Portugal poderá passar a colocar duas equipas na UEFA Futsal Cup

Privilegiados os três países com melhor ranking

O Benfica foi a única equipa portuguesa a vencer a UEFA Futsal Cup.
• Foto: Pedro Ferreira

Há muitas e, neste caso, boas novidades no futsal naquilo que concerne a Portugal. No caso da UEFA Futsal Cup, prova rainha da modalidade que se passará a chamar Liga dos Campeões do Futsal em 2018/19, o nosso país poderá passar a colocar dois clubes na competição ao invés de contar apenas com o campeão de cada nação como sempre aconteceu até hoje. Tudo dependerá se Portugal se encontra no 'top-3' do ranking da UEFA para usufruir dessa equipa bónus.

As equipas nacionais têm sabido medir forças com os melhores clubes continentais e não é por isso, de estranhar, que desde que a fase final da UEFA Futsal Cup passou a ser jogada no formato de 'final-four', Portugal tenha estado presente em cinco das últimas 10. Em 2016/17, o Sporting voltará disputar o ceptro europeu no final deste mês, tentando repetir a proeza do Benfica em 2010, única equipa portuguesa a vencer a maior prova de clubes da UEFA em futsal. 

Agora, imagine-se que Portugal seria um dos três países melhor colocados no ranking, concedendo a possibilidade a Sporting e Benfica de marcarem presença, ao mesmo tempo na prova, independentemente do facto de se terem sagrado campeões nacionais ou não...

Alterações no formato de seleções

As provas de seleções também vão assistir a mudanças. O Campeonato da Europa de futsal feminino vai realizar-se pela primeira vez em 2019, ainda que somente com quatro países a disputar a fase final "dado o número ainda limitado de selecções nacionais femininas de futsal existente na Europa", segundo informa a UEFA.

Já no setor masculino, Europeu e Mundial deixarão de ser jogados no mesmo ano. A fase final do Campeonato da Europa ocorrerá de quatro em quatro anos (ao invés de a cada dois anos como agora acontece) e contará com uma fase final alargada a 16 nações. O novo formato arranca em 2022 sendo que em 2020 não se realizará a prova maior de seleções da Europa.

Por Flávio Miguel Silva
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Futsal

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.