Foi com uma vitória por 3-2 sobre a Noruega, esta terça-feira, que Portugal subiu ao 2.º lugar do Grupo 2 da Liga A da Liga das Nações feminina, estando agora a três pontos da França, que bateu a Áustria por 1-0.
A Seleção Nacional entrou a perder na partida na sequência de um grande golo de Manuum aos 32 minutos, mas rapidamente deu a volta por intermédio de Andreia Jacinto (37') e Carole Costa (43'), este último de penálti.
Portugal entrou forte na 2.ª parte mas acabou por sofrer o empate aos 58', com um golo de Terland. A igualdade no marcador durou pouco, uma vez que Carole Costa, aos 68', bisou de penálti e sentenciou o resultado final.
Com este triunfo, Portugal soma agora três pontos e ocupa o 2.º lugar do Grupo 2, apenas atrás da França, que soma seis pontos. Áustria e Noruega têm um.
90'+3 - Termina a partida com vitória de Portugal (3-2), que soma assim o primeiro triunfo na Liga das Nações feminina e sobe ao 2.º lugar do Grupo 2 da Liga A!
90'+2 - Diana Silva e Ana Capeta saem para as entradas de Telma Encarnação e Ana Dias.
90' - Vão jogar-se mais três minutos.
86' - Boa combinação no ataque da Noruega, que só não acaba em finalização porque Dolores Silva aparece a tempo para fazer um grande corte. A equipa nórdica vai criando algum perigo nesta fase do encontro. Na sequência deste lance, Patrícia Morais volta a travar um remate perigoso.
80' - Andreia Norton ganha espaço e tenta a sua sorte de fora da grande área da Noruega, mas a bola sai por cima.
78' - Ana Capeta, já dentro da grande área da Noruega, arrisca o remate à baliza de Mikalsen, mas a bola sai muito por cima. A Seleção Nacional continua por cima do encontro e procura o quarto golo.
76' - Andreia Jacinto e Kika Nazareth saem para as entradas de Dolores Silva e Andreia Norton.
68' - GOLO DE PORTUGAL (3-2), marca Carole Costa! A defesa do Benfica bisa de penálti e devolve a vantagem à Seleção Nacional. Desta feita, o remate não deu qualquer hipótese a Mikalsen, que se atirou para o lado contrário...
67' - Novo penálti para Portugal por falta de Harviken sobre Catarina Amado!
63' - Ana Capeta fica muito próxima de devolver a vantagem a Portugal, num lance onde subiu mais alto que toda a defesa da Noruega e, de cabeça, atirou ligeiramente ao lado.
São mais de 6 mil os adeptos que estão nas bancadas do Estádio Cidade de Barcelos a assistir ao Portugal-Noruega (6.132).
Refira-se que, no outro jogo do grupo de Portugal, a França bateu a Áustria por 1-0.
58' - GOLO DA NORUEGA (2-2), marca Terland! Portugal perde a bola em zona comprometedora e Maanum descobre Terland que, desta feita, não falha cara a cara com Patrícia Morais. Novamente tudo empatado em Barcelos.
56' - Que grande defesa de Patrícia Morais, que nega o golo a Terland num um para um! A guarda-redes portuguesa impede o empate e segura a vantagem da Seleção Nacional.
53' - Ana Borges vê o cartão amarelo depois de uma entrada perigosa sobre Manuum, quando esta seguia para a grande área portuguesa.
51' - Intervenção segura de Patrícia Morais a remate de Terland.
48' - Diana Silva, de muito longe, faz o primeiro remate de Portugal nesta segunda parte. A bola, desviada, sai para as mãos de Mikalsen.
45' - Já se joga a segunda parte em Barcelos. Recorde-se que Portugal está em vantagem (2-1) graças a golos de Andreia Jacinto e Carole Costa. Maanum fez o único tento da Noruega.
45'+5 - Intervalo em Barcelos com vantagem para Portugal (2-1).
45'+3 - Portugal cria mais uma situação de golo ainda antes do intervalo! Ana Borges arranca em velocidade pelo corredor direito do ataque e cruza para Kika Nazareth, que remata para bom corte da defesa noruguesa.
45' - Vão jogar-se mais cinco minutos.
43' - GOLO DE PORTUGAL (2-1), marca Carole Costa! A jogadora da Seleção Nacional converte o penálti e dá vantagem à equipa das quinas. Mikalsen ainda toca na bola, mas não consegue travar o remate forte da defesa do Benfica.
42' - Penálti para Portugal! A equipa de arbitragem considera que a defesa norueguesa trava Diana Silva quando a avançada da Seleção Nacional se preparava para rematar e aponta para a marca do castigo máximo.
37' - GOLO DE PORTUGAL (1-1), marca Andreia Jacinto! Está feito o empate! A médio portuguesa aproveita alguma confusão dentro da grande área norueguesa e atira de pé direito para o fundo da baliza de Mikalsen, que nem se atira à bola.
32' - GOLO DA NORUEGA (0-1), marca Maanum! A médio norueguesa aparece sem marcação à entrada da área portuguesa e marca um grande golo num remate colocado de pé direito, sem hipóteses para Patrícia Morais.
27' - Terland coloca a bola no fundo da baliza portuguesa mas é apanhada em fora de jogo. O lance é prontamente anulado pela equipa de arbitragem.
26' - Cruzamento tenso de Eikeland para a grande área portuguesa e, em zona frontal à baliza, Saevik penteia a bola, que sai ao lado.
21' - Reiten aparece em boa posição à entrada da grande área portuguesa, mas o remate, forte e de pé direito, sai muito por cima da baliza de Patrícia Morais.
20' - Portugal toma agora conta do jogo e vai tentando criar perigo, ora através de cruzamentos para a área, ora através de jogadas coletivas na zona central do terreno. Apesar da superioridade, mantém-se o nulo no marcador.
14' - Boa combinação no ataque da Noruega, mas o remate acaba por sair desenquadrado com a baliza portuguesa, que agora é vigiada por Patrícia Morais.
12' - Boa ocasião para Portugal! Ana Borges levanta a bola para Ana Capeta que, já dentro da grande área da Noruega, cabeceia por cima da baliza de Mikalsen.
11' - Depois dos primeiros minutos, em que a Noruega se aproximou mais da baliza portuguesa, a Seleção Nacional equilibrou as contas e vai agora tomando conta da posse de bola, apesar de ainda não ter criado ocasiões de perigo.
7' - Haug já se levantou depois do choque com Inês Pereira, apesar de estar muito maltratada e de ter a cara ensanguentada. A guarda-redes portuguesa - visivelmente transtornada e em lágrimas - vai mesmo deixar o relvado. Entra Patrícia Morais.
3' - Choque violento de cabeças entre Haug e Inês Pereira, que deixa as duas jogadoras no chão com muitas queixas. Entram em campo as equipas médicas de ambas as equipas.
0' - Arranca a partida em Barcelos!
Refira-se que a equipa de arbitragem é liderada pela polaca Ewa Augustyn.
Onze da Noruega: Mikalsen, Eikeland, Hansen, Mjelde, Bergsvand, Lund, Maanum, Syrstad Engen, Reiten, Haug e Saevik.
Suplentes: Fiskerstrand, Pettersen, Sonstevold, Boe Risa, Andreassen, Naalsund, Harviken, Blakstad e Terland.
Onze de Portugal: Inês Pereira, Ana Borges, Diana Gomes, Carole Costa, Catarina Amado, Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Andreia Jacinto, Kika Nazareth, Diana Silva e Ana Capeta.
Suplentes: Patrícia Morais, Sierra Cota-Yarde, Lúcia Alves, Bruna Costa, Joana Marchão, Ana Rodrigues, Andreia Norton, Ana Dias, Dolores Silva, Ana Seiça, Andreia Faria e Telma Encarnação.
Diana Silva referiu que o plantel da Seleção Nacional se sente "competente" e pediu o apoio dos adeptos. "A equipa está com confiança, sente-se competente. Sabemos da qualidade que temos e daquilo que temos de fazer, passando por ir à busca do resultado, que só pode ser a vitória. Temos de nos impor", disse a avançada, em antevisão ao encontro.
Jogar em casa, com adeptos portugueses: "O apoio é super importante, sentimo-nos acarinhadas perante os nossos adeptos e aproveito já para convidar todos a virem apoiar a equipa, porque nós sentimos isso na pele em todos os jogos e queremos dar o máximo para conquistar as vitórias. Agradecemos e quero dizer que temos vindo a sentir todo o apoio ao nosso redor."
O selecionador nacional Francisco Neto garantiu estar ciente das dificuldades para o jogo de hoje. "É possível que hajam algumas alterações, são necessárias caraterísticas diferentes. As jogadoras têm que estar disponíveis para tomar boas decisões e mudar consoante as situações. Temos de perceber quais são as que estão aptas, em função daquilo que é a dinâmica do adversário, e as que podem efetivamente fazer a diferença. Nitidamente, notou-se algumas alterações nas dinâmicas da equipa para o nosso jogo de preparação, no Mundial e no jogo diante da Áustria, mas nós temos apenas que nos focar naquilo que conseguimos fazer", explicou.
A Seleção Nacional feminina vai, esta terça-feira diante da Noruega, em busca da primeira vitória na Liga das Nações, depois de se ter estreado na competição com uma derrota por 2-0 diante da França. O encontro do Grupo 2 da Liga A, que se disputa no Estádio Cidade de Barcelos, tem apito inicial marcado para as 18h15.
Médio da seleção portuguesa desiludida com a derrota diante da França e consequente despromoção na Liga das Nações feminina
Selecionador nacional após a derrota (0-1) na receção à França
Golo de Telma Encarnação mal invalidado e Seleção acaba por descer, apesar de deixar boa imagem
Derrota (0-1) no Municipal Magalhães Pessoa deixa a seleção portuguesa no último lugar do Grupo 2
Exerce a função nas camadas jovens do emblema das Caldas da Rainha
Emblemas geridos pelo investidor norte-americano andam longe do estrelato
Internacional argentino fez revelação numa entrevista à revista à ‘Time’
Prova terá início em 20 de junho em Atlanta e terminará em 14 de julho em Miami