_
A Seleção Nacional prepara-se para o Mundial'2026 com confiança reforçada, fruto de uma mudança de mentalidade que o selecionador Roberto Martínez identifica como decisiva. “No Europeu de 2024, contra a França, não tínhamos a confiança de olhar olhos nos olhos aos melhores do mundo. Em 2025, na Liga das Nações, conseguimos enfrentar Alemanha e Espanha de frente, superar momentos difíceis e conquistar o torneio. Olhamos olhos nos olhos as melhores seleções do mundo e essa evolução abre boas perspetivas para o Mundial”, afirmou o treinador.
Roberto Martínez destacou o compromisso total dos jogadores e a importância da preparação: “Queremos ganhar. Estamos a trabalhar todos os detalhes, logística, condições climáticas, preparação física, para os três primeiros jogos da fase de grupos, que serão decisivos. As decisões finais sobre os convocados serão tomadas no final de maio, avaliando continuidade, forma atual e integração de novos talentos.”
O selecionador reforçou ainda a importância da unidade da equipa. “Todos os jogadores têm um papel, mesmo os que não jogam. José Sá, por exemplo, não esteve em campo na Liga das Nações, foi o terceiro guarda-redes, mas foi um exemplo de profissionalismo e compromisso. A força da nossa Seleção está na união e na confiança que cada jogador transmite ao coletivo”, disse.
Roberto Martínez participou na cerimónia de abertura do Centenário da Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu), lembrando a ligação o papel importante da formação, elogiando o trabalho das academias portuguesas: “O que se faz nas formações é exemplar. Temos campeões Sub-17 da Europa e do Mundo, mas o desafio é garantir que esses talentos consigam carreiras de alto nível. A formação prepara valores, técnica e mentalidade, e é nossa responsabilidade dar oportunidades e acompanhar os jogadores rumo ao mais alto nível.”
O técnico destacou ainda três pilares fundamentais no desenvolvimento de jogadores: “Clareza, todos têm de perceber o seu papel dentro e fora do campo; alinhar objetivos individuais ao sucesso da equipa; e melhorar continuamente.” Roberto Martínez considera que esta abordagem é essencial para criar um ambiente de alto rendimento e preparar atletas capazes de competir ao mais alto nível.
Selecionador Nacional acredita que Portugal pode vencer o próximo Mundial
Presidente da FPF confiante na prestação de Portugal
Estudo conclui ainda que Samu é o mais valioso da Liga Betclic
Equipa de José Lima concentra-se sexta-feira na Cidade do Futebol
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica
Jonjo Shelvey, antigo médio do Liverpool, estava sozinho e queria passar o tempo
Rumores e confirmações nos principais campeonatos