Os jogadores confessam ter ficado surpreendidos com a convocatória, mas estão felizes por integrarem o grupo; agora, querem ajudar Portugal a apurar-se para a fase final do Europeu, cuja qualificação se realiza em Outubro
Ivan, Formiga e Paulo Leite são as três novidades na convocatória anunciada pelo técnico Orlando Duarte para a selecção nacional de futsal.
Os três atletas vão juntar-se aos restantes elementos do grupo para a preparação da fase de apuramento para o Europeu (de 11 a 16 de Outubro, na Polónia) e para a participação na fase final do Mundial, que se disputa na Guatemala, de 18 de Novembro a 3 de Dezembro. Caso Portugal se apure para a fase final do Euro, viajará até Moscovo em Fevereiro do próximo ano.
Os três jogadores explicaram a "Record" a emoção que sentiram quando receberam a notícia da primeira convocatória para a selecção nacional. Ivan, de 28 anos, joga na posição de fixo na equipa do Miramar. Nasceu no Brasil, mas está há quatro anos em Portugal. Naturalizou-se há cinco meses e, agora, pretende representar a selecção lusa nas importantes competições que se aproximam.
”Recebi a notícia com muita alegria, pois era uma das minhas metas. Nunca joguei pelo Brasil e, como estou cá há quatro anos, desejava muito poder alinhar por Portugal. Esperava esta convocatória há muito tempo e agora quero chegar o mais longe possível. Na selecção, pretendo ser campeão europeu e mundial”, afirma.
Formiga, de 21 anos, é atleta do Freixieiro. Joga como ala esquerdo e, depois de ter alinhado na selecção de sub-21, viu confirmada a sua progressão com esta convocatória. ”Estou sem palavras, pois não esperava esta chamada. Fiquei a saber que integrava o grupo quando consultava o site FutsalPortugal e nem acreditei quando vi o meu nome na convocatória. É o momento mais alto da minha carreira. É o auge. Estou muito feliz”, confessa o jogador.
Paulo Leite, de 27 anos, actua como ala na Fundação Jorge Antunes e não esconde a surpresa pela convocatória: ”Estou muito contente, pois não esperava estar no lote de convocados. Estou há pouco tempo no futsal, tenho trabalhado bem, mas não esperava ser chamado agora. Estive no último estágio, mas nunca joguei na selecção nesta variante. Fui várias vezes internacional, só que no futebol de salão.
Ala do Sp. Braga espera, ainda assim, uma boa resposta da Seleção Nacional no estágio em Riga
Portugal faz esta tarde o último treino antes de deixar a FPF Arena Portugal rumo a Riga
Portugal mede forças com a turma letã no domingo e a 22 de outubro
Fixo apresentou-se com queixas musculares, mas Jorge Braz não irá chamar um substituto
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida