Francisco Neto: «Esta Seleção quebrou todos os impossíveis»

Selecionador nacional de futebol feminino realçou que equipa das quinas vai partir com "muita ambição" para o Mundial'2023

• Foto: Lusa/EPA
Após anunciar a convocatória da Seleção Nacional de futebol feminino para a fase final do Mundial'2023, Francisco Neto referiu que a equipa das quinas vai partir para a Austrália e para a Nova Zelândia com "muita ambição" e destacou que, a partir de agora, "não há impossíveis".

"É uma seleção carregada de ambição, com muitas jogadoras com um percurso incrível connosco. Relembrar que, [da convocatória] de 2017, estão 12 jogadoras presentes. O processo começou há muito tempo. Do último Europeu continuam 19 e vão repetir outra fase final. A Seleção tem crescido na adversidade. Tem sido capaz de dar resposta a nível internacional. Temos muita ambição. Nós, estrutura técnica da Federação, trabalhamos para que este momento se repita mais vezes. Queremos muito que, daqui a 4 anos, estejamos a anunciar a segunda convocatória. É para isso que trabalhamos. É esse o desafio e o compromisso da direção era a presença da seleção feminina num Mundial. Há poucos anos, se calhar nem todos acreditavam nisso. É uma seleção mais madura, mais preparada e com muita ambição", começou por referir o selecionador nacional, em conferência de imprensa.

O que será um bom desempenho?

"Um bom desempenho é que os portugueses se orgulhem de nós. O que nos tem marcado ao longo do anos. Que tenham esta coragem de se levantarem às 6 da manhã para ver um jogo da seleção feminina. Ficamos muito felizes, porque, a partir deste momento, as coisas aocntecram. Não há mais nenhuma menina em Portugal que diga que é impossível. Esta seleção quebrou todos os impossíveis. É possível, não é fácil, mas é possível fazer acontecer. Queremos chegar ao último dia da fase de grupos a lutar pelo apuramento. Se não chegarmos já apurados, que estejamos a depender só de nós. É o nosso objetivo chegar ao último dia da competição e depender apenas de nós. Ser competitivos, competentes e somar pontos para depender só de nós."

Objetivo passava por chegar aos 'oitavos', mas sente que Portugal já parte com objetivo cumprido com esta sala cheia?

"É uma seleção ambiciosa. Percebo a pergunta e era mais fácil dizer que sim e sair com menos pressão... Somos conhecidas pelas boas navegadores e bons mares não fazem boas navegadoras. Sabemos estar unidas e isso permite-nos crescer, mesmo quando não corre bem. Queremos que Portugal se orgulhe de nós e sabemos que só sendo competitivos é que vamos ser referências para quem nos observar. Temos de querer sempre mais, porque também é esse o nosso ADN."

Traz mais pressão?

"Acima de tudo, olhamos para trás e é mais fácil para nós fazer com que as jogadoras acreditem na nossa mensagem. Em 2017 eram 12, em 2022 eram 19. Sentiram dentro de campo que é possível. Temos jogadoras que estiveram em 2012, na Turquia, e em 2013, em Inglaterra. Felizmente temos jogadoras preparadas para as fases finais e é aí que queremos estar. A pressão faz parte das fases finais. Somos um dos 12 representantes da UEFA num mundial, é sinal de crescimento e é por aqui que queremos estar. Orgulhosos e conscientes da responsabilidade."

Duas jogadoras que vai juntar a esta convocatória. A tiragem de 55 para 23 foi difícil? Vai utilizar este vídeo para mexer com o lado emocional das jogadoras?

"Iremos levar as duas jogadoras. Faz-nos sentido em função do momento da época e da viagem, ter duas jogadoras connosco, por isso serão anunciadas no decorrer da semana. Vão estar connosco a fazer a preparação para o Mundial. Triagem? Sem dúvida, felizmente tem sido cada vez mais difícil. Eu e a equipa técnica estamos fechados já há alguns dias na Cidade do Futebol. Temos tido discussões para fechar as 23 finais e isto é fruto do aumento das praticantes e da qualidade, que se pode ver na Liga BPI e no que os clubes têm feito. A nossa seleção de Sub-23 é um investimento muito grande da direção para ter este patamar. Temos jogadoras na Seleção A que passaram pelas sub-23. Estão a chegar jogadoras cada vez mais preparadas. Vídeo? Somos uma equipa que, em todos os jogos, prepara um vídeo motivacional para as jogadoras. Há 9 anos que o fazemos e é sempre um momento especial eu relevar o onze e mostrar a mensagem que queremos para aquele dia. Vamos aproveitar esta narrativa para lhes passar, algumas deles revêem-se nisto. Algumas estiveram nas filmagens e disseram que o trajeto delas também passou por isto."

Dormiu melhor? O que Roberto Martinez procura na seleção feminina?

"Tive noites sem dormir, porque há muita qualidade e não se pode esconder. Vi desilusão em muitas jogadoras e deixo uma palavra de apreço para elas. Sabemos que nunca e fácil para ninguém. O que fazemos é criar critérios para as nossas escolhas serem tomadas em consciência. Martinez? Estava a dirigir-me para aqui e recebi uma mensagem dele a dizer para desfrutar desta primeira convocatória para um Mundial. Termos uma grande relação na partilha e felizmente trabalho numa casa que é assim. Cruzamo-nos aqui. Tenho abertura com outros selecionadores. Os treinos estão abertos a todos. Roberto Martinez gosta de ver os nosso jogos e gostamos de ter outra opinião de pessoas que já têm muitos mundiais e têm sempre algo para nos dizer. Boas práticas dentro da FPF, é normal."

Há mais algum particular marcado? Clima diferente pode influenciar?

"Iremos iniciar a preparação dia 19 de junho, depois vamos viajar no dia 10 de julho. Temos jogo agendado para dia 7 com Ucrânia. Teremos outro na Nova Zelândia com a Noruega à porta fechada e possivelmente será anunciado ainda outro particuar. Queremos fazer uma preparação semelhante ao que fizemos no Europeu, com uma equipa masculina. Vamos viajar dia 10 [de julho] com muitos dias de antecedência para a preparação. Já lá estivemos e já sabemos o que nos espera. A nível de clima vamos apanhar um inverno que é relativamente normal, com 10, 11 ou 12 graus. A Nova Zelândia tem uma das cidades mais ventosas do mundo e isso não conseguimos controlar, mas vamos com tempo", concluiu.
Por Record
1
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Seleção Feminina

Notícias

Notícias Mais Vistas