Aos 26 anos, Nani vive esta terça-feira um dos momentos mais especiais da carreira, pois faz a estreia como capitão da Seleção Nacional portuguesa. Uma distinção num jogo especial para o jogador do Manchester United, que completa contra o Luxemburgo 70 internacionalizações pela formação nacional. Como se não bastasse, o extremo abrilhantou a efeméride com um golo.
Estreia com golo mas derrota
Nani estreou-se pela seleção principal aos 20 anos, em 2006, num amigável diante da Dinamarca que terminou mal para os portugueses. Em Brondby e num jogo em que ainda alinharam jogadores como Costinha, Caneira ou Luís Boa Morte, Nani marcou, mas a seleção então orientada por Luiz Filipe Scolari saiu da Dinamarca com uma pesada derrota por 4-2.
Desde então, mais 68 internacionalizações, das quais apenas 14 terminaram em derrota. Em termos individuais, a Dinamarca também voltou a ser talismã, já que foi diante dos nórdicos que bisou pela primeira vez ao serviço da equipa das quinas.
Em jogo de qualificação para o Euro 2012, disputado no Estádio do Dragão, Nani fez dois golos e foi decisivo para o triunfo por 3-1, então fundamental para voltar a dar confiança a uma equipa que tinha acabado de trocar de selecionador.
Não marcava há mais de um ano
Preocupante era o jejum de golos de Nani ao serviço da seleção à entrada para o jogo desta tarde. O extremo não fazia o gosto ao pé com as cores nacionais desde o amigável frente à Turquia, em junho de 2012, numa partida em que apontou o único golo da preocupante derrota portuguesa por 1-3 em pleno Estádio da Luz.
Desde então foram 15 jogos sem marcar, 13 dos quais como titular. Uma série que interrompeu agora contra o Luxemburgo e de braçadeira no braço.
Nani na Seleção
Cancelo foi o melhor elemento
Médio destacou caminhada rumo ao Campeonato do Mundo e até brincou com próximos jogos. "Vai ser em Alvalade? Ah boa!", assumiu
Lateral diz que dá o melhor de si quando é chamado à Seleção Nacional
Cerco português teve dois furos, mas a equipa não desarmou e Cancelo acabou com os húngaros
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo