Francisco Neto e a lesão de Jéssica Silva: «Estamos em contacto desde o dia em que aconteceu»

Selecionador nacional da equipa feminina esteve presente no Fórum da ANTF, em Matosinhos

Francisco Neto com Jéssica Silva durante um treino da seleção feminina
Francisco Neto com Jéssica Silva durante um treino da seleção feminina • Foto: Paulo Calado

Francisco Neto esteve presente num dos painéis do Fórum de treinadores promovido pela ANTF, esta segunda-feira, no Centro de Congressos e Desporto de Matosinhos. No final da conversa, o selecionador da equipa nacional feminina dirigiu-se aos jornalistas e abordou a atualidade das Navegadoras. 

"Felizmente, temos cada vez mais jogadoras a competir ao mais alto nível e a densidade competitiva também é bastante elevada para elas. Nós, treinadores, temos de entender que é diferente treinar homens e mulheres, assim como é diferente treinar as camadas jovens e sénior. Temos de ter a capacidade de nos adaptar ao contexto e ao espaço de seleção", começou por dizer o técnico, explicando a situação de Jéssica Silva, que decidiu interromper a carreira para tratar a perda de visão de um olho, após uma forte bolada: "Estamos em contacto desde o dia em que, infelizmente, lhe aconteceu aquilo. A nossa unidade de saúde e rendimento também está em contacto com o Gotham e sabemos que agora há um processo de adaptação e recuperação. Teremos de aguardar."

E prosseguiu com mais detalhes. "Falamos todos os dias e alguns de nós estão pessoalmente com ela, assim como os departamentos médicos, sempre em contacto. Tempo de recuperação? Não é definitivo, porque não há um processo natural, não é uma lesão normal, por isso há poucos registos do tempo de paragem mas a informação que temos é que é um caso muito pessoal, que depende de pessoa para pessoa", revelou Francisco Neto, salientando que as atletas podem "ter reações diferentes à medicação": "Por isso é que, para nós, acima de tudo o que é importante é que não há nada de muito grave naquilo que poderia ter sido, mas que irá levar o seu tempo e é difícil prever quanto é que irá ser, mas nós esperemos que seja rápido e temos expectativa de a ter o mais rápido possível."

Regressando ao paradigma da competição, Portugal irá enfrentar a Espanha numa dupla jornada para a Liga das Nações, encontros que Francisco Neto já perspetivou. "São campeãs do mundo, detentoras da Liga das Nações e sabemos que é a equip mais dominadora da Europa nos últimos anos. Máximo de respetio por elas e será importante para aferir em que ponto estamos. O contexto será diferente", realçou o treinador, salientando "o pouco espaço de tempo" entre as duas partidas e esperando garantir a "permanência" neste escalão da Liga das Nações. 

"Novidades na convocatória? Vamos ver o que temos, ainda temos alguns jogos, mas estamos abertos. Na última houve gente nova, trouxe também jogadoras que estavam fora e que reentraram, mas o processo de seleção é muito aberto. Este é um espaço para todas, mas claro que há uma base", finalizou Francisco Neto.

Por João Albuquerque
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Seleção Feminina Notícias
Notícias Mais Vistas