Nos cinco jogos de qualificação para o Mundial’2018, André Silva fez... cinco golos. O jovem avançado do FC Porto, de 21 anos, é apenas superado por Cristiano Ronaldo nesta matéria (CR7 soma nove golos), e é visto como o parceiro ideal para o melhor jogador do Mundo na liderança do ataque nacional.
Apesar da juventude, Fernando Santos não hesitou em colocá-lo a jogar em todos os embates da qualificação, sendo que nos últimos quatro foi titular... ao lado de Cristiano Ronaldo.
Apesar de um final de época menos produtivo no FC Porto – fez um golo nos últimos dez jogos –, onde perdeu a titularidade na fase final, a verdade é que o avançado é visto como uma arma importante na estratégia da Seleção Nacional. Um trunfo não apenas pela complementaridade com CR7, mas também pela capacidade de fazer golos.
Aperfeiçoar finalização
Aliás, na sessão de treino desta quarta-feira, durante o período que foi aberto à comunicação social, foi possível observar a atenção de Ilídio do Vale, adjunto de Fernando Santos, com André Silva. Num exercício de ataque organizado, o técnico procurava corrigir a movimentação do avançado, incentivava-o e explicava determinados movimentos no sentido de aumentar a eficácia de um dos principais trunfos nacionais para o embate com a Letónia e para a Taça das Confederações.
Aliás, no sábado, frente ao Chipre, o avançado do FC Porto deve mesmo funcionar como a principal referência atacante da equipa das quinas. Com muitas ausências nesta semana de treinos, Fernando Santos vai colocar frente aos cipriotas uma equipa composta pelos elementos que vêm trabalhando ao longo da semana, sendo que o avançado do FC Porto deverá jogar na frente de ataque, com Nani, Bernardo Silva ou mesmo Gelson Martins como companhia.
Registe-se ainda que, apesar de a lista definitiva só seguir no próximo dia 7, André Silva deverá integrar as opções de Fernando Santos para a Taça das Confederações, naquela que será a sua primeira grande competição pela Seleção Nacional.
Quaresma prossegue tratamento
Fernando Santos conta com 18 jogadores a trabalhar diariamente na Cidade do Futebol, mas apenas 17 estão à sua disposição para se treinarem. Ricardo Quaresma, que foi recentemente campeão da Turquia ao serviço do Besiktas, está desde terça-feira sob os cuidados médicos da Seleção Nacional, a debelar um problema físico contraído no Besiktas, mas não faz trabalho de campo e, como dissemos na edição de ontem, está fora das contas para o jogo com o Chipre.
Croácia será o primeiro adversário
Seleção surpreendeu nesse ano e só tombou na final perante o Brasil
Capitão da Seleção Nacional mostra confiança na gala de atribuição dos prémios Globe Soccer Awards
Record analisa os principais momentos do ano que agora termina
O mercado de quinta-feira: todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro
Competição tem sido alvo de várias críticas mas continua a ser preparada nos bastidores
Argentino do Fenerbahçe enfrenta longo período de paragem
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.