Record

Portugal é campeão da Europa pela 1.ª vez

Equipa das quinas bate Espanha (3-2) num jogo em que Ricardinho saiu lesionado

A carregar o vídeo ...
Seleção já aquece no palco de todos os sonhos
22h04 - ACABOU! PORTUGAL É CAMPEÃO DA EUROPA PELA PRIMEIRA VEZ! Depois de o futebol ter conquistado o Europeu a 10 de julho, agora é o futsal a alcançar a proeza a 10 de fevereiro. Ricardinho saiu lesionado no prolongamento, mas Bruno Coelho, o herói da final, decidiu a 55 segundos do fim. E o mesmo Bruno Coelho já tinha feito o empate em cima do final do tempo regulamentar. Pela primeira vez na história, Portugal é campeão da Europa, ao bater a Espanha, que havia conquistado o título em sete ocasiões.

50' - Defesa milagrosa de André Sousa, a manter a vantagem portuguesa!

50' - GOLOOO DE PORTUGAL! Bruno Coelho não treme e atira para o fundo das redes! Portugal está a 55 segundos de se sagrar campeão da Europa!


50' - Sexta falta para Espanha! Portugal vai ter livre de 10 metros...

49' - Tudo muito equilibrado nesta altura. As duas equipas têm medo de errar e não podem fazer faltas...

48' - Agora foi a vez de Solano ameaçar o golo espanhol, mas o remate saiu por cima. Portugal parece ter ficado sem jogo ofensivo nesta altura.

47' - Ricardinho sai com o pé ligado e certamente não irá voltar à partida. Até os adeptos espanhóis aplaudem o mágico, que sai sem conseguir apoiar o pé direito. Não vai poder ajudar a seleção na final... tal como Ronaldo em Paris.

47' - Quinta falta para Espanha e amarelo para Usín.

46' - Ao poste! Bebe aparece solto à entrada da área e André Sousa vê a bola fugir para o poste. Portugal tenta resistir sem o melhor do Mundo. Ricardinho está a ver o pé direito ser ligado.

46' - Momento preocupante. Ricardinho tropeça numa disputa de bola e o jogador espanhol acaba por, inadvertidamente, cair em cima do pé direito do mágico. O melhor do Mundo está com muitas queixas...

21h47 - COMEÇA A SEGUNDA PARTE DO PROLONGAMENTO!

21h46 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE DO PROLONGAMENTO!


45' - Atira Ricardinho... para fora! A bola ainda desviou num jogador espanhol.

45' - Muita confusão nos último segundos desta primeira parte, com a Espanha a pedir a sexta falta em dois momentos. Mas foram os espanhóis a acabar por cometer uma infração que dá um livre perigoso a 3 segundos do final da primeira parte...

45' - Erro de Pedro Cary quase sai muito caro a Portugal. Valeu André Sousa a fazer mais uma grande defesa!

44' - Ninguém quer arriscar e a partida mantém-se bloqueada nesta primeira parte do prolongamento. Tudo muito estudado.

43' - Anilton ganha a bola, sai rápido no contra-ataque e vê o remate ser bloqueado.

42' - João Matos tenta a sorte... mas atira muito por cima. Sem perigo para Paco Sedano.

42' - Que perigo! Solano ameaça de longa distância, com André Sousa a ter de se aplicar para evitar o golo espanhol. Momentos de muita tensão na Arena Stozice.

21h35 - INÍCIO DO PROLONGAMENTO!

21h30 - FINAL DO TEMPO REGULAMENTAR! Com um golo de Bruno Coelho a um minuto do fim, Portugal força o prolongamento na final do Europeu. Nota para o facto de a equipa das quinas entrar com cinco faltas, que não limpam. Seguem-se duas partes de cinco minutos.


40' - Nilson recebe de Ricardinho e obriga Paco Sedano a uma defesa atenta. Falta menos de um minuto para o final da partida.

39' - GOLOOO DE PORTUGAL! Bruno Coelho aparece solto à boca da baliza e restabelece a igualdade!


38' - Portugal muda para o cinco para quatro e quase chega ao golo por intermédio de Tiago Brito! Nota curiosa para o facto de Pedro Cary, o guarda-redes avançado, ter um equipamento semelhante ao... da Espanha.

37' - Sempre Ricardinho, agora com um remate rasteiro sem a melhor direção. Portugal tenta chegar como pode à área espanhola e começa a pressionar mais.

36' - Quase Ricardinho! No contra-ataque, o mágico tenta picar por cima de Sedano, que reage a tempo e desvia por cima. 

36' - À trave! Miguelín remata com potência e a bola não entra por uma questão de milímetros! Resiste Portugal, com Vítor Hugo na baliza.

36' - Sexta falta portuguesa e livre de 10 metros para os espanhóis...

35' - Ricardinho volta a acordar e faz mais um remate perigoso, com Paco Sedano a negar com os pés.

34' - Para piorar a situação, Portugal faz a quinta falta. Pressão máxima até ao fim.

33' - Muitos passes falhados por parte da equipa portuguesa. Espanha vai ameaçando o terceiro, enquanto Portugal não está a conseguir criar oportunidades para restabelecer a igualdade. Momento difícil.

32' - GOLOOO DA ESPANHA! Portugal defende mal o livre batido por Miguelín, uma vez que Lin estava completamente sozinho ao segundo poste para encostar. Fácil para o jogador espanhol, que coloca a roja na frente do marcador.


32' - Nilson faz a quarta falta portuguesa e vê o amarelo. Livre muito perigoso para Espanha...

31' - Erro crasso de Tiago Brito, a perder a bola, mas Pola não aproveita e remata por cima. Entretanto, é anunciado que estão 10.352 adeptos na Arena Stozice.

30' - Outra vez Ricardinho, que começa a aparecer mais na partida. Remate perigoso do mágico, mas estava lá Paco Sedano para afastar.

30' - Responde Ricardinho, com um remate que sai ligeiramente ao lado. O movimento era tecnicamente muito complicado.

30' - Que calafrio! Miguelín rouba a bola ao ataque português e, após conduzir o contra-ataque, atira ao poste! André Sousa ainda desviou com a ponta dos dedos... Alta tensão em Stozice, com as duas equipas a jogarem com algum receio.

29' - Remate disparatado de Bebe, que atira muito por cima. Sem problemas para André Sousa.

28' - Falta de Espanha e empate também neste departamento: 3-3.

27' - Já com Bruno Coelho de volta ao jogo, Pedro Cary e Ricardinho quase conseguem marcar! Paco Sedano evitou num primeiro momento e a recarga também não saiu bem.

26' - À trave! André Coelho tenta um remate de longa distância e fica a milímetros do golo. Paco Sedano ainda desviou para a quina...

25' - Defesa fantástica de André Sousa! Ortiz apareceu em boa posição e ficou à beira do golo, mas o guarda-redes português brilhou.

25' - Vários remates consecutivos por parte de Espanha, mas Portugal continua a defender muito bem. Os portugueses ocupam bem os espaços e estão a falhar pouco.

24' - Salva Sedano! André Coelho atirou de primeira com muito perigo para a baliza espanhola, mas o guardião de nuestros hermanos reagiu bem.

24' - Ricardinho atira ao lado! A bola ainda desviou num jogador espanhol. 

24' - Outra falta portuguesa numa fase ainda inicial da segunda parte. Já são três...

23' - Falta de Espanha e livre perigoso para Portugal... que quase dá golo! Valeu um corte fantástico de Ortiz, a evitar o golo no limite.

23' - Passou o perigo! Alex recebeu dentro da área portuguesa, mas atrapalhou-se no controlo da bola e a defesa portuguesa acabou por afastar o perigo. Tensão máxima por esta altura.

23' - Outra vez Anilton a fazer a falta. É a primeira de Portugal na segunda parte.

22' - Portugal com pouca bola no início desta segunda parte. A equipa das quinas tenta subir no terreno, mas não está a conseguir.

21' - André Sousa lesiona-se a fazer a defesa e está com algumas queixas, mas continua em campo.

21' - Que perigo! André Sousa nega o golo a Miguelín com uma grande defesa e Pola atira por cima na recarga. Entrada fulgurante da seleção espanhola...

20h41 - COMEÇA A SEGUNDA PARTE!

20h26 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE! Ricardinho marcou aos 59 segundos e Tolrà restabeleceu a igualdade muito perto do apito para o descanso. Espanha aumentou a pressão na fase final e Portugal não aguentou.


20' - Agora foi a vez de Lin ficar no chão com queixas na coxa esquerda.

19' - GOLOOO DA ESPANHA! Pedro Cary demora a chegar à bola e Marc Tolrà desvia subtilmente. André Sousa ainda se esticou mas não conseguiu evitar o empate espanhol. A pressão da roja acabou mesmo por dar resultado.


19' - Nilson aparece em boa posição e obriga Sedano a boa defesa. Portugal chega-se à frente agora.

19' - Quase o segundo! João Matos recupera e remata ligeiramente ao lado! A bola sofreu um desvio traiçoeiro de Joselito.

18' - Grande corte de Nilson! Portugal aguenta a pressão espanhola sem fazer a fatídica sexta falta.

16' - Usín afasta o perigo após cruzamento perigoso! Nesta altura, Bruno Coelho está de volta ao banco depois de ter sido assistido.

16' - Quinta falta para Portugal, agora por Fábio Cecílio. A próxima infração dá livre de 10 metros a Espanha, que está a pressionar cada vez mais.

15' - Salva André Sousa! Depois de Anilton fazer mais uma falta, Pola aparece em grande posição e obriga o guardião português a fazer uma excelente defesa.

15' - Agora é a vez de Anilton fazer uma falta. É a terceira de Portugal.

14' - Time-out! As equipas reunem com os treinadores para redefinir as táticas para o que ainda falta jogar nesta primeira parte. Vai valendo o golo solitário de Ricardinho logo aos 59 segundos.

14' - Ao lado! Alex segura bem e assiste Lin, que atira ao lado. Estava lá Tiago Brito a pertubar a ação do jogador espanhol. Jogo muito morno.

13' - Infração de Solano e primeira falta para Espanha.

12' - Segunda falta de Portugal, agora de Pedro Cary.

12' - Bruno Coelho abandona o terreno de jogo com muitas dificuldades. O português mal consegue andar e queixa-se do joelho direito.

10' - Tão perto! Ricardinho remata desde antes do meio-campo e quase consegue surpreender Paco Sedano com um chapéu! Valeu uma defesa fantástica do guardião!

10' - Fase de maior estudo de parte a parte. Espanha bem tenta reagir, mas Portugal está bem fechado na defesa.

9' - Ao lado! Cary cabeceia ao lado numa altura em que Bruno Coelho está a ser assistido fora das quatro linhas. O português sofreu um toque no joelho direito.

8' - Bebe tenta a sorte de longa distância, sem perigo para André Sousa. Exibição madura de Portugal, que continua a conrolar as incidências.

7' - Joselito remata para as mãos de André Sousa... mas a bola já tinha saído. A Espanha pressiona mais alto agora, mas Portugal consegue aguentar bem essa tentativa de sufoco.

6' - Que corte fantástico! Fábio Cecílio dá o corpo às balas e trava um remate perigoso do ataque espanhol. A roja tenta reagir e chegar ao empate...

5' - Mais uma oportunidade! Bruno Coelho recupera a bola e remata a centímetros do poste esquerdo da baliza de Sedano.

4' - Ricardinho faz falta, a primeira de Portugal. Espanha ainda não tem qualquer infração.

3' - Nas bancadas, os adeptos portugueses vão dando show! O apoio foi muito forte desde o início da prova e continua.

2' - Espanha tem mais posse de bola nesta fase e tenta reagir à entrada fulgurante da equipa das quinas. Mas nuestros hermanos ainda não tiveram qualquer oportunidade.

1' - GOLOOO DE RICARDINHO! Está feito o primeiro! O mágico recupera à entrada da área e remata sem hipóteses para Paco Sedano. Arranque de sonho para a equipa das quinas.


19h47 - ARRANQUE DA PARTIDA!

19h44 - Tudo pronto para o arranque do encontro!

19h37 - As equipas já estão em campo com o pavilhão bem composto. É tempo de ouvir os hinos.

18h52 - Portugal e Espanha já estão em campo a fazer os habituais exercícios de aquecimento. Já falta pouco para o arranque da partida! 

18h42 - Já há cincos! Portugal alinha de início com André Sousa, Pedro Cary, Bruno Coelho, João Matos e Ricardinho. Já a Espanha conta com Paco Sedano, Ortiz, Pola, Miguelín e Alex.

18h10 - A Seleção Nacional não tem um histórico nada feliz com Espanha mas a confiança é muita.


- Chegou o dia de todas as decisões no Campeonato da Europa de futsal. Portugal e Espanha decidem a atribuição do troféu na Eslovénia, a partir das 19h45.

- Esta é a segunda vez que a Seleção Nacional chega ao jogo decisivo da prova. Conseguiu-o em 2010, mas foi batida precisamente pela equipa espanhola. De resto, o histórico de confrontos com Espanha não é nada famoso: em 26 jogos, Portugal ganhou apenas uma vez e perdeu 21.

- Muita da esperança lusa passa pelos pés de Ricardinho, o melhor jogador do Mundo da modalidade: "O nosso sonho ainda está por concretizar e queremos realizá-lo".

- Por seu lado, o selecionador nacional Jorge Braz garantiu que a equipa está pronta para enfrentar este desafio: "Sabemos o que esta partida vai exigir e vamos estar preparados".


Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Europeu de futsal'2018

Notícias

Notícias Mais Vistas

M