Portugal vence Escócia e vai ao playoff de acesso à fase final do Europeu feminino

Golos de Ana Capeta e Fátima Pinto valeram triunfo português (2-0) em Larnaca

Portugal vence a Escócia por 2-0 e fecha da melhor forma a fase de qualificação para o Europeu de futebol feminino. A equipa de Francisco Neto precisava de um 'milagre' para conseguir o apuramento direto - ganhar por 9 golos de diferença para ser um dos melhores segundos classificados - mas ainda assim deu uma resposta cabal à derrota sofrida na Finlândia no último minuto. A Escócoa dominou a partida, mas a Seleção Nacional foi eficaz e Ana Capeta (27') e Fátima Pinto (90'+2) apontaram os golos do triunfo em Larnaca, Chipre. Portugal acaba no 2º lugar do Grupo E, com 19 pontos e terá de disputar o playoff de acesso à fase final do Europeu. O sorteio está agendado para 5 de março, sendo que nesta altura já se conhecem três possíveis adversários: Rússia, Ucrânia e Irlanda do Norte. Obrigado por ter estado desse lado! 

Final da partida! Portugal vence a Escócia por 2-0!


90'+2 - GOLOOOOOOOOOOOOOOOO! DE PORTUGAL!! Fátima Pinto faz o 2-0! Que grande pontapé a decidir a partida em Larnaca. Cruzamento de Andreia Jacinto, Diana Silva pressionou a defesa escocesa e Fátima Pinto, de primeira, remata forte para o fundo das redes! Escócia-Portugal (0-2)!


Vamos ter 3 minutos de compensação em Larnaca.

90+1' - Entra Telma encarnação para o lugar de Jéssica Silva.

90' - Remate de Kirsty Hanson sai por cima da baliza lusa!

Escócia tenta o tudo por tudo nestes últimos minutos. Francisco Neto prepara mais uma alteração na Seleção Nacional.


88' - Patrícia Morais vê cartão amarelo por retardar a marcação do pontapé de baliza. 

87' - Grande confusão na área portuguesa, a bola sai pela linha de fundo e será pontapé de baliza para Portugal. Seleção Nacional tenta sacudir a pressão.

87' - Desta vez a bola vai direta para a área, a defesa lusa afasta num primeiro momento mas há novo cruzamento e Patrícia Morais afasta com uma palmada. A bola sai pela linha de fundo e vai ser mais um canto para a Escócia.

86' - Canto cobrado à maneira curta, bola para a área e Joana Marchão corta pela linha final. Novo canto para a seleção britânica. 

86' - Mais um pontapé de canto para a Escócia.

Reta final do encontro e a Seleção Nacional tenta segurar a vantagem de um golo. 


82' - Jéssica Silva cai na área da Escócia e Portugal fica a pedir penálti. A árbitra manda jogar. 

77' - Falta de Claire Emslie, por falta sobre Patrícia Morais. Cartão amarelo para a jogadora escocesa. Um atraso de bola para a guarda-redes lusa que poderia ter custado caro...

76' - Terceira alteração na Seleção Nacional. Andreia Jacinto entra para o lugar de Andreia Norton.

76' - Novamente a bola na área lusa, na sequência do canto, mas a o lance perde-se pela linha final.

75' - Mais um pontapé de canto para as britânicas. Mas antes tempo para mexida na Escócia. Samantha Kerr sai e entra Kirsty Hanson.

74' - Nono canto da Escócia nesta partida. Bola na área de Portugal e mais uma vez a defesa a afastar o perigo. 

73' - Ataque da Escócia pela esquerda, Cuthbert entra na área mas Dolores Silva aparece na 'hora h' e corta para canto.

71' - Novo lance de perigo da Escócia. Cruzamento da direita, cabeceamento de Martha Thomas e a bola acaba nas mãos de Patrícia Morais. 

69' - Remate de Martha Thomas à entrada da área, sai fraco e rasteiro. Patrícia Morais vai ao relvado e segura o esférico.

67' - Escócia conquista dois cantos consecutivos. Patrícia Morais afasta e Diana Silva completa a primeira intervenção da guarda-redes portuguesa. 

Portugal consegue 'respirar' melhor nos últimos minutos, embora com dificuldades para ter bola e chegar com perigo à área adversária.


55' - Francisco neto refresca a frente de ataque da Seleção Nacional. Sai Ana Capeta, que fez o único golo da partida até ao momento, aos 27 minutos, para a entrada de Diana Silva.

Escócia instalada no meio-campo português neste arranque da 2.ª parte.


50' - Cartão amarelo para Jéssica Silva. Falta dura da número 10 portuguesa sobre Lucy Graham.

47' - Novo canto para a Escócia. Bola batida ao primeiro poste, Patrícia Morais soca a bola e evita males maiores.

46' - Escócia começa melhor, conquista um canto e leva perigo à área portuguesa. Patrícia Morais afasta e depois limpa a defesa portuguesa.

Francisco Neto faz uma alteração na Seleção Nacional. Tatiana Pinto entra para o lugar de Vanessa Marques.


Arranca a 2.ª parte! Escócia-Portugal (0-1)


Portugal vai vencendo a Escócia por 1-0, graças a um golo de Ana Capeta aos 27 minutos. A avançada pressionou a guarda-redes escocesa, intercetou um passe e colocou a bola no fundo das redes adversárias. O golo surgiu após duas boas ocasiões da Escócia, com Patrícia Morais a responder com grandes defesas e a manter a baliza lusa a zeros. Já em desvantagem, a Escócia voltou a pressionar mas só no último lance da 1.ª parte ficou perto do empate. Recorde-se que este resultado é insuficiente para Portugal garantir o apuramento direto para a fase final do Europeu, já que a equipa de Francisco Neto teria de vencerpor 9 golos de diferença para conseguir esse objetivo. Veremos o que reserva a 2.ª parte do encontro em Larnaca, Chipre. Continue connosco!


Final da 1.ª parte! Escócia-Portugal (0-1)


45'+1' - Que perigo! Quase o empate da Escócia...Claire Emslie antecipa-se ao 1º poste, desvia um cruzamento da esquerda mas falha o alvo. 

Um minuto de compensação nesta 1.ª parte


44' - Outra vez Jéssica Silva, agora pela esquerda, não consegue ultrassar a defesa escocesa.

42' - Bola na área escocesa, a defesa tira e Portugal volta a insistir, mas sem perigo. 

41' - Grande trabalho de Jéssica Silva no lado direito, a conquistar o segundo canto para Portugal na partida.

40' - Defesa portuguesa afasta o perigo, Jéssica Silva tenta sair rápido para o ataque mas mantém a posse de bola e conquista um lançamento de linha lateral. Aproximamo-nos do intervalo aqui em Larnaca.

39' - Escócia tenta reagir à desvantagem e conquista dois cantos consecutivos.

27' - GOLOOOOOO DE PORTUGAL! Ana Capeta inaugura o marcador e faz o 3º golo nesta fase de qualificação! Capeta acreditou, pressionou a guarda-redes escocesa em carrinho, consegue intercetar o passe e a bola entra na baliza! Escócia-Portugal (0-1)



24' - Claire Emslie cabeceia com perigo, bola sai ao lado da baliza de Portugal.

Portugal tenta sacudir a pressão inicial da Escócia, que já esteve perto do golo. 

18' - Bola na área na sequência do canto, afasta a defesa portuguesa. Pressão alta da Escócia nos últimos minutos...

17' - Outra vez Patrícia Morais! Mais uma grande intervenção a remate de Erin Cuthbert que, no coração da área portuguesa, rematou forte e de pé direito. Vai ser canto para a Escócia. 

16' - Grande defesa de Patrícia Morais! Martha Thomas aparece em boa posição, desvia de primeira um cruzamento da esquerda mas a guarda-redes lusa evita o primeiro golo!

11' - Mais um remate de Erin Cuthbert. A bola sai ao lado.

11' - Defesa portuguesa afasta o perigo, Portugal tenta sair para o ataque por Jéssica Silva mas sem sucesso.

10' - Falta de Joana Marchão. Livre para Escócia que pode levar algum perido.

6' - Mais uma iniciativa de ataque de Portugal, com Ana Capeta a surgir com espaço pela direita e a cruzar, com perigo, mas a bola é cortada pela defesa da Escócia.

5' - Canto batido para a área escocesa, mas a bola é afastada pela defesa.

5' - Responde Portugal! Bom lance de Jéssica Silva pela direita, bola na área e Ana Capeta remata, com a bola a tocar numa defesa e a sair pela linha final. Canto para Portugal.

4' - Primeiro remate do jogo pertence à Escócia! Erin Cuthbert atira muito por cima da baliza defendida por Patrícia Morais. Entretanto Dolores Silva já reentrou.

3' - Dolores Silva fica caída após um choque com uma adversária, com dificuldades respiratórias. Está a ser assistida.

Começa a partida!


15h06 - Tempo agora para escutar o hino escocês.

15h05 -  Equipas já no relvado. Tempo para os hinos e toca 'A Portuguesa' em Larnaca.

15h03 - Contagem decrescente para o pontapé de saída.

- Sara Persson é a árbitra do encontro; Josefin Aronsson e Jilan Taher as assistentes. Pernilla Larsson é a quarta árbitra.

- Já há onzes:
 

Escócia
: Fife, Evans, Corsie (cap.), Beattie, Mitchell, Kerr, Graha, Emslie, Weir, Cuthbert e Thomas.
Suplentes: Alexander, Cunningham, McLauchlan, Boyle, Ness, J. Ross, Robertson. Howard, N. Ross, Docherty, Hanson e Arnot.
Treinador: Stuart Mclaren

Portugal: Patrícia Morais, Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Joana Marchão, Dolores Silva (cap)., Fátima Pinto, Andreia Norton, Vanessa Marques, Ana Capeta e Jéssica Silva.
Suplentes: Inês Pereira, Rute Costa, Mónica Mendes, Alícia Correia, Andreia Jacinto, Cláudia Neto, Tatiana Pinto, Diana Silvam Carolina Mendes, Diana Gomes, Catarina Amado e Encarnação.
Treinador: Francisco Neto.

- Ficando no playoff, cujo sorteio é a 5 de março, Portugal será acompanhado por Rússia, Ucrânia e Irlanda do Norte, faltando definir Itália ou Suíça e Polónia ou República Checa.

- É com a tarefa quase impossível de ganhar por 9 golos de diferença à Escócia que Portugal entra em campo para se qualificar diretamente para o Europeu’2022. Especialmente por isso, Francisco Neto tem já os olhos no playoff, mas pede uma reação clara no jogo que se disputa em Chipre devido às restrições nas viagens entre Portugal e o Reino Unido

- Boa tarde, seja bem-vindo ao direto do Escócia-Portugal. O pontapé de saída está marcado para 15h10, em Larnaca, no Chipre.

Por Record
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Seleção Feminina

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.