A campeã Itália goleou este domingo a República Checa, por 7-0, no fecho da fase de grupos do Europeu de futsal, num dia em que se confirmou o apuramento de Azerbaijão, da Rússia e do Cazaquistão para os quartos de final.
Depois de conhecidos no sábado os encontros Sérvia-Ucrânia e Portugal-Espanha, a realizar na segunda-feira, a derradeira jornada dos grupos C e D ditou os jogos de terça-feira Rússia-Azerbaijão e Cazaquistão-Itália.
Praticamente apurada, a Itália confirmou o primeiro lugar do grupo D, com uma goleada sobre a República Checa, por 7-0, um resultado que apurou o Azerbaijão e afastou os checos.
Em destaque estiveram os sportinguistas Fortino, que marcou aos 26 segundos e aos 22 minutos, e Alex Merlim (21), assim como o benfiquista Patias, que fechou a contagem aos 33, com os restantes golos italianos a serem marcados por Gabriel Lima (11), Koudelika (22), na própria baliza, e Honório (24).
A Rússia também garantiu o apuramento, ao empatar com a Croácia, a dois golos, terminando em primeiro do Grupo C, com mais um ponto do que o Cazaquistão e três do que os croatas.
A seleção balcânica desperdiçou uma grande penalidade no derradeiro minuto por Novak, um golo que, contudo, seria insuficiente para garantir o apuramento dos croatas, mas que daria o primeiro lugar na 'poule' ao Cazaquistão.
Robinho (1-0), com um golo na própria baliza aos 09 minutos, colocou a Croácia em vantagem, mas Abramov (1-1), aos 12, empatou para a Rússia. Na segunda parte surgiram mais dois golos, por Novak (2-1), aos 25 minutos, e por Penevezev (2-2), aos 39.
O encontro que concentra as atenções dos quartos de final opõe a seleção portuguesa, segunda classificada do grupo A, após a derrota com a Sérvia (3-1), à invicta Espanha, vencedora do grupo B.
O histórico de resultados nas edições anteriores de Europeus entre as duas seleções pende favoravelmente para a Espanha, que já derrotou Portugal por quatro vezes, uma das quais na transformação de grandes penalidades, em 2007, e em que se regista apenas um empate, em 2003.
A somar ao confronto direto entre ambas as seleções há ainda o facto de que a Espanha já venceu por seis vezes o titulo europeu, enquanto que o melhor resultado de Portugal foi um segundo lugar em 2010, no Hungria, na final perdida para a Espanha (4-2).
Arranca esta terça-feira mais uma edição do Europeu de futsal.
Caso tivesse igualado o número de Miguelín e Rivillos, teria arrecadado a Bota de Ouro, pelo facto de ter menos partidas disputadas.
Aos 17 minutos, La Roja já vencia por 4-0...
Douglas Júnior, com um hat-trick, Zhamankulov e o guarda-redes Higuita marcaram os golos dos vencedores, que estiveram a ganhar por 5-0. Pelos sérvios marcaram Rakic e Rajcevic.
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português