Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Seleção nacional portuguesa de sub-19 estreia-se domingo no Europeu frente à Espanha
Seguir Autor:
A selecionadora portuguesa feminina de Sub-19, Marisa Gomes, considerou este sábado que Portugal está mais preparado para disputar o Europeu do que na única participação, em 2012, e iniciar perante a Espanha é motivo de superação.
"Estar nas grandes competições é sempre espetacular, permite-nos olhar para um leque onde temos as melhores equipas europeias do escalão delas. Tem sido um dos grandes objetivos nas seleções mais jovens já estarem preparadas para estes duelos o mais cedo possível. Sentimos, claramente, que estamos mais preparadas hoje do que há 13 anos e também sentimos que a nossa capacidade para ter bola e jogar sob pressão é colocada à prova aqui", expressou a selecionadora nacional.
Em declarações na véspera da estreia portuguesa na fase final do Campeonato da Europa de sub-19, na Polónia, Marisa Gomes explicou que, em contexto de menor adversidade, pode haver ilusão, com estes encontros a obrigarem uma superação "individual e coletiva" para tornar o jogo competitivo frente à tricampeã europeia.
"A Espanha é claramente favorita a vencer a prova, pois, nas últimas seis edições, venceu cinco. Diz muito da competência desta equipa, que é muito poderosa. Nós sabemos que jogar com a Espanha é um motivo para nos superarmos e fazermos crescer as nossas jogadoras, sermos mais equipa, conseguirmos efetuar o nosso trajeto como equipa e sermos competitivas durante o jogo", disse a selecionadora.
Marisa Gomes atestou a prontidão do grupo para a fase final da competição, algo corroborado pela capitã Mafalda Mariano, que também fez a antevisão ao duelo frente às espanholas, para a primeira jornada do Grupo B.
"O grupo está muito confiante. Temos preparado isto ao longo destas semanas e acho que o grupo não podia estar mais preparado", realçou a jogadora do Benfica, que espera um jogo "extremamente competitivo" perante uma Espanha ofensiva.
A centrocampista, de 19 anos, quer contrariar o jogo das adversárias e assegurou uma vontade de Portugal em "deixar marca" no torneio, para o qual partem com a ambição de vencer, ao mesmo tempo que pretendem desfrutar da oportunidade.
"É algo que não acontece todos os anos, então temos de desfrutar e, com a maior seriedade, fazer o melhor que podemos", sublinhou, acrescentando: "Queremos ganhar. Acho que é o objetivo de qualquer equipa, e fazer o melhor que podemos".
A partida diante da Espanha realiza-se no domingo, às 17:00 locais (16:00 em Lisboa), seguindo-se os duelos perante as seleções de Inglaterra, na quarta-feira, pela mesma hora, e dos Países Baixos, no dia 21 de junho, às 19:00 (18:00), a contar para o Grupo B.
Os jogos diante das espanholas e neerlandesas disputam-se na cidade polaca de Mielec, ao passo que o encontro frente às inglesas está marcado para Tarnobrzeg.
Qualificam-se para as meias-finais, agendadas para o dia 24 de junho, o primeiro e o segundo classificados de cada 'poule', com os terceiros a defrontarem-se, nesse mesmo dia, pela quinta e última vaga no Mundial, que também tem a Polónia como anfitrião, sendo a final no dia 27 de junho.
Espanha continua na liderança
Sob a batuta de Kika, Navegadoras entraram a perder, mas garantiram playoff para o Mundial e estão a 1 ponto da Liga A. Podiam ter conseguido vitória folgada
Presidente da FPF esteve presente na vitória por 2-1 que deixa Portugal a um passo do playoff para o Mundial
Seleção feminina terminou em igualdade pontual mas espanholas benefeciaram de melhor diferença de golos
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
Polícia tem aconselhado os clubes a fazerem alterações por causa do duelo das águias com o Moreirense
Médio francês diz que o português "é muito especial"
Situação inusitada acontece já esta sexta-feira com a receção do Den Bosch ao ADO Den Haag, da 2.ª divisão