Os leões vão atrás da conquista do inédito pentacampeonato depois de uma temporada de altos e baixos, na qual surgiram críticas à prestação da equipa, com a expressão ‘fim de ciclo’ a surgir várias vezes nos últimos tempos. Todas as emoções do dérbi para seguir aqui!
Seleção defronta a Espanha no domingo
Roja espera agora pelo vencedor do Portugal-Eslovénia
Turma das quinas espera encontrar "dificuldades"
Ala angolano do Leões Porto Salvo falou com Record sobre a vida, o futsal e os objetivos por alcançar
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Ex-jogadores do Manchester United não têm poupado o treinador português
Demetri Mitchell não precisou de agente e acabou por garantir um salário superior