Nuno Dias: «Estamos na melhor fase da época»

Treinador do Sporting otimista para a Ronda de Elite da UEFA Cup, que arranca esta quinta-feira

• Foto: Paulo Calado

O momento de forma que atravessa a equipa do Sporting dá confiança ao técnico Nuno Dias no arranque do Grupo D da Ronda de Elite, esta quinta-feira no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Para além dos leões estarão em campo FC Dynamo (Rússia), ETO Györ (Hungria) e City'Us Targu-Mures (Roménia).

"Estamos a atravessar o melhor momento da época a nível individual, coletivo, tático, físico e psicológico", defendeu o treinador, que garante ter em mente apenas o primeiro jogo, esta quinta-feira às 20h30 frente aos húngaros do ETO Györ. 

"Vamos esperar um jogo difícil como todos os outros. Vamos estar numa competição em que neste momento só encaixam os melhores. O Györ é uma equipa habituada a ganhar, com um treinador espanhol conceituado", referiu Nuno Dias, recordando que a campeã da Hungria tem um plantel repleto de internacionais, não só daquele país como espanhóis, e até um português tem no grupo, Davide.

"Teoricamente Sporting e Dynamo são as mais fortes, até pelo ranking. Parece que irá decidir-se tudo no domingo [duelo entre leões e russos às 17 horas], mas para isso temos de iniciar a competição da melhor maneira possível. O 1.º jogo é muito importante, é aquele em que todos acreditam que podem surpreender", acrescentou o técnico leonino, que garantiu não ter muito trabalho para motivar os jogadores para este tipo de prova.


Adversários atentos aos leões
Na conferência de imprensa de apresentação do Grupo D da Ronda de Elite, só o treinador do Targu-Mures, Lucian Nicusan, esteve ausente, devido ao atraso no voo da equipa para Lisboa.

Os técnico Temur Alekberov (FC Dynamo) e Marcos Lopez (ETO Györ) reconheceram que o fator casa pode ser importante para os leões, mas ambos mostraram vontade de triunfar em Odivelas.

O opositor do campeão nacional na estreia, conta com duas derrotas em outros tantos confrontos com os leões, mas o Marcos Lopez acredita que em campo o favoritismo não quer dizer nada. "Estamos aqui com muita ambição. Neste momento só pensamos no primeiro jogo. O Sporting tem uma grande equipa, com jogadores muito experientes. Mas a confiança não nos tiram. o nosso ADN é ganhar", referiu o simpático treinador, que não escondeu a satisfação por poder responder às questões em espanhol.

Apesar de não ter as estrelas que têm Sporting ou Dynamo, Marcos Lopez salientou que tem muitos internacionais das camadas jovens da Hungria, alguns atletas espanhóis e, acima de tudo, um grupo habituado a vencer. E mostrou-se conhecedor do futsal português.

"Não precisei pedir conselhos ao Davide porque já conheço o Sporting, todos os jogadores. Em Espanha todos respeitam o Pavilhão de Odivelas", rematou. Recorde-se que foi neste recinto que há dois anos o Sporting eliminou o Inter Movistar e garantiu a última presença na final-four da prova.

Um dos favoritos à vaga no torneio final é o Dynamo, equipa que nasceu em 2002 mas conquistou a UEFA Cup em 2007. Nesse ano a formação de Moscovo bateu o Sporting por 5-0, uma equipa que, segundo Temur Alekberov, nada tem a ver com a de hoje.

"Tanto o Sporting como a Liga portuguesa são muito diferentes daquela altura, têm crescido e evoluído muito", sublinhou, salientando a chegada ao nosso país de muitos jogadores internacionais, de grande qualidade. 

"Fomos sorteados para o grupo mais complicado. O Sporting tem mostrado que aproveita sempre o fator casa. Gostamos de futsal porque nos dá surpresas. Para já pensamos apenas no 1.º jogo, não sabemos que surpresas vai ter", rematou.

Calendário
Quinta-feira
FC Dynamo-City’Us Targu-Mures, 18 horas
Sporting-ETO Futsal Györ, 20h30
Sexta-feira
ETO Futsal Györ-FC Dynamo, 18 horas
Sporting-City’Us Targu-Mures, 20h30

Domingo
City’Us Targu-Mures-ETO Futsal Györ, 14h30
FC Dynamo-Sporting, 17 horas

Por Cláudia Marques
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futsal

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.