pub
29 junho 2012 - 09:33

José Paisana: «Objetivos construídos jogo a jogo»

As 18 jogadoras convocadas para o Europeu cumpriram durante a semana um estágio em Quiaios...

Comentários

A seleção feminina de Sub-19 que se estreia, a 2 de julho, na Turquia, numa fase final de um Europeu, é uma equipa que gosta de ter a posse da bola, disse o treinador José Paisana.

"Somos uma equipa que quer ter sempre a bola. É determinante e, quando não a tem, nalguns momentos que não a tem, tem de a procurar e procura de uma forma organizada", disse à agência Lusa o treinador da Seleção Nacional.

pub

As 18 jogadoras convocadas para o Europeu cumpriram durante a semana um estágio em Quiaios, na Figueira da Foz, onde defrontaram uma equipa masculina de iniciados da Naval, mostrando apetência pela pressão sobre o adversário e uma comunicação, quase sistemática, em campo, entre todas as jogadoras.

"A comunicação é um dos fatores que estamos a tentar melhorar e já melhorámos muito. A comunicação e aquilo que são os códigos entre elas dentro do campo", frisou José Paisana.

Depois do sucesso da qualificação para o Europeu, com a liderança do grupo e eliminação da Noruega, atual vice-campeã europeia, a equipa técnica reorganizou o grupo de trabalho, tentando "equilibrar" os setores da equipa.

"Não olhámos muito às idades, olhámos ao que é a competência das jogadoras, ao que fizeram durante a época e ao que conhecemos delas", sustentou.

Embora o treinador nacional não divulgue qual o objetivo da Seleção na competição, garante que a equipa "vai dar o máximo" e tentar "chegar o mais longe possível" na prova.

"Vamos construindo os nossos objetivos jogo a jogo. Sabemos que cada dia é determinante para nós", referiu.

Já Vanessa Malho, 16 anos, titular e uma das goleadoras da equipa, admite que o "principal objetivo" passa pela qualificação para as meias-finais.

"E, com a ajuda da equipa, conseguir marcar golos", frisou a jogadora nacional.

pub

Vanessa, que joga preferencialmente pelas alas ou a ponta de lança, foi a autora do golo com que a equipa venceu, por 1-0, os iniciados da Naval, mas recusa possuir um "jeito específico" para marcar golos, embora admita que a vontade de marcar ajuda na altura de bater a guarda-redes contrária.

"Temos de fazer o nosso melhor em frente da baliza e tentar escolher um lado, sempre que é possível", afirmou.

Também na posição avançada joga Andreia Norton, 15 anos, a 'benjamim' da equipa, que não esconde a ansiedade e nervosismo pela ida à fase final do Europeu.

"É muito nervosismo, não sei controlar", graceja, admitindo que o apoio das colegas de equipa, especialmente das mais experientes em provas internacionais, a fará ultrapassar a ansiedade.

"E acho que a equipa vai ter um bocado de nervos ou ansiedade [pela estreia na competição], mas vai correr bem. Elas [as colegas] também já são mais experientes, vão conseguir", disse Andeia Norton.

Outras Notícias Medialivre

Newsletters Record

Receba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral

Ver Exemplo
Logo Boost
pub