Seleção come à patrão

Portugal não brinca em serviço e trouxe para a Eslovénia um 'chef' que só cozinha para a equipa

• Foto: FPF

A preparação de um Europeu de futsal envolve muita logística e nada é deixado ao acaso. A Seleção Nacional é acompanhada, desde 2004, pelo ‘chef’ Luís Patrão, que garante uma alimentação saudável e que faça lembrar o conforto de casa, mas seguindo as regras da UEFA. "Esse plano é seguido à risca, exceto se não houver o produto que está no menu. Aí, faz-se uma pequena alteração, sempre em consonância com o departamento médico", revelou o cozinheiro, de 42 anos.

A cozinha mediterrânica é a base: sopa (sempre com leguminosas, por causa da fibra), muitos legumes, carne, peixe e fruta são obrigatórios. Depois há pequenas regras, como por exemplo em dias de jogo a preferência é dada às carnes brancas, que têm uma digestão mais fácil, e a vitela faz parte do cardápio na véspera das partidas. Mas como fugir à monotonia? "Às vezes passa pela imaginação, cortar o legume hoje de uma forma, amanhã de outra. Não pode brincar-se muito com os temperos. É o clássico – azeite e sal. Tudo simples, acaba por ser uma cozinha mais da ‘mamã’", ilustra Luís Patrão.

Os jogos são seguidos pelas redes sociais, enquanto trabalha. "Gostava de sair daqui como campeão da Europa", confessa.

Bacalhau também seguiu viagem

Apesar das regras apertadas, há uma ingrediente que só Portugal utiliza: bacalhau. Este produto foi levado de Portugal, tal como... o café. "Veio bacalhau seco, já está demolhado e acondicionado, estamos à espera das ordens para fazer. Já fizemos duas refeições, uma delas bacalhau à Gomes de Sá. Com a nossa salsa fresca picada", explicou Luís Patrão. O ‘chef’ confidenciou que não há gulosos, mas, por vezes, há um ‘miminho’, sendo que o arroz-doce é o favorito. Também na bagagem levaram queijo da serra e enchidos para o staff. E se forem campeões? O ‘chef’ promete uma surpresa...

Por Cláudia Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Europeu de futsal'2018

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.