Empate, a um golo, na Roménia, valeu apuramento inédito para uma fase final
A Assembleia da República (AR) aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, um voto de saudação à Seleção Nacional feminina pelo apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2017, sublinhando o seu "empenho e vontade de superação".
"A AR reunida em sessão plenária saúda o apuramento da Seleção Nacional e congratula-se com o empenho e a vontade de superação destas atletas, desejando-lhes os maiores sucessos para a fase final do Europeu feminino de futebol de 2017", lê-se no voto de saudação apresentado por todas as bancadas parlamentares.
Relacionadas
No voto é recordado que é a primeira vez que a Seleção feminina de futebol conquistou o apuramento para um Campeonato da Europa.
"Esta é uma conquista histórica para o desporto nacional, o resultado de muito trabalho destas jogadoras e equipa técnica, mas certamente também do trabalho de muitas outras atletas e técnicos, que construíram este caminho com muita dedicação, ultrapassado obstáculos difíceis e exigentes", é ainda referido.
Este resultado, acrescenta-se, é um passo em frente na valorização do futebol praticado pelas mulheres, na necessidade de apostar no caminho de investimento no desporto nacional e "na igualdade também no mundo desportivo".
A fase final do Campeonato da Europa decorre de 16 de julho a 6 de agosto de 2017.
Portugal ocupa agora o 22.º posto
Navegadoras tiveram sorte madrasta no primeiro jogo da sua história frente ao Brasil
Seleção feminina perdeu por 5-0 em Aveiro
Duelo de preparação terminou em 5-0
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'